cordas baixas

    Autor Mensagem
    joao leonardo bass
    Veterano
    # fev/05


    Há diferença no som entre cordas baixas e cordas mais altas?O conforto,pelo menos, muda muito.

    Vortex
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: Vortex
    · votar


    Diferença no som creio que não influêncie em nada, mas no conforto sim, cordas mais baixa significa menos força para prender a corda (mais facilidade na digitação) já que a corda está mais próxima do traste, cordas mais altas significa mais força para prender a corda no traste....vai da sua pegada, se ela for mais forte você vai se dar bem com uma ação mais alta, se a pegada for mais leve ai é melhor ação baixa.

    Eu prefiro ação mais baixa...Agora vai de você encontrar a altura mais confortavél...só toma cuidado para as cordas não começarem a trastejar por conta da ação muito baixa!!!

    Bom acho que é isso...flw!!!

    potin bass
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    e ae velho tudo bom? velho em questao da altura eu acho que naum muda o som naum mais em questao do conforto eu uso sempre cordas bem baixinhas fica melhor pro solo pro slap tipo assim voce fica com mais intimidade com seu intrumento saca e ae vai

    IgorSp3
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    minhas cordas ficam quase relando nos trastes, to poko me fudendo se trasteja ou nao.... com a banda tocando junto nem perecebe

    Douglas Cardoso
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Eu tento regular a ação das cordas o mais baixo possível sem que trastejem,pq a partir do momento q começam a trastejar o som fica feio,mas na minha opinião,quanto mais baixo melhor,mais rapido e mais confortavel fica.

    Alaney
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Cara vai variar da sua pegada e do estilo musical que esteja tocando, pois as cordas mais baixas servem para a pegada mais leve (menos força) e alta uma pegada mais forte.

    Eu particularmente gosto de deixar a ação das bem baixinha (no limite), pois fica mais fácil você efetuar frases rápidas e solos também.

    Espero ter ajudado...

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: Gilberto Ribeiro
    · votar


    Quando vc desce as cordas até seu limite (sem o trastejo) não é só o conforto ou a "pegada" que está em questão. Vai sutilmente mais longe.

    A sonoridade do instrumento passa também pela ação da captação. Ela não está ali à toa. O ajuste do captador no corpo do baixo NÃO É feito levando-se em conta SOMENTE a anatomia ou o "buraco" cavado no corpo.

    Quando voce aproxima as cordas do braço - e consequentemente da captação, aumenta a ação dos captadores. O som deles normalmente "engorda" o timbre do baixo, acentuando contornos mais graves.

    Tem gente que prefere perder parte do conforto da digitação subindo as cordas pra ter som mais médio e definido nas gravações; tem gente que faz o oposto.

    Tem gente que prefere abaixar as cordas quando vai fazer um "ao vivo" só pra ter uma digitação mais segura (performance), mesmo comprometendo sutilmente a definição dos médios.

    Tudo é questão de QUEM FAZ estas coisas e PORQUE o faz.

    renfbn
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    eu gosto de deixar no meio termo, pq eu tenho uma pegada mais firme

    Half
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Gilberto Ribeiro
    Quanto à diferença de altura corda - captador, pode se regular "subindo" ou "descendo" o captador! Não é porque a corda tá alta que o captador vai ficar longe dela =)

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Half disse:
    Quanto à diferença de altura corda - captador, pode se regular "subindo" ou "descendo" o captador! Não é porque a corda tá alta que o captador vai ficar longe dela =)

    Discordo de voce, pois tudo está intrínseco.

    Entre outros motivos, esta afirmação que voce fez é que leva muita gente boa (na melhor das intenções) a "quebrar a cara" tentando ajustar seu instrumento e acaba por entregá-lo nas mãos de um luthier decente. Não que eu tenha algo contra.

    Quando você sobe ou desce a captação, voce altera a sensibilidade dela à vibração da madeira. Mudar a posição dos captadores não é tão simples assim como voce sugere.

    O ideal é não alterar o posicionamento dos captadores, uma vez que tenha encontrado o ponto ideal/esperado para a captação na madeira do corpo, ou seja, que não se mexa mais nela - até que se faça necessário algum ajuste em função da altura desejada das cordas, calibre delas, anatomia do instrumento e da pegada do músico em questão.

    Half
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Gilberto Ribeiro
    Eu acho que você está exagerando um pouco... Pelo menos nos Fenders, não há problema algum. Mesmo porque, os captadores são apoiados em uma borrachinha, ou buchinha, ou espuminha, como preferirem chamar. Não creio que exista alguém nesse mundo que perceba diferença sonora pelo fato de a "borrachinha" estar mais alta, ou seja, menos contraída.
    Outra coisa... A elevação do captador nunca é absurda. Mesmo que "diminua a interação corpo x captador" não é nada que seja perceptível ao ouvido humano, muito menos caso para que alguém leve o seu instrumento ao luthier!

    marcioazzarini
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Eu costumo regular a ação dos meus baixos a mais baixa possível, desde que não interfira em minha pegada.

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Half disse:
    Mesmo que "diminua a interação corpo x captador" não é nada que seja perceptível ao ouvido humano, muito menos caso para que alguém leve o seu instrumento ao luthier!

    Discordo.
    É perceptível sim, principalmente na hora de voce encontrar o "teu som ideal". Contudo, se voce acha que não faz diferença, então não fará pra voce realmente. Mas se voce tem um instrumento e quer gravar tirando o máximo dele, antes mesmo dos recursos que terá lá, precisa levar em conta sim.
    Agora: se voce não ouve diferença, Half, aí não adianta fazer nada mesmo.
    Eu ouço, uso também este critério ao regular meus instrumentos e afirmo que tem diferença sim.

    QuaseNada
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Eh, corda baixa eh bom, mas trasteja mais...

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    QuaseNada disse:
    Eh, corda baixa eh bom, mas trasteja mais...


    Trasteja dependendo do
    1. Calibre das cordas escolhidas,
    2. Tipo de escala do seu baixo e
    3. O quão firme é tua pegada (e onde vc toca as cordas)

    Estes tres pontos variam sobre a ação da tensão das cordas e seu trastejo.

    Half
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Gilberto Ribeiro
    É perceptível se você deixar a corda 5 cm mais altas que o normal e levar os captadores junto com elas... Aí sim não tem nem mais corpo pro pobre captador ficar. Se o cara quiser deixar a corda um pouquinho mais alta então ele vai perder ganho e volume ao invés de subir um pouquinho o captador??? Ainda mais nos Fenders, que como te falei possuem uma buchinha embaixo dos captadores!!! Nem existe o contato captador-corpo: Eles são apoiados sobre a borrachinha, aí vem o cover de plástico, e através dele são presos os parafusos. Estes seguram o cover de plástico na madeira, que por sinal segura o captador.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a cordas baixas