Bass equalizer

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


Gui SILLEN
Sim, ajuda; mas nocaso é mais para alteração de timbre do que outra coisa, pois o BDI já tem uma equalização simples. Liga-se depois do BDI-21.
Abç

FCLBass
Veterano
# mar/10
· votar


Gui SILLEN

Diferentemente do que o Mauricio Luiz Bertola sugeriu, e isso tb é uma sugestão, eu colocaria o EQ antes do BDI, pois eu tenho os dois (nem uso mais o BDI hoje) e pra mim o BDI tira um pouco dos médios mesmo em "by-pass", ou seja, na ordem BDI > EQ o sinal já iria sem as frequências médias do seu baixo que pra mim é muito ruim. Mas teste e veja o que vc acha melhor. Os dois juntos fica legal sim.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


FCLBass
Não discordo não. A minha opinião é baseada no uso que dou ao EQ: Como um "timbrador".
Quanto ao BDI-21 tirar os médios...Bem, foi isso que gostei nele...
Abç

FCLBass
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Se meus baixos não soarem "anasalados" eu não gosto. E o BDI tira isso. Questão de gosto, certo?

Abraço.

Gui SILLEN
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
FCLBass
muito obrigado pela ajuda

andei dando uma pesquisada e acho q vou comprar um triefx bass, q tem equalizer de 7 bandas, drive + boost e chorus, tudo em um só pedal analógico

abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


FCLBass
Pódiscrê!
Eu já não gosto desse timbre, prefiro o gravão pesado com um pouco de agudo, nesse caso, o BDI fica bom. Eu o uso com um pouco de drive também. à propósito, vc ja experimentou colocar o presence "no talo"?
Abç

mum
Veterano
# mar/10
· votar


O BDI me atendia bem justamente pelo corte de médios. Dava um timbre bem ampeg. Eu ligava meu set assim:

Drive > BDI > Eq > Octaver

Gui SILLEN
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
pode cre, eu sempre coloco o presence bem alto
ainda mais q eu toco com palheta em algumas músicas, ai fica um som bem punch, com as palhetadas bem definidas

e oq vocês acham do Triefx Bass?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


Gui SILLEN
Acho um bom pedal, com bom custo-benefício. Porém seu sistema de acionamento é frágil (o do BDI-21 também é).
Abç

FCLBass
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

à propósito, vc ja experimentou colocar o presence "no talo"?
Sim, meu JB ficou com um slap próximo ao do Marcus Miller! Mas pra tocar pizzicato, pela falta dos médios, não ficou do jeito que eu curto. Pra equalização bass - 8, médio - 0, agudo - 7, fica legal pra slap! Eu só usava ela pra isso e como vc usava tanto o presence no talo quanto um pouco do drive pra dar uma roncada.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


FCLBass
Legal! Vou testar pra ver como fica.
Abç

rodsom
Veterano
# mar/10
· votar


eu ja gosto dum timbre mais "pagodeiro" uma "escadinha" começando do 500hz.

FCLBass
Veterano
# mar/10
· votar


Gui SILLEN

Por ser um pedal 3 em 1, o timbre do drive eu não curti, mas teste antes de comprar. Particularmente eu tenho receio dos pedais "conjugados", pq ficam na linha da mediocridade. Explico: Será que o EQ é bom? Será que o Chorus é bom? Será que o Drive/Booster é bom? Se a resposta for mais ou menos, é um pedal mediocre.

FCLBass
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Só lembrando que eu tirava mais ou menos 1/5 do volume do cap da ponte e mais ou menos 1/4 do braço. Meu JB cospe muito grave!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


FCLBass
Geralmente eu uso o do braço "no talo" e o da ponte um pouquinho abaixo...Eh,eh,eh,eh......
Abç

FCLBass
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Se eu fizer isso, a galera que canta, a guitarra e o teclado somem. Somente a bateria e as palmas conseguem chegar perto. Pelo que entendi vc curte o som do Precision, certo? Eu sempre quis ter um mas P/J pra ter opção da ponte. De novo a questão dos médios... O baixo do meu primeiro professor era um Yamaha BB450 nessa configuração e o cara era roqueiro e ele usava os volumes dos caps assim como vc.

rodsom
Veterano
# mar/10
· votar


FCLBass
Se eu fizer isso, a galera que canta, a guitarra e o teclado somem
impressao sua. o grave nao invade nenhuma dessas frequencias.

FCLBass
Veterano
# mar/10
· votar


rodsom

Não falei só pela frequência, mas tb pelo volume. Lembras das palmas? Vc precisa ouví-lo no meu set aí a sua impressão é que mudará...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


FCLBass
Se eu fizer isso, a galera que canta, a guitarra e o teclado somem
Isso depende da estrutura de equalização geral da banda. É algo que tem que ser pesquisado com a banda toda e um "produtor".
No meu atual trabalho (e em outros também), uso o baixo bem gravão (Bertola's JB e P 5 cordas) ligado a um amp com uma caixa 2X15! (esse equipo é do estúdio, o meu é menor > Amps: Meteoro 400MB Pedrone's Custom, Yorkville Bloc 150B "head". Caixas: Duas Bertola's, uma com 1X15 + 1X8 ("driver") e uma 1X15 (Eminence). Pedais: Boss LMB-3, BDI-21, GEB-7, Boss bass chorus e EFX Dual Filter + Blacksnake ABC box).
Abç

rodsom
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
eu queria taanto um set desse
http://2.bp.blogspot.com/_jV2H6nUjaac/Sj7CJ-uGV9I/AAAAAAAAAjs/0bR_pl2N v_M/s400/zeca+pimenteira.jpg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


rodsom
SAI PRA LÁ OLHO GRANDE!!!
Ah,ah,ah,ah,ah....................
Abç

FCLBass
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Sei que não é o foco do tópico, mas só pra informá-lo sobre meu setup:
Baixos:
# Ibanez Baixolão AEB45LG - 4 cordas;
# Tagima JB V - 5 cordas;
# Eliezer Elegant I - 5 cordas.

Amps:
# Warm Music BS15C - 200W;
# Cabeçote Behringer BX450H - 450W (tem limiter e oitavador embutidos);
# Caixas Behringer BA210 e BA115.

Pedais:
# Behringer BDI-21;
# Behringer BCH100 Bass Chorus
# Equalizador paramétrico Yamaha NE-1 Nathan East

O Bertola´s JB 4 cordas, não sei se vc lembra, eu vendi para um aluno que me encheu a paciência.

É um setup bom!

makumbator
Moderador
# mar/10
· votar


FCLBass

Cara, adoro esse Eq Yamaha Nathan East. É tão barato, mas muito bem construído, e gera uns sons muito legais e versáteis nos meus baixos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


FCLBass
Lembro sim.
Que legal! E um ótimo "set". Parabens!
Abç

FCLBass
Veterano
# mar/10
· votar


makumbator
Tb gosto muito dele. Só não dá pra colocá-lo no chão por causa dos parâmetros SHALLOW, DEEP e FLAT, que dependendo da música eu gosto de variar e outro "destaque" negativo é o fato de não ter entrada para fonte. Mas isso é facilmente resolvido com um furo duas soldas e um jack. É um excelente pedal e de simples timbragem. Recomendo a todos.

Gui SILLEN
Veterano
# mar/10
· votar


FCLBass
vc disse que o triefx bass é medíore
entao vc acha q vale mais a pena comprar pedais individuais (da groovin ou da boss)?
mas o triefx bass tem a facilidade de não precisar ligar tantos cabos certo?
qdo se liga um set de pedais da pra fazer um esquema pra ligar apenas uma fonte na tomada? ou preciso usar baterias? pode ser uma pergunta idiota, mas eu nunca usei set então não sei

obrigado pela atenção galera

peter.forc
Veterano
# mar/10
· votar


Gui SILLEN
Posso estar enganado, mas o FCLBass não disse que o triefx era medíocre, ele apenas sugeriu cuidado com estes pedais que possuem várias funções em uma única "caixa"... É a velha história do "pato", que nada, voa, anda, etc. mas não faz nenhuma dessas coisas de forma muito eficiente. rs.rs.

Eu tb. já tive vontade de adquirir um pedal desses, pela praticidade, mas ainda não tive oportunidade de experimentá-lo. Só testando, mesmo, para saber se vale a pena (ou recebendo considerações de alguém que já o tenha, naturalmente).

OBS. quando à fonte de energia, há fontes múltiplas que oferecem várias saídas DC 9V, por exemplo. Vc. apenas precisa ter cuidado em levantar previamente o consumo de cada pedal e adquirir uma fonte com capacidade suficiente para alimentar todos. Isto é muito importante !

Abraço.

makumbator
Moderador
# mar/10 · Editado por: makumbator
· votar


Gui SILLEN

Basta a fonte ter saída para vários equipamentos. Mas nesse caso, além de estabilizada(como toda fonte do gênero tem que ser), é preciso atentar para o consumo de intensidade de corrente total dos equipamentos conectados.

Basta fazer a soma aritmética dos valores de cada um(descrito na manual), o valor total é o consumo máximo quando estiverem todos ligados.

A fonte tem que poder fornecer intensidade igual ou maior que o que será puxado pelos pedais. Como medida de segurança, recomenda-se inclusive que haja sobra(ou seja, a fonte ser mais "forte" que o necessário). Por exemplo, se a soma for 285 mA, sua fonte tem que ter pelo menos isso, mas seria desejável que tivesse 300 ou 350 mA por margem de segurança.

Inclusive, não há nenhum problema em ligar fonte ainda mais potentes(por exemplo, de 500mA, 1A, etc...)

Outro detalhe é a polaridade do pino de conexão(há pedais com padrão diferente do comum)

FCLBass
Veterano
# mar/10
· votar


Gui SILLEN
Não chamei de medíocre, mas se as respostas sobre a qualidade a que ele se propõe for mais ou menos, sim ele é medíocre. Eu daria preferência a pedais sim. Pode usar uma fonte com várias saidas. A Landscape, Hayonic e outras marcas têm.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bass equalizer