O que fazer para "curtir" o seu som gravado

    Autor Mensagem
    luciorss
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: luciorss


    Há algum tempo comecei a gravar eu tocando (grooves e solos). Ao ouvir as primeiras gravações, tomei um susto. Não suportava ouvir. Apagava.
    Percebi que precisava melhorar nas seguintes coisas:
    1_Não sair do ritmo;
    2_Dar sentido às frases;
    3_Obter melhor qualidade sonora,

    Então eu venho lutando para melhorar.

    Uma coisa que me ajudou bastante foi solfejar/cantar as notas, tentando conversar através do instrumento. Além de dar sentido às frases e não deixar sair do ritmo, deu maior motivação para tocar.

    Para melhorar a qualidade sonora, venho procurando tocar com mais suavidade (com o volume mais alto); Também evitar de ficar colocando/tirando os dedos a cada nota. Tenho notado que isso faz poupar energia, refletindo em um ganho na velocidade. Assim tenho notado que o som gravado tem melhorado em definição, sonoridade, segurança, etc.

    O que mais pode ser feito para melhorar o som gravado (ou o som que as pessoas ouvem do nosso bass)?

    José Mário Zanini
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    luciorss

    Bom, gravar em casa é a melhor forma de aperfeiçoar o nosso som, fazer testes, usar timbres diferentes, enfim, lapidamos nossa técnica, nosso jeito de tocar... vc está no caminho certo.

    Para melhorar nos quesitos que vc indicou aí vai algumas dicas:
    1_Não sair do ritmo; Use um metrônomo ou uma bateria eletrônica!

    2_Dar sentido às frases;Essa é uma questão mto pessoal. Como dizia chico Science:"Cadê as notas que estavam aki, eu não preciso delas, basta soar bem aos ouvidos". Busque o que seu ouvido achar estar correto e estude escalas, arpejos que tb ajudam....

    3_Obter melhor qualidade sonora Isso depende de vários fatores: Baixo, Cabos, Cordas, placa de som usada para gravar, td isso influencia no resultado final do seu som, mas tente mudar a equalização, o lugar que vc toca: tipo mais pro captador da frente ou mais para traz, e como eu disse gravar serve para aprimorar, intão faça teste, teste e mais testes e busque o som que te agrada, busque o seu som!!!

    Flw!

    José Mário Zanini
    ___________________
    www.megido.com.br

    José Mário Zanini
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: José Mário Zanini
    · votar


    Editado.

    marcioazzarini
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    A melhor maneira de a gente se avaliar é gravando, pois quando ensaiamos ou tocamos muito ao vivo, costumamos deixar passar algumas "sujeiras" em nosso som, que ficam muito nítidas quando gravamos.

    Concordo com o q o José Mário Zanini escreveu.

    Gui
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    realmente...a melhor maneira de nos avaliar eh gravando e ouvindo depois...

    tb acontece isso as vezes comigoi...ai eun tiro todo o grave da musica e tento groovear em cima...as vezes fica bom...as vezes fica pior!!!

    luciorss
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: luciorss
    · votar


    Gui
    ai eun tiro todo o grave da musica e tento groovear em cima

    Eu nunca pensei em fazer isso.
    Mas ligando o bass e tocando a música num aparelho de som do tipo 3 em 1, você vai tirar o grave de tudo, inclusive do bass. Isso não prejudica?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que fazer para "curtir" o seu som gravado