Oitavas e comprimento do corpo.Tô c/ duvida cruel!

    Autor Mensagem
    Mayzen
    Veterano
    # dez/04


    Fala galera!! Tô com umas duvidas aki e claro, vim aki no nosso querido forum onde vcs resolvem isso p mim..(nossa..parece até puxa-saco!!) tá mas vamos lá!! é sobre ajuste d oitavas em geral...primeiro uma duvida idiota..mas q eu me enrolei...qnd a gente produz um harmônico na 12ª casa (d qlq corda) isso é a afinação da corda (como c ela estivesse solta, casa 0) ou já é a afinação da oitava?!? outra duvida: qnd li a base da afinação d oitavas, me deparei com o seguinte: a distância das cordas do nut até a 12ª casa e da 12ª casa até o saddle (carrinho da ponte) tem q ser iguais para q a oitava esteje certa...qnd está desafinada vc puxa o carrinho p frente ou p trás para corrigir a distância entre a 12ª casa e o carrinho...daí EU concluí q todo baixo tem a mesma medida do nut até a 12ª casa e então já q a medida da 12ª até o carrinho tem q ser igual (a do nut até 12ª) todos os baixos tem q ter um mesmo comprimento do corpo?? tipo o corpo ñ pode ser menor pq senão a distancia entre "carrinho-12ª" casa vai ser menor....isso ñ acontece na pratica..vc vê por aí corpos d baixos uns maiores e uns menos tanto q vc pode mudar d braço e continuar com o corpo e vice-versa...então o q q eu tô pensando errado?!
    __________________________________________________________

    aproveitando o tópico, cortando o assunto, alg aí tem alg esquema do circuito eletrônico d alg circuito ativo (d baixo)...sei lá, um tipo Tagima ou alg marca melhorzinha..o q eu tenho aki é frakinho..queria alg bom..alg aí tem ou conhece alg site q tenha sei lá..vlw?! pode me dar um toke ae c souiber d alg coisa?!?!

    VLW aí a galera q teve paciencia d ler e tentar me explicar...vlw msm!

    luiz_hbf
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Mayzen

    Numa explicação bem simples, o negócio é o seguinte: o que importa é o tamanho da escala (entendendo por escala o a distância entre os dois pontos mais distantes entre si em que as cordas estão presas, ou seja, a distância entre o nut e a ponte). Vou me basear na medida mais utilizada, que é 34" ( 863,6 mm).

    Você com certeza já sabe que a distância entre os trastes é cauculada a partir do tamanho da escala. Digamos que eu tenha um instrumento com 21 trastes e outro com 24 e ambos com a escala medindo 34". O de 24 tem o braço um pouco maior do que o de 21. Assim, num instrumento com 24 trastes, colocando a ponte o máximo possível próxima do final do corpo, ter-se-á (nossa! rasguei o português agora hehehe) um corpo menor do que o do instrumento de 21 trastes e com a ponte estando também no máximo possível próxima do final do corpo. O corpo do instrumento de 21 trastes terá que ser maior para "preencher" essa "parte de braço" que "falta".

    Acho que compliquei mais. Quando eu tiver com um pouco mais de tempo, vou dar outra olhada nesse tópico e, se ninguém falou algo a respeito que seja melhor do que isso que fiz (coisa que eu acho difícil), tento explicar direito.

    Mayzen
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    luiz_hbf
    pô kra!! sakei mais ou menos..é q eu sô meio lentinho p entender as coisas mas deu p entender mais ou menos..tô c pressa por isso q li rapidamente..mas depois tb vô dar uma olhada melhor nisso..qlq coisa eu posto aki depois blz?! mas pô BRIGADÃO pela paciência d me explicar..vlw msm!! depois eu posto falando o q eu entendi..blz?! vlw1 kra!
    _______________________________________________________

    ae galera..o lance do esquema do circuito ativo continua d pé..alg aí tem?..haeh sô chato né...vlw!

    Mayzen
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    luiz_hbf
    ahhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!! sakei!!!! vc tá falando por um outro lado..tomando a escala como invariavel..agora q eu entendi..pô vlw aí kra!! brigadão..agora só + um aduvida..então eu ñ posso fazê o corpo com um comprimento qlq..tem q ser um q "compense" o tamnho do braço certo?! ou pode ser qlq comprimente (pelo q eu entendi tem q compensá o braço..)vlw aí!! e c for isso, ql a medida q eu tenho q fazê...tipo tem q ser da 12ª casa até a ponte a msm medida do nut até 12ª casa certo?

    Mayzen
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    então eu ñ posso tr um corpo com qlq medida de comprimento, certo?! mas uma coisa a primeira oitava (nut até 12ª casa) é invariavel?! tipo é sempre o msm comprimento p todos os baixos?! ou pode alterar? vlw aí! pq senão eu fico restrito do comprimento do corpo ao comprimento da 1ª oitva...isso é chato! como q é o lance aí??

    qnt ao ajuste das oitavas, c eu produzir harmonico na 12ª casa e afinar eu tô afinado a corda como c fosse casa 0 ou já é a afinação da outra oitava?

    luiz_hbf
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Não esqueci de você não, é que só agora deu tempo pra voltar ao forum.
    Vamos tentar esclarecer:

    ahhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!! sakei!!!! vc tá falando por um outro lado..tomando a escala como invariavel..agora q eu entendi..pô vlw aí kra!! brigadão..agora só + um aduvida..então eu ñ posso fazê o corpo com um comprimento qlq..tem q ser um q "compense" o tamnho do braço certo?

    Mais ou menos isso. Como eu disse, a maioria dos instrumentos tem a escala medindo 34 polegadas ( que é equivalente a 863,6 mm). Não que isso signifique que essa medida é invariável, mas a que é mais usada. Se você observar a embalagem dos encordoamentos, verá que a maioria deles é projetado para esta medida. Mas nada impede que você faça um instrumento com uma escala maior ou menor, a diferença é que se você fizer uma escala maior e usar um encordoamento para 34", as cordas ficarão um pouco "moles", e se você fizer um instrumento com a escala um pouco mais curta usando um encordoamento para 34", as cordas ficarão um pouco mais duras.


    tem q ser um q "compense" o tamnho do braço certo?!

    Exatamente. Daqui para frente, o que eu falar será considerando um instrumento construído com o tamanho de escala mais comum, isto é, 34".
    Vamos falar em primeiro lugar do comprimento do braço. Aqui, desconsideraremos a mão do instrumento (o local onde estão as tarraxas), assim, a medição terá início a partir do nut. Considerando, novamente, um braço com 24 trastes, do nut ao 24 traste teremos a medida aproximada de 647,7 mm. Deixando a sobra de 10mm após o 24 traste, temos, então, 657,7mm a partir do nut.

    Partindo para o corpo... Vamos considerar um corpo horrível: apenas um retângulo, sem as asas, para facilitar exemplificação. Se tínhamos um braço com 657,7mm, faltam, se não me falham as contas, 205,9mm para completarmos a escala até o saddle (considera-se o da corda E). Mas um corpo com essa medida não basta, porque temos que fixar a ponte. Tendo a ponte mais ou menos 4cm, vamos adicionar aos 205,9mm esses 40mm da ponte e mais 10mm de sobra. Assim já temos um corpo com 255,9mm. Mas esse tamanho também não basta, pois temos que fixar o braço no corpo. Vamos considerar que o braço ocupará 10 cm do corpo, então já temos aí mais 100mm, o que, finalmente, resulta num corpo (na verdade um retângulo medonho!!!) de 355,9mm (35,59 cm). UFA!!!

    OBS: O saddle utilizado como base da medida (o da corda E) não pode estar totalmente para frente quando for fixar a ponte, coloque ele próximo do meio da ponte. Se você observar seu instrumento, verá que, na regulagem da ponte, ele é o que fica mais recuado, assim, se ele estiver no limite quando você for fixar a ponte, você terá problemas para regular as oitavas das outras cordas, porque os saddles delas não terão espaço para avançar.

    Outra OBS: Caso tenha alguma medida errada, fica o pedido aos luthiers do forum: Corrijam-me, senão o Mayzen terá problemas.


    Quanto à regulagem das oitavas, se necessário, já já eu falo algo a respeito.

    Espero que tenha ajudado e não complicado mais.
    Mayzen, uma pergunta: você vai ser aventurar a construir um instrumento?

    Até mais.

    Mayzen
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    luiz_hbf
    ae, veio!! como q vc tem paciência d aturar um kra igual a eu cheio d duvidas?!?ahheaeh..pô..vlw pelas explicações...agora entendi as paradas aê...é q eu tava com medo d fazer uma escala diferente do padrão (caso isso ocorra -escala menor (ou maior), o q pode acontecer ao som do baixo??...muda ou continua a mesma coisa, as msms notas nas msms casas?! ou muda a afinação??)... então blz kra!! ah q vc me perguntou....tô fazendo um baixo sim...comecei a fazer os projetos medidas ou seja a parte teorica há bastente tempo e agora peguei na pratica...tava com duvida nesse lance de comprimento do NUT-12ªcasa ser igual à 13ªcasa-saddle....vamo vr no q q dá....c tem msn ou icq...c vc quiser sei lá, saber como q anda a minha "aventura" (vô ir tirando umas fotos) ae c vc quiser..t passo pelo msn ou icq...pô kra, então é isso...ñ sei o q posso fazer por vc....eu sei q devo um grande obrigado!!

    (posso t fazer uma perguntinha q me bateu na kbça agora?!: é tipo c essas duas partes "NUT-12ª" e "13ª-saddle" ñ tiverem comprimentos iguais o q resulta??....ñ consigo afinar oitavas né?!)

    luiz_hbf
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Quanto à sua pergunta...

    é tipo c essas duas partes "NUT-12ª" e "13ª-saddle" ñ tiverem comprimentos iguais o q resulta??....ñ consigo afinar oitavas né?!)

    Rapaz, se isso acontecer o instrumento fica completamente desafinado.


    Que legal cara que você vai construir um instrumento. Há mais ou menos dez meses eu estou estudando para construir um fretless para mim. Dez meses observando instrumentos (meu e dos amigos), pesquisando propriedades mecânicas das madeiras, até física andei estudando (hauheuahueauheauh), lendo igual a um doido tudo que achava na net. Só site em inglês, exceto o site de um cara que participa aqui do forum, o Alain Caron, a propósito, esse cara me ajudou muitíssimo mesmo, e ainda vou acabar perturbando ele mais um pouco qualquer dia desses.

    Mayzen, acabei reunindo, entre textos e imagens, 171Mb de informação. Em outras palavras, tem um material razoavelmente grande para consulta.

    Ainda não construi meu instrumento, estou primeiro terminando os preparativos para não sentir necessidade de nada quando começar(terminando minha bancada, fazendo algumas guias, gabaritos, etc). Mas já está tudo comprado, e assim que eu voltar de férias (dia 2 de janeiro) vou iniciar a construção. Se você quiser fazer um "Intercâmbio"de informações, conversando sobre o que vai acontecendo no decorrer do processo de construção, eu, particularmente, vou achar muito legal.
    Quem sabe até, em algum dia, podemos fazer uma page pra ajudar os que resolvem "se aventurar" na construção de instrumentos (nem que seja apenas para mostrar os erros ukakuekuaeuhkuahekuahekauh).

    Só não sei o que fazemos para um passar o msn para o outro. Será que dá para mandar mensagem particular? Ou então será que não dá problema passar ele aqui mesmo, aberto pra quem quiser ver (o problema nao é o pessoal do forum, mas se alguém resolve pegar o email pra zuar)?

    Vamos ver o que fazemos.
    Até mais.

    luiz_hbf
    Veterano
    # dez/04 · Editado por: luiz_hbf
    · votar


    Tinha esquecido de falar do circuito. Nesta page ( http://www.stewmac.com/freeinfo/ ) deve ter algum esquema para captadores ativos, não tenho certeza porque nem procurei por isso, já que o instrumento que vou construir é com captação passiva. Se aí não tiver algo, vou dar uma olhada melhor aqui no meu pc, é bem provável que tenha.

    Mesmo que você não ache (em algum lugar tem que eu já vi, só não lembro onde), tem uma coisa que você pode fazer. Visite a página do fabricante do captador que você vai utilizar. Caso não tenha o esquema disponível para download, entre em contato com a empresa e solicite um esquema que eles enviam via e-mail.

    Mayzen
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    luiz_hbf
    Pô kra vlw!! qnt ao lance do msn aki no fórum, acho q ñ sei c tem problema...nossa....direto eu hein.."acho q ñ sei"...mas ah, dexa p lá...o q for q acontecer tá trankilo..aki vai o meu: gustavogp@msn.com c vc quiser p gente trocar alg ideias e erros, principalmente... aí gostei do lance d fazer um site...vc sabe construir..eu sei um pokinho d html mas existe tb o front page..é facinho e eu já até sei um site d hospedagem grátis...ah...isso a gente conversa no msn... CALME..vc vai fazê um passivo?!?! q isso kra!! passivo?!?!? faz isso ñ...vai gastar dinheiro atoa..é por causa d grana?! é melhor vc juntá mais um poknho e comprá um cap ativo veio! ñ acha ñ?! ah..mas sei lá...vc q sabe...eu nem sei pq vc vai fazer assim e já tô dando ideia!!aheha! o lance do circuito vô dá uma procurada nesse site aí...vô comprá um EMG P (4 cordas)...ah...esse EMG vem com blindagem já?! sabe me dizer...ah..vlw aí.kra vô pará d escrever pq quero dá uma olhada no site..tô ansioso!!aheh vlw!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Oitavas e comprimento do corpo.Tô c/ duvida cruel!