De .45 p/ .40: precisa de luthier? quem usa como ficou o som?(GHS)

    Autor Mensagem
    WormKrash
    Veterano
    # mar/05


    Toquei com 0.45 durante 3 anos e agora estou querendo testar 0.40 principalmente porque pelo que li são as cordas que os "tappistas" mais preferem, então vamos com eles...

    1 - Para quem migrou, ou quem usa, o que muda na prática e realmente ajuda com o tapping?

    2 - Tenho um cubo ruim e um baixo intermediário, por mais que equalize, os grooves rápidos embolam. De alguma forma o encordamento mais fino pode auxiliar nisso? (em estudio com um combo que vale mais que minha casa não embola, foi mais uma pergunta sem grande esperança)

    3 - Tenho um contra-baixo Tagima TG6B de 6 cordas, que possui dois tensores. Esse instrumento passou faz uns 3 meses por uma reforma geral que me custou R$280,00. É obrigatório a "re-regulagem" do instrumento? Mais R$40,00 para o cara apertar dois parafusos é f*.

    4 - Estou fervendo todos os meus jogos antigos de cordas e aproveitando ao máximo (vai me dar mais 1 mes e meio talvez de cordas), quando "terminar" obivamente vou trocá-las. Encordamentos de 6 cordas encontrei apena este:

    Encordoamento GHS para baixo 6ML DYB
    Ref. 1607 - Departamento cordas - corda p/ baixo
    Mais timbre, mais pegada, a mais flexível (para todos os estilos)

    Quantidade - 6
    Espessura - .030 - .100 - .126
    Característica - Médio
    Preço: R$ 119,98

    Estou acostumado a usar D'addario, recomendam GHS? O preço é compatível? Esse preço é do site http://www.equipamentosmusicais.com.br/ , alguém encontrou cortas desse calibre em outras lojas?
    Tive um encordamento Giannini há uns 2 anos e achei uma b*st*, avaliando o preço (menos da metade), continua a mesma m* de antes?

    Marcos Barreto
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    meu, eu acho que a 0.45 é a ideal pra qualquer técnica, as 0.40 tem o timbre muito agudo, eu gosto mesmo é da pegada das 0.50, e meu nw tem melhor nem pior para determinada técnica, vc que faz a pegada.

    clubdome
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Usei 0,45 durante uns cinco anos, totalmente resistente a mudanças, até que no ano passado comprei um MM SUB5 zerado e veio com as cordas 0,40, achei super confortável pra tocar, por ter a mão pequena, fiquei até com mais agilidade, a quinta corda SI ficou mais audível, resultado...tô com elas até hj e não vejo necessidade de voltar pra a 0,45.
    O lance eh testando, não adianta vc ouvir o som que outro toca e não executar vc mesmo o seu baixo com as cordas 0,40.

    MRWALKER
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    mas precisa ou nao mandar regular pra trocar as cordas de 045 pra 040?

    black_h
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    tem q regular
    eu usava .45 acho mto melhor. mais peso mais porrada
    mas falto aqui nas lojas ai to com 0.40 mesmo
    :\

    glauber
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    pior sou eu, que tinha um baixo desrregulado, dai qdo eu passei pra 040, Tcharam! ele milagrosamente passou a ser um baixo regulado!
    Detalhe, o baixo veio com 050!

    Tomazela
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Na minha opinião, o encordamento 0.40 ajuda bastante no tapping por ter um calibre mais leve. Isso faz com que a corda vibre com mais facilidade, o que facilita no desenvolvimento a técnica. Além disso, é legal deixar o baixo com a ação mais baixa também. Em alguns baixos, além de regular na ponte, o luthier diminuiu também o capotraste.

    E você precisa regular os tensores sim. Ainda mais em se tratando de uma baixo de 6 cordas. A tensão no braço do instrumento será menor conforme a calibragem. E você precisa manter o equilíbrio nas tensões opostas feitas: cordas x tensores

    Krist Novoselic
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Fica agudo,, mais dá um som meio que demoníaco.,.. parece q ta fazendo slap só de tocar nornal..

    MRWALKER
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    uma pergunta: pra ferver as cordas do baixo, eu preciso deixar alguma nele? obs.: o braco eh inteirico!

    WormKrash
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    MRWALKER

    tire todas ou deixe todas, senão pode piorar ainda.

    bom, lá vou eu arcar com mais 40 reais de luthier...

    Alvaro Gomes
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Olá, é a primeira vez que estou participando deste fórum.
    Digamos que eu tenha um baixo e náo sei qual o calibre das cordas, e não disponha de um luthier pelas redondezas. Como faço para descobrir o calibre das ditas quando precisar comprar um jogo novo, por exemplo?

    Rafael Vaz
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: Rafael Vaz
    · votar


    Num ferve não, isso altera a tensão das cordas e faz elas perderem a flexibilidade e afinação mais rápido! É muito melhor vc deixar elas de molho no álcool 90´ por + ou - umas 5 ou 6 horas, depois é só secar com um pano seco e limpo de algodão. Vc pode fazer isso com muito mais freqüência do q quando se ferve; dá o mesmo resultado, mas elas vão durar muito mais porque o álcool não agride as cordas. Já usei um conjunto ernie ball por + de um ano sem elas perderem o brilho, flexibilidade e afinação.

    Pedro Miranda
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: Pedro Miranda
    · votar


    Por falar em cordas, eu estou com um jogo de cordas já velinho coitado, a um mês o LÁ quebrou na ponte, e então meu amigo me emprestou um corda que ele tinha pq eu não tinha grana pra comprar outro jogo, eu gosto bem mais desta corda pois ela dá um som que como o nosso amigo Krist disse "parece q ta fazendo slap só de tocar nornal", será que é calibre, ou é pq é mais nova? (o q ela não é, pois ela já era usada, servia só de backup), tem outra propiedade na corda que muda esse fator? Aguem sabe qual é o calibre de cordas que o Geddy Lee usa??

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a De .45 p/ .40: precisa de luthier? quem usa como ficou o som?(GHS)