Homaley Veterano |
# mar/05
· votar
Krist Novoselic
E aí cara, beleza. Olha, eu respeito a sua opinião mas discordo. Eu comecei a tocar baixo em 1989 ( isto mesmo oitenta e nove). Sempre fui autoditada: tirava músicas de ouvido, não sabia ler nem tablatura ( o que dizer de partitura então), desconhecia técnicas mais avançadas, etc.
Só pegava meu baixo e saía tocando.
Comecei a estudar com professor quando eu me mudei para São Paulo (2002) e hoje faço aula com um professor em Uberlândia-MG (Sérgio Melazzo).
Posso lhe dizer algumas vantagens no meu ponto de vista:
--- Maior dedicação ao instrumento. A partir do momento que você tem peças pra serem executadas, treinadas e estudadas; há o compromisso e desta forma uma autocobrança;
--- Um professor me deu caminhos novos. Ou seja; pra evoluir até determinado ponto não preciso mais quebrar a cabeça, pois tenho um professor pra me explicar os atalhos;
--- Em 2 anos com professor aprendi muito mais do que em 13 como autodidata;
--- Um professor pode corrigir posicionamentos: corpo, instrumento, mão direita, mão esquerda, apoio da mão diretita, etc. Isto reflete muito na qualidade da execução do instrumento, além do que é importantíssimo para a saúde do músico ( entenda isso como prevenção às LERs e DORTs);
---- Ninguém aprende a tocar um instrumento com apenas 1 ou 2 horas de aula semanais. Na aula o professor: indica caminhos, sugere estudos, organiza a tua forma de estudar ( hoje eu aqueço, depois estudo técnica, depois harmonia, depois leitura e depois vou tirar músicas) racionalizando o aprendizado.
Óbvio que isto depende também do professor ( de nada adianta o cara tocar muito e não ter didática) e como você disse, do aluno ( não adianta ter aula aula por ter e não estudar).
O DOM é um presente divino, e o estudo potencializa este DOM. Ou seja; a partir do estudo acredito que possamos aproveitar ainda melhor o DOM da música que nos foi dado.
Músico que estuda (Faculdade, Conservatório, Professor Particular, etc) X Músico que não estuda é igual:
Engenheiro Civil X Pedreiro
Médico X Parteira
Nutricionista X Cozinheira
Farmacêutico X Benzedeira.
Pra finalizar: da mesma forma que existem médicos, advogados, engenheiros, etc que são péssimos profissionais; isto também ocorre com músico proffisionais. Aliás ocorre em todas profissões.
O contrário também é verdadeiro: músicos autoditadas que são fenomenais ( vide DJAVAN; o próprio afirma que não sabe ler uma semínima em um pentragrama).
Ápesar de achar um professor importante; o fundamental mesmo é ESTUDAR E TOCAR.
|