usar 5ª ou corda solta?

    Autor Mensagem
    Troitino Bass Player
    Veterano
    # nov/03


    num cover ou ateh musica prpria muitas vezes eh mais facil usar a corda inferior solta do q a 5ª caza da superior... poh muda muita coisa c eu tocar uma ou a otra?? eu reparo q tem uma diferença no timbre entre uma e otra, isso existe ou eu q to viajando ou as cordas n foram tao bem afinadas assim... mas sei lah o q vcs me dizem ae??

    Ronin
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Troitino Bass Player
    O timbre das cordas as vezes é diferente... mas, acima de tudo tem o problema do cappo (nut)... nos baixos mais simples a nut é de plástico... material totalmente diferente do qual é feito os trastes, ou seja... a corda acaba soando totalmente diferente quando precionada no traste ou solta.

    Para minimizar este efeito, os baixos mais top vem com o nut de metal semelhante ao usado nos trastes.
    ISto minimiza esta diferença de timbres.

    HignocliuS
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Vc afinou direito? Ta soando perfeitinho? Então beleza, não tem erro, vai sair igual.

    JesterBass
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    a quinta da corda d cima sempre eh um pouco mais grave devido a expessura da corda.
    ai vc v qual fica mais parecido num caso d cover ou qual fica mais facil pra vc tocar..

    Goofy
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Eu particularmente gosto dos timbres das notas nas posições mais agudas, sei-lá, mas no meu baixo fica um som massa! Sendo assim prefiro o som do La na 5 casa da primeira corda, do q aa segunda corda solta, pra mim soa melhor!

    Voodoo
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    RoninKAl eh o melhor tipo de Nut, metal, osso...???
    Tipo o meu bass o nut eh de plastico e eu acho q ele jah tah desgastando, to pensando em trocar, kal seria o melhor tipo de Nut

    NESCAU
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    conforme a musica pede eu uso um ou outro, pra mim tanto faz.

    Ronin
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Voodoo
    Eu prefiro metal, por manter o timbre das cordas saltas mais semelhantes aos timbres em contato com o traste. O de osso tem uma durabilidade muito boa e uma sonoridade interessante, e o custo é semelhante ao de plástico para produzir e instalar. O de plástico é o mais relinho, o timbre da corda solta fica muito diferente além de ir se desgastando com o tempo, mas é o mais usado pelo baixíssimo custo de fabricação.

    dpcl
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    o que é essa tal de "nut"?

    Ronin
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Também chamado de Capo ou ainda de Traste Zero. È aquele suporte de plástico/madeira/metal que fica na ponta do braço perto da mão do baixo, por onde as cordas passam.

    Voodoo
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    RoninPoo valew aii, eu to pesando em colokar de osso, mas vo dar uma olhada, alias tu sabe mais ou menos qto eh esses nuts??

    Ronin
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Voodoo
    Putz irmão... tenho noção dos preços naum, infelizmente.

    pagode alto astral
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Tive um Ibanez com nut de osso e era bom .
    O do meu atual é de grafite e apesar dele ser antigo nunca desgastou nada.

    NESCAU
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    o do meu spector é de metal, do tagima é de osso e o do ergodyne de grafite.

    dpcl
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    o meu eh de plastico..se eu quiser trocar eh soh eu ir numa loja e comprar um nut???

    Voodoo
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    dpcl
    Eu vo mandar trocar qdo for levar pro luthier trocar as cordas e fazer a regulagem

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a usar 5ª ou corda solta?