Autor |
Mensagem |
marcelo prati Veterano |
# jan/05
Qual a diferença no som de um baixo com escala feita de maple e rosewwod por exemplo?
alguem saberia me informar?
|
Bico Veterano |
# jan/05
· votar
Com a escala em maple, o som tem tipo... mais brilho. E em rosewood, dá um som mais encorpado, se não me engano.
Usa a busca aí, q deve ter coisa sobre o assunto.
|
joaozitorossi Veterano |
# jan/05
· votar
marcelo prati
Eh basicamente isso que o Bico falou...mas não se engane que escala claras são mais agudas que as escuras...
|
marcelo prati Veterano |
# jan/05
· votar
poiseh... mais pq existem muiiito mais baixos com escalas escuras (rosewwod, jacaranda, pao-ferro..) do que com madeiras claras?
|
clubdome Veterano |
# jan/05
· votar
Pela minhas informações absorvidas ao longo desses anos, as escalas escuras como o jacarandá e o pau-ferro são madeiras de alta resistência e, incluvise o pau-ferro é a mais utilizada em baixos fretless.
|
erasmolousada Veterano |
# jan/05
· votar
marcelo prati
não é só a escala que define o som do instrumento, trastes, capotraste, ponte, mad. do corpo, mad. do braço, cordas, parte elétrica, em fim...
se você quer um baixo com um determinado som, tu tem que deixar isso bem claro pro luthier que vai contruí-lo para que ele possa trabalhar os diversos fatores que determinam o timpre.
e procura as madeiras brasileira que são bem melhores que as gringas e se adaptam melhor ao nosso clima.
usa um capotraste de osso e saca o som, depois manda um de latão e olha a diferença, usa o alumínio e já tem um terceiro som.
e assim vai.
espero ter contribuído com alguma coisa!
|
marcelo prati Veterano |
# jan/05
· votar
erasmolousada
brigadao velho!
|