Escalas - dúvida

    Autor Mensagem
    HignocliuS
    Veterano
    # jun/03


    Cansei de procurar professor e vo partir pro estudo sozinho. Então la vai dúvida.

    Sobre as escalas maiores, tava vendo uns textos e vi um que dizia assim:

    "Pode-se, então, generalizar que a sequência de notas numa escala maior, qualquer que seja ela, é sempre a seguinte: I tom II tom III semitom IV tom V tom VI tom VII semitom VIII."

    Ele fez uma escala de C pra explicar: C-D-E-F-G-A-B-C. Ta certo.

    E se for uma escala de E? Seria E-F-G-A-B-C-D-E. Consequentemente: I semitom II tom III tom IV tom V semitom VI tom VII tom VIII."

    Portanto, a ordem em que vc inicia uma escala maior não é fixa? Vc pode começar pelo semitom, desde que a formula de tom-tom-semitom-tom-tom-tom-semitom seja mantida?

    Ronin
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Aí vc está entrando em modos grêgos... se vc começa, como foi o caso, pelo III grau (semiton) e segue o ciclo da escala... vc está executando a escala maior, no terceiro grau, ou seja: Modo Frígio...

    Com esta mudança, vc está fazendo uma escala maior... (perceba que a 3a utilizada na escala é uma terça menor "G").

    Tem um material sobre escalas e modos no meu site... http://www.rbonelli.hpg.com.br <-- vale a pena dar uma olhada.

    WELESSONBH
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    SÓ PRA DAR UMA ESCLARECIDA:
    A ESCALA MAIOR DE E É:
    E-F#-G#-A-B-C#-D#-E

    WELESSONBH
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    VC MANTEM A ESTRUTURA(FORMULA)
    T-T-S-T-T-T-S

    E APLICA NA NOTA QUE VC QUER SABER A ESCALA.

    Voodoo
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Po pq vc largo o professor falta de grana ou de saco cheio???
    Se for de saco cheio achu q dveria voltar a fazer aula kra, pq eh muituu baum, as vezes eh chato, pq eu to tendu aula, mas depois q passa a chatisse vem muita coisas boas kra!!!!

    Voodoo
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    E kra eu achu q num adianta nda vc saber de cor as escalas c vc naum sabe usar kra, como meu prof fala, escala so serve p/ encher mais a cabeca, o legal vc saber usar elas naturalmente kra!!!!!!

    HignocliuS
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Não larguei. Na verdade não achei nenhum. Dia 11 eu fui atrás do último professor disponível aqui na cidade e a cara além de morar longe pra cangalho, marcou um horário comigo e me deu os canos, não tava na casa dele e também não me avisou. Cara sem responsabilidade não serve pra mim.

    O que me resta portanto é aprender sozinho.



    Então o padrão é o mesmo pra todas as notas??? Ok. Valeu pela informação.

    WELESSONBH
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    ESSA QUE TE PASSEI É PARA A ESCALA MAIOR E SERVE PRA TODAS AS NOTAS.

    nukebass
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Ronin: "Com esta mudança, vc está fazendo uma escala maior... (perceba que a 3a utilizada na escala é uma terça menor "G")."

    Vc não quis dizer "escala menor" ao invés de "maior"???

    Ronin
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Vc não quis dizer "escala menor" ao invés de "maior"???

    Quis... bad typo... pensei uma coisa e escrevi outra. :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escalas - dúvida