Baixo x Pedaleiras

    Autor Mensagem
    ODM
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: Moderador


    Alô galera. Sou baixista de banda de baile, toco varios generos, rock, pop, sertanejo, forró, gaúcho, axé, samba; quase de tudo. Até agora não tenho nenhum efeito, pedal ou qualquer aperelho desse genero. É simplão mesmo. estou querendo deixar o som do meu baixo mais gordo, ex: se estou tocando forró gostaria que o som fosse de forro,; o que devo comprar? Pedal, efeitos, etc... Valeu se puderem me ajudar!!!!

    NOTA DO MODERADOR: Não use CAPS LOCK pra título de tópico!

    clubdome
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Já usei pedaleira, uma Zoom, mas não gostei do som, achei muito artificial, hj prefiro pedais!
    Minha proxima aquisições, planejando, será um pedal compressor da EBS, um pedal finador da Boss e um equalizador da Yamaha NE.
    Vamos trabalhar para isso!
    Aquele abraço.

    Expressão
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Começar com um compressor bom (MXR, por exemplo) é uma idéia. Depois vai testando outros pedais.

    Paul_DanielF
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Compressor como por exemplo o LMB-3 da boss, equalizer pra vc moldar o som do jeito q vc quiser, como o GEB-7 da boss tb, qq pedaleira multiefeito, como uma BP-50 ou BP-200, esses ai são os mais simples, e alguns desses disponíveis aqui no Brasil, Fle ae e espero ter ajudado.

    Man Well
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    cara, só não faz a merda d compra uma zoom dessas porquinhas não.

    mas na minha opinião, como vc é baixista d baile, deve ter uma boa máquina nas mãos, certo?? um wood, warwick, fender ou ibanez.... e tb um beeeelo amp d baixo, não? um ampeg, ou gallien krugger?? então pra quê diabos um pedal????? po, equalizador tem em um bom cabeçote para um bom amp. compressor não acho necessário já que um bom baixista não perde a linha nunca.... eu não vejo necessidade para um baixista d baile q precisa apenas d versatilidade, q é o contrário d identidade.

    se fosse um baixista d banda, aí já é outra história. tipo o PJ (sempre ele.... tem mais ninguém não?), tem um set fudido de pedais e efeitos. delays escabrosos, sons psicodélicos, chorus, wahs e porraí vai, mas já é questão d achar o próprio som. 99% da música do jota é o musicman lá, plugadão, sequinho. mas numa festa a galera quer ouvir o que já conhece, saca?

    bom, opinião minha. q acha??

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Olha cara, o Man Well tem uma certa razão no que ele falou, concordo em boa parte. Mas acho que "nem tanto ao mar, nem tanto à terra". Tenho uma banda que além de música própria também toca coisas de outros artistas, mas dentro de uma linha compatível com nosso som; não é tão eclético como a sua banda mas...
    Meu "set-up" consiste de um baixo construido por mim (sou luthier), um amp Meteoro 400MB e uma caixa construída por mim com 1X15 e 1X8 (com capacitor "corta-baixas"), e meus pedais são: Fuzz (construído por mim e "otimizado" para baixo), Limiter-Enchancer da Boss (essencial e excelente pedal), Equalizador Boss (também essencial), Flanger da Boss e Chorus Oliver. Todos específicos para baixo. Com esse "set" eu posso fazer vários sons; mas os fundamentais mesmo são o Limiter (ou um compressor) e o equalizador. Com esses 2 pedais vc poderá mudar bastante o som de seu baixo.
    Abç

    Hamilton Pinheiro
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Fugindo da opinião geral, acho que para o que você quer (pelo menos o que escreveu) não precisa de pedais. Como você toca em banda de baile, copia (mais ou menos) o arranjo original. A maioria absoluta das gravações que você ouve (e toca na banda) são de um baixo plugado em um preamp e direto para a mesa de som. Sugiro então que você invista primeiro em instrumentos de qualidade e em sistema de som (amp e caixas) de qualidade. Com isso seu som já vai ficar bem mais gordo.

    Sobre a variação do som para cada estilo musical requer muita pesquisa. Você pode obter variações de acordo com o local onde coloca a mão direita, inclinação do dedo, relação de volumes entre os captadores, nível de agudo do circuito ou tone (ativo ou passivo),....

    Depois de testar tudo, pense em adquirir pedais ou processadores de rack (que têm muito maior qualidade) para refinar o seu som.

    Eu, por exemplo, tenho uma Boss GT6-B e uso apenas quando faço meu show porque preciso de controles de volumes, compressão, chorus,..., já que faço muitas melodias e solos. Fora isso, é o baixo direto no amp.

    Apenas sugestão.

    ODM
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Tá mas que modelos e marcas de equalizador e compressor deveria comprar???

    ODM
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Hamilton Pinheiro, com um GT-6B vc não precisa mais nada mesmo não eh???

    Paul_DanielF
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Boss, é a que eu curto e indico, mas tem gente q acha q não é a melhor, bom é opinião de cada um.

    marcioazzarini
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Hamilton Pinheiro
    Sobre a variação do som para cada estilo musical requer muita pesquisa. Você pode obter variações de acordo com o local onde coloca a mão direita, inclinação do dedo, relação de volumes entre os captadores, nível de agudo do circuito ou tone (ativo ou passivo),....

    Verdade mesmo... São detalhes tão simples, mas que fazem muuuita diferença, e quase ninguém dá bola para isso.

    Vc consegue vários timbres diferentes num único instrumento, sem alterar equalização nem nada, apenas tocando o pizzicato mais próx. do braço ou da ponte.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Pois é, eu faço isso o tempo todo. Hora toco próximo ao braço (ou em cima dele), hora apoiando o dedo no captador, hora próximo à ponte.
    Abç

    RiBaSs
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    sei lá... a galera sempre me condeno quando falo isso... pô já usei alguns pedais da onerr e gostei bastante...

    dizem que não são tão bons quanto um boss por exemplo, mas são nacionais... qualquer defeito vc tem uma assistencia técnica mais rápido perto de vc!!!

    sei lá... mas acho que vc tem que ir por vc mesmo... vá a alguma loja peça para ver os pedais e teste todos eles... aqueles que mais lhe agradar vc compra!!!

    té+

    Man Well
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    meus pedais são: Fuzz (construído por mim e "otimizado" para baixo), Limiter-Enchancer da Boss (essencial e excelente pedal), Equalizador Boss (também essencial), Flanger da Boss e Chorus Oliver. Todos específicos para baixo. Com esse "set" eu posso fazer vários sons; mas os fundamentais mesmo são o Limiter (ou um compressor) e o equalizador. Com esses 2 pedais vc poderá mudar bastante o som de seu baixo.

    bom eu não posso dar muito palpite mesmo pq tou começando e nem equipamento tenho. até hj só toquei em combo (o melhor foi um ampeg), e sempre plugado direto.

    mas pensando cá com meus botões, penso em qual seria a utilidade do pedal equalizador, se vc tem um equalizador no cabeçote.... e como me dá muito mais dinâmica na música se eu controlar o volume apenas com a pegada, e não com o compressor. o chorus nem sei como fica no baixo (me diz uma música q foi gravada com ele q eu gostaria d dar uma olhada). flanger e fuzz eu até hj não sei o q é. disse e repito: fuzz parece nome d peido.... ehehehheh.... será isso?? seria legal tocar um baixo com som d peido... hauhauhaha....

    acho q o único efeito q eu faria questão d comprar é um MOOG. às vezes o ed motta bota um baixo moog nas músicas e fica show d bola.... só q baixo moog na maioria das vezes é feito no teclado, mas presumo q exista um pedal q simule o bendito, estou errado???

    Hamilton Pinheiro
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Depende da música, mas em geral é necessário um compressor. Em determinados estilos há nuances que não se tira com o dedo. O efeito do compressor é que faz a onda. Não que sempre se deva usar. Depende do caso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Baixo x Pedaleiras