Ql a vantagem de um braço em peça única?

    Autor Mensagem
    Mayzen
    Veterano
    # mar/05


    galera, tô dando uma estudada numas possíveis combinações prum baixo aki... alg saberia me responder qls são as vantagens de um braço construído em peça única (braço e escala fundidos)? e uma otra, marfim substitui maple ou dexa a desejar?! qs os prós e contras?! vlw aí! thanks!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Sua pergunta foi formulada incorretamente. Vc quer saber os tipos de construção de baixos (braço aparafusado, colado ou inteiriço), ou apenas do braço (escala colada, tensor por trás - "skunk stripe", ou sandwich)?
    Abç

    BloodyBass
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Creio q entendi a sua pergunta...

    Braço e escala numa só peça...sem divisão. Não o tipo de construção do baixo. Talvez eu esteja errado, mas pelo o que eu sei, ter o braço "fundido" com a escala vai te dar um pouquinhozinho de nada a mais de sustain e volume...mas muito pouco, nada comparado à uma construção de braço inteiriço. Isso é um palpite apenas.

    Quanto às madeiras não sei te responder...já vi as duas serem utilizadas em baixos de sonoridade muito semelhante então creio que são equivalentes. Mas isso é outro palpite.

    FLW

    Mayzen
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Gostaria de saber os tipos de construção do BRAÇO (Escala colada e Escala Inteiriça (braço e escala em uma única peça, sem divisões)). Se for possível, gostaria de alguma informação a mais sobre os tipos e INSTALAÇÕES de tensor em cada uma das formas de construção desses braços...vlw aí! ;)
    -----------------------------------------------
    BloodyBass
    Ah, tá vlw kra! Vô pesquisar mais sobre as madeiras e vô vê a opinião do Maurício Bertola também! E pô, obrigado pelas dicas, veio!!

    João Paulo Jones
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Up pro Mayzen

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Mayzen
    João Paulo Jones
    Existem 2 tipos de construção básicas para braços: braços com escala colada, cujo tensor é colocado embaixo da mesma (e que pode ser de varios tipos de madeira, geralmente usa-se jacarandá, ipê, pau-ferro, marfim, ébano, etc); ou braços inteiriços cuja escala é o próprio "corpo" do braço e o tensor colocado por trás ("skunk-stripe") como nos Fenders de escala clara (maple) antigos. Todos os outros tipos derivam destes, e nos instrumentos "neck-thru" geralmente a escala é do tipo colado. Recentemente passou-se a utilizar a técnica de "sanduiche", no qual 2 ou 3 tipos de madeiras são coladas para aumentar a resistência estrutural do braço (usa-se muito o roxinho neste tipo de construção), mas ele cairía, em última instância, nos de tipo de escala colada; também existem hoje em dia braços de fibra de carbono e que são construídos de maneira inteiriça. A junção braço-corpo são 3: aparafusado(Fender), colado(Gibson) ou neck-thru(Rickenbacker). Os tensores podem ser simples, duplos, com duas hastes ou modelos patenteados específicos das fábricas (Fender, Martin, etc), e a forma de instalação dos mesmo vai depender de qual técnica de construção se usa.
    Abç

    Mayzen
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Entendo! Obrigado pelas informações... É q na construção do meu braço (ñ do meu braço...no do meu baixo! hehe) me aconselharam braço inteiriço (já q vou usar marfim pra escala e braço). então devo instalar o tensor por trás... mais uma coisa: existe grande vantagem d braço inteiriço em relação aos d escala colada? maior sustain, mais resistência?! vlw pela explicação!

    BloodyBass
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Mayzen

    Ah sim! Sobre as madeiras. Marfim substitui Maple PERFEITAMENTE.

    Mayzen
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    BloodyBass
    thanks!!! q bom.. é mais acessível p mim o marfim e já tenho uma em boas condições d corte e secagem!
    vl aí!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Mayzen
    Vc pode mandar instalar o tensor por baixo da escala mesmo, sendo ela de marfim também ou outra madeira qualquer. Tenho um Precision que construí, de 5 cordas, em que o "corpo" do braço é de marfim e sua escala também.
    Abç

    Mayzen
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    É, isso eu sabia, acho q fica até menos trabalhoso... pensei q braço inteiriço prprorcionasse algo muito mais vantajoso em relação ao timbre e à qualidade/durabilidade... sendo dessa forma, pretendo usar escala colada devido a algumas facilidades (pessoais) que vou ter...
    obrigado pela atenção! vlw!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ql a vantagem de um braço em peça única?