Como criar solos?

    Autor Mensagem
    bassjunior
    Veterano
    # jan/05


    Eh possivel criar solos apenas sabendo os modos gregorianos?Se nao, o q mais eh presciso saber?

    Me ajuda ai galera, vlw!

    overtures shiva
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Estudar todas as escalas e ter intuição, ouvir outros baixistas e tocar as musicas deles, porque naum adianta nada saber as escalas se vc naum tem bom gosto p aplicar as tecnicas q elas oferecem.

    Diogorj
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Diogorj
    · votar


    bassjunior

    Da pra criar solos até mesmo sem saber modos, (tem gente que faz de ouvido.. :o) claro que com mais conhecimento, faz com que saibamos o que estamos fazendo e nos da maior condição para enriquecer. Mas não é "obrigatório", um baxista com conhecimento em escala Maior, Menor, criatividade e bom senso já cria otimos solos e levadas... Já que se formos analisar as outras escalas são derivadas dessas.... ;)

    Thiago Vianna
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    bassjunior

    Você já deu uma olhada nos livros Harmonia Funcional e Improvisação Vol. 1 e 2 do Almir Chediak, e o Bass Solos do Nico Assumpção? São livros muito bons, mas você tem que ter uma boa base teórica. Eles estão disponíveis na Central de Download do fórum de Baixo.

    Abç.

    IgorFrança
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Além das dicas dadas, posso dar uma que é essencial: antes de criar QUALQUER melodia, seja um solo, um tema, um canto, enfim... você tem a dependência dos ACORDES: nada adianta você por ex. saber o modo mixolídio e aplicar em um acorde menor... :)
    ou seja, o "manual do bom improvisador" começa nesse quesito: tipos de acordes, e o que cada um possibilida/limita. Aí sim você passa a pensar na sonoridade melódica, e isso se dá com as escalas. E são muitas, não se limitam apenas aos modos gregos, as "4 basicas"(maior, menor natural, menor harmonica e menor melódica). Existem escalas exóticas, alteradas , regionais, etc... é muita coisa, muitas possibilidades. Mas vc vive em função dos acordes.... SEMPRE.
    Outra coisa é a rítmica das frases. Uma frase se destaca quando vc dialoga com o rítmo imposto na música. Outra coisa são as acentuações, as intenções que cada intevalo da escala produz, patterns , enfim... acredito que isso seja o básico do básico.
    Abraço!

    NoSt Bass
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Diogorj
    Tem um camada meu q nunca teve aula, nao sabe nada de escalas ou algo do genero, e faz boas musicas comparando ao conhecimento dele(pelo menos eu acho) , se quiserem procurar o nome da banda eh Midnight Runaway.

    bassjunior
    Eh claro q tem como criar solos so sabendo os modos. Mas para criar bons solos tem q ter criatividade e estudar.
    Eh bom ouviu bons baixistas pra vc tem uma noção tbm.

    Diogorj
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Diogorj
    · votar


    NoSt Bass

    Entaum camarada.. era isso q eu tava kerendo dizer XD
    Tem gente q naum tem mt conteudo teorico e tira um bom som, mais com certeza com uma boa base teórica nossas mentes se abrem para esse mundo marivilhoso do som :D

    Ainda mais se a decisão do camarada for viver de Música isso se torna imprensidível!!!

    Grande Abraço!

    NoSt Bass
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Diogorj
    Não estava discordando contigo, ao contrario.

    Abraço

    Diogorj
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    NoSt Bass

    Tah blz, So tava reafirmando... ;) hehe

    bass_player
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Pega o baixo e começa a tocar. Se sair um som legal vc grava. ;)


    Não existe regra pra esse tipo de coisa, se agradou aos ouvidos, ótimo, fod*-se o resto.

    pedmelo
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    héé.
    e use e abuse das pentatônicas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como criar solos?