Técnica dos Três Dedos Vai-e-Volta

Autor Mensagem
Bass In Flames
Veterano
# mai/03


Eu estou a pouco tempo no ramo do baixo, e venho tentado desenvolver uma técnica pra tocar o baixo usando os três dedos da mão direita indo e voltando
tipo
A = Anelar
M = Médio
I = Indicador

Tocar assim: I M A M I A M I A M .......
Sei o japa do DT e o Andreoli do angra usam essa tecnica
Qual a grande utilidade disso? fica mais rapido q dois dedos? cansa menos? vale a pena desenvolver^?

Wylde_Winter
Veterano
# mai/03
· votar


ow, tipo q nenhum dos dois usam essa tecnuca nao pq no dvd do angra mostra o Andreoli tocando direitinho e eu tenho a bideo aula do John Myung.
a tecnica deles eh tipo A M I A M I.
sempre comecando pelo anelar. nao rola essa passagem de indicador pra medio.

Eu ando treinando muito essa tecnica e o grande lance eh q vc pode fazer frases repidas com o mesmo brilho e forca pq o dedo vai ter mais tempo para ir e voltar.
Fora q cansa bem menos

nukebass
Veterano
# mai/03
· votar


Olha... pessoalmente eu não vejo muita vantagem em tocar com 3 dedos... já vi uns baixistas tocando com 3 dedos e tudo que eles faziam com 3 dá pra fazer com 2 com até certa tranquilidade... se vc acha uma técnica interessante vai fundo... mas tudo que eu tentei fazer eu consegui com apenas 2...

Ronin
Veterano
# mai/03
· votar


Bass In Flames

A técnica é apenas uma ferramenta... o q fazer com ela vai depender de sua criatividade... conhecer uma técnica a mais é sempre bom desde que vc não esqueça de outra técnica... ou seja, tocar com os 2 dedos tbém é importante.

A parte mais difícil de qualquer técnica com três dedos é continuar contando os tempos em 4 ao invés de passar a contar em 3 que seria mais natural... ou seja, nos 3 dedos a tônica (nota forte) vai cair uma vez em cada dedo diferente, exigindo mais treinamento e coisa e tal.

Aconselho vc a procurar a Cover Baixo (barulho de caixa registradora!) número 5, pois tem um material interessante sobre isto. O baixista que mais utiliza esta técnica é o Billy Sheehan do Mr.Big... o Steve Harris tbém usa, mas ele usa os três dedos na execução de tercinas (técnica conhecida como 'cavalgada') que é bem mais fácil de executar do que a versão do Mr.Big (a cavalgada não exige que vc faça uma tônica com cada dedo, a tOnica sempre cairá no primeiro dedo).

Bass In Flames
Veterano
# mai/03
· votar


Po, ae brigadão pelas respostas
tenho q providenciar logo logo um metrônomo
mas a grana ta foda..
eu achava q o andreoli usava os tres dedos indo e voltando..
mas ae agradeço a todos pelas respostas e vo correr atrás
valeuz

viniciusmxpx
Veterano
# mai/03
· votar


Wylde_Winter
O Andreoli do Angra usa I M A M I A M I A M na maioria das musicas. Inclusive o baixista da minha banda tem uma revista de baixo, que o próprio Andreoli ensina a técnica..

Wylde_Winter
Veterano
# mai/03
· votar


As covers baixo novas tem esa coluna. e eh A M I A M I.
tenho certeza. mesmo porque eu vi no dvd.
Agora o John myung nao tenho duvida nenhuma

muchex
Veterano
# mai/03
· votar


Qdo eu cato o baxo do meu amigo boto a palhetona e toco pra caralho =D
Eu acho palheta mto melhor cara

(toco guitarra)

Bass In Flames
Veterano
# mai/03
· votar


Pt q pariu,,,,, sem comentarios......

Wylde_Winter
Veterano
# mai/03
· votar


Sem comentarios mesmo!
Hahuahuahuha!! Palheta é coisa de punk.

DEDÃO NA VEIA!!

Bass In Flames
Veterano
# mai/03
· votar


naum vo falar q quem toca paleta eh ruim
temos o busic do dr sin q toca pra caramba..m as tudo com limitações.. o timbre perde o brilho,.. o baiuxo vira uma guitarra com cordas grosssas sem distorção;;; sem slap... sem tapping... sem muita coisa

Johnny
Veterano
# mai/03
· votar


Dae galera! No Baixo eu naum entendo nada, mas posso dizer pra vcs que no violão clássico existe uma técnica chamada trêmulo que é muito rápida e usa-se A M I A M I .... Se vcs notarem esse é o meio mais ágil de se tocar. o A é preso ao M e o I é livre. Quando vc toca com o A o M é puxado pelo tendão e em seguida vc toca com o I. Fazer o Inverso disso é mais lento que usar só I M I M I M.....

Voodoo
Veterano
# mai/03
· votar


Aee, segundo eu vi na Cover Baixo numero 5
eh A M I!!!!!!!!!!
PO kra, fala q kem usa palheta eh ruim, eh nego muituu preconceituoso, eu apesar de naum usar palheta, eu respeito quem usa palheta kra, e tem muituus baixistas feras q usam palhetas, c eu naum estou errado, achu q o Paul MacCartney usava palheta, num tenhu certeza, me desculpe c tiver errado, achu q em algumas musicas a palheta eh bem vinda e em otras naum, O Flea, em certas musikas ele usa palheta, pq eu cheguei a ver ele usar!!!!!e eu tb vi em alguns clipes

Wylde_Winter
Veterano
# mai/03
· votar


Num curto o Flea nem fudenu....
Mas o Paul usava thumb. Parece palhetada mas ataca a corda com o dedão (polegar).
Acho q os unicos q eu respeito sao o Chris Squire, Roger Waters e Andria Busic deve ter mais alguns mas eu tenho preconceito meeeeeesmo.

Voodoo
Veterano
# mai/03
· votar


æ Wylde_Winter
Tipo eu so um fã do Red Hot, e curtu muituu Flea, pois eu fui no show dles aki em SP e fikei vidrado...mas eu num quis dizer q ele seja o melhor baixista do mundo kra, pq ele naum eh, eu so tava dandu um exemplo ai de q tem certos baixista q a galera conhece bastante q toca com palheta e talz entendeu?
VALEW ai pela info do Paul McCarteney!!!!!!
Tb curtuu muituuu Chris Squire e Roger Waters...
KRA eh dificil achar alguem q diga q tem prencoceito mesmu, pelo menos vc assume, pq tem muitus aiii q naum assume...mas achu q preconceito só leva a ignorancia kra, mas c eh sua ideia naum vamus discutir issu kra

Bass In Flames
Veterano
# mai/03
· votar


Pô sinceramente.
Muita gente não dá importância pra mão direita... ainda mais quem toca de paleta. Você tira todo feeling do baixo, você afinal nem toca na corda com suas mão, a condução e o timbre com a mão são muito melhores. Não é preconceito (as pessoas até já desvirtuaram o conceito de Preconceito, pq de eh um conceito dado antes de se conhecer, ou seja, preconceito num é, mas é uma grande verdade q não existe nenhum baixista muito bom mesmo em todos os aspectos q toca de paleta (q mande slap, tapping, etc), afinal o baiuxo tem muuuuita técnica, nego q acha q eh so isso ae q falei ta bem atrasado.

Wylde_Winter
Veterano
# mai/03
· votar


BOOOOOOOAAAAAAAAA!!!
Muito boa Bass in Flames. Tipo q esses caras q eu falei tem cacife pra usar palheta porque eles sabem fazer muisca de gente com melodia e harmonia trabalhada. Okz, o Red Hot tem o flea q eh puta tecnico pula igual a um doido mas as musicas do RHCP sao tao banais q o bx acaba soando ridículo.

Ronin
Veterano
# mai/03
· votar


Muita gente não dá importância pra mão direita... ainda mais quem toca de paleta. Você tira todo feeling do baixo, você afinal nem toca na corda com suas mão, a condução e o timbre com a mão são muito melhores.

Eu concordo com o q vc falou sobre slap e tapping, mas tbém acho que, para ser bom, um baixista num tem que dominar todas elas... mas sobre usar a palheta tirar feeling, eu discordo... se concordasse, seria como dizer que um guitarrista como SRV, Steve Vai, entre outros, não podessem ter feeling também.

Voodoo
Veterano
# mai/03
· votar


Okkkz, Bassin Flames, usei o termo errado no conceito de preconceito, mas sim eh ignorancia!!!!!!!!!
Naum keru brigar com ninguem, eu muituu menos toco com palheta, pokas vezes uso ela p. tocar certas musicas, na verdade praticamente naum uso, mas eh ignorancia dizer q palheta eh so p/. quem toca punk, q nego q toca de palheta eh ruim...
Tb discordo q palheta tira feeling kra!!!!!!!!!!!!!!!!!!Como o Ronin deu os exemplos alii!

Bass In Flames
Veterano
# mai/03
· votar


1ª Ronin - Eu quis dizer quem toca BAIXO com paleta, guitarra obviamente q po naum tem como não usá-la, quand ofalei isso ae, me referi aos baixistas que tocam com paleta.

2ª Voodoo, tipo paleta tem q ser usada como mais umá técnica q pode te salvar em alguns casos. Eu sei que não é so punk que usa paleta. Mas pode saber, que mais de 90% da galera que toca de paleta é porque teve preguiça de aprender a técnica com a mão, porque tudo o que você faaz com a paleta você pode fazer com a mão e detalhe, com treinamento árduo pode fazer melhor ainda ( como velocidade e salto entre cordas).
NO fundo mesmo, a maioria que usa paleta, ou era guitarrista, ou é meio preguiçoso, ou raríssimas escessões, é porque gostam do timbre.

Ronin
Veterano
# mai/03 · Editado por: Ronin
· votar


Bass In Flames

Ficou claro sua posição, valeu!

No mais... eu curto o timbre do baixo palhetado, teriam vários lances em que eu usaria (óbvio, tem hora e lugar para tudo) ... mas eu num consigo pegar a palheta de jeito nenhum, o negócio é usar os dedos mesmo, aí eu toco com a ponta da unha para ter um som de palhetada. :)

conte
Veterano
# mai/03
· votar


pelo q eu sei, meu prof ensinou eu tocar I M A M I M A, alternado.

Voodoo
Veterano
# mai/03
· votar


Entendo oq vc quis dizer Bass in Flames, mas achu q naum podemos dizer a porcentagem kra, achu q seria melhor a gente falar q a maioria...certo??Com certeza eu achu q nego q so toca de palheta e num toca mais nenhuma tecnica num eh um bom kra, eu achu q akele q quem toca bem, sabe um poko de td, num precisa ser fera, mas saber um poko de kd tecnica, concordo com vc q tem muituus ai q sao bitolados so na palheta ai concordo q eh ruim, mas vc naum pode falar q o kra toca mal, so pq viu ele tocandu com uma palheta, sem ter visto ele usar otra tecnica, ai eh pura ignorancia
COncorda Bass in Flames??? tipo c vc pode ler o editorial do Cover Baixo numero 7 de uma olhada

Agora Wylde_Winter, num keru arranjar briga naum kra, mas vc posto ali dizendu q as musicas do RHCP sao tao banais,soando ridiculo....???kra num vo falar nda mew...

conte
Veterano
# mai/03
· votar


mudando de assunto..pelo q eu vi no dvd, eu percebi q o andreoli tocava alternado como citei ae em cima, repara no dedo do meio dele, eh mto mais rapido q os otros dois , pq c vc fize esse dedilhado alternado , c percebe q o "intervalo de dedos" com o dedo do meio eh menor do q os otros dois.. por issu c bate mais vzs com o dedo do meio do q com os otros f dois ...entenderam??? façam ae com sua mãos q vcs vao intende q eu to querendo dize

WELESSONBH
Veterano
# jun/03
· votar


Este execício é bem interessante:

Os números que seguem abaixo referen-se aos dedos da mão esquerda, e deve ser executado um de cada vez, começando na 1° corda subindo e descendo cada exercício.

As letras referem-se aos dedos da mão direta A = anelar, M = médio e I = indicador.


Ida: Volta:
A M I A A M I A
1° corda = 1-2-3-4 4° corda = 1-2-3-4
A M I A M I A M
2° corda = 1-2-3-4 3° corda = 1-2-3-4
A M I A I A M I
3° corda = 1-2-3-4 2° corda = 1-2-3-4
A M I A A M I A
4° corda = 1-2-3-4 1° corda = 1-2-3-4


Reparou como o dedo anelar desliza subindo nas cordas na ida, mas na volta alternamos os dedos fazendo com que cada um deles (anelar, médio e indicador) inicie cada corda!!!

Ronin
Veterano
# jun/03
· votar


WELESSONBH

Valeu pelos toques mano... vai ser bom para os estudos.

Voodoo
Veterano
# jun/03
· votar


Welessonbh
VALEW ai kra!!!!!

WELESSONBH
Veterano
# jun/03 · Editado por: WELESSONBH
· votar


Esses exercicios são do baixista da Banda Catedral.
Procurem cd´s dessa banda os cd´s quando eles tocavam no meio gospel, tem bastante riffs e solos interessantíssimos o cara não economizava técnica.

Voodoo
Veterano
# jun/03
· votar


WelessonBH vc eh evangelico neh??

WELESSONBH
Veterano
# jun/03
· votar


sim, mas eu já falei isso aqui.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Técnica dos Três Dedos Vai-e-Volta