Autor |
Mensagem |
bassjunior Veterano |
# jan/05
Eh possivel criar solos apenas sabendo os modos gregorianos?Se nao, o q mais eh presciso saber?
Me ajuda ai galera, vlw!
|
overtures shiva Veterano |
# jan/05
· votar
Estudar todas as escalas e ter intuição, ouvir outros baixistas e tocar as musicas deles, porque naum adianta nada saber as escalas se vc naum tem bom gosto p aplicar as tecnicas q elas oferecem.
|
Diogorj Veterano |
# mai/07 · Editado por: Diogorj
· votar
bassjunior
Da pra criar solos até mesmo sem saber modos, (tem gente que faz de ouvido.. :o) claro que com mais conhecimento, faz com que saibamos o que estamos fazendo e nos da maior condição para enriquecer. Mas não é "obrigatório", um baxista com conhecimento em escala Maior, Menor, criatividade e bom senso já cria otimos solos e levadas... Já que se formos analisar as outras escalas são derivadas dessas.... ;)
|
Thiago Vianna Veterano |
# mai/07
· votar
bassjunior
Você já deu uma olhada nos livros Harmonia Funcional e Improvisação Vol. 1 e 2 do Almir Chediak, e o Bass Solos do Nico Assumpção? São livros muito bons, mas você tem que ter uma boa base teórica. Eles estão disponíveis na Central de Download do fórum de Baixo.
Abç.
|
IgorFrança Veterano |
# mai/07
· votar
Além das dicas dadas, posso dar uma que é essencial: antes de criar QUALQUER melodia, seja um solo, um tema, um canto, enfim... você tem a dependência dos ACORDES: nada adianta você por ex. saber o modo mixolídio e aplicar em um acorde menor... :)
ou seja, o "manual do bom improvisador" começa nesse quesito: tipos de acordes, e o que cada um possibilida/limita. Aí sim você passa a pensar na sonoridade melódica, e isso se dá com as escalas. E são muitas, não se limitam apenas aos modos gregos, as "4 basicas"(maior, menor natural, menor harmonica e menor melódica). Existem escalas exóticas, alteradas , regionais, etc... é muita coisa, muitas possibilidades. Mas vc vive em função dos acordes.... SEMPRE.
Outra coisa é a rítmica das frases. Uma frase se destaca quando vc dialoga com o rítmo imposto na música. Outra coisa são as acentuações, as intenções que cada intevalo da escala produz, patterns , enfim... acredito que isso seja o básico do básico.
Abraço!
|
NoSt Bass Veterano |
# mai/07
· votar
Diogorj
Tem um camada meu q nunca teve aula, nao sabe nada de escalas ou algo do genero, e faz boas musicas comparando ao conhecimento dele(pelo menos eu acho) , se quiserem procurar o nome da banda eh Midnight Runaway.
bassjunior
Eh claro q tem como criar solos so sabendo os modos. Mas para criar bons solos tem q ter criatividade e estudar.
Eh bom ouviu bons baixistas pra vc tem uma noção tbm.
|
Diogorj Veterano |
# mai/07 · Editado por: Diogorj
· votar
NoSt Bass
Entaum camarada.. era isso q eu tava kerendo dizer XD
Tem gente q naum tem mt conteudo teorico e tira um bom som, mais com certeza com uma boa base teórica nossas mentes se abrem para esse mundo marivilhoso do som :D
Ainda mais se a decisão do camarada for viver de Música isso se torna imprensidível!!!
Grande Abraço!
|
NoSt Bass Veterano |
# mai/07
· votar
Diogorj
Não estava discordando contigo, ao contrario.
Abraço
|
Diogorj Veterano |
# mai/07
· votar
NoSt Bass
Tah blz, So tava reafirmando... ;) hehe
|
bass_player Veterano |
# mai/07
· votar
Pega o baixo e começa a tocar. Se sair um som legal vc grava. ;)
Não existe regra pra esse tipo de coisa, se agradou aos ouvidos, ótimo, fod*-se o resto.
|
pedmelo Veterano |
# mai/07
· votar
héé.
e use e abuse das pentatônicas.
|