Autor |
Mensagem |
rcardo_lemos Veterano |
# dez/04
E ae
Tipo, a afinaçao do meu baixo está como Eb, meio tom abaixo da normal... se eu começar a afinalo em dó sustenido, sera q o baixo ficara com o braço empenado? e vice-versa, se eu deixar de afinar assim e colocar na afinaçao normal, será q vai prejudicar o braço?
Valeu!
|
Dark Avenger Veterano |
# dez/04
· votar
rcardo_lemos
Provavelmente o braço vai ficar desregulado, pq ele ta regulado pra tensão antiga das cordas, ai vc vai ter q mecher no tensor e na ponte.
|
rcardo_lemos Veterano |
# dez/04
· votar
Dark Avenger
vixx issu ai pra leigo em regulagem naum vira neh? hehe
|
Dark Avenger Veterano |
# dez/04
· votar
rcardo_lemos
Isso eh meio relativo...eu mesmo regulo meu baixo muitas vezes, mas se vc naum se sente seguro eh melhor levar num luthier.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# dez/04
· votar
Essa de ficar usando 1 instrumento com afinações diferentes não é uma boa.
Como luthier eu não recomendo.
Abç
|
rcardo_lemos Veterano |
# dez/04
· votar
E por exemplo mudar a afinaçao para um ensaio, ou um show, nada a longo prazo, aí num pega nada neh?
|
luiz_hbf Veterano |
# dez/04
· votar
rcardo_lemos
Não acho uma boa você fazer isso. Por que? Porque abaixando a afinação para C# a tensão das cordas será bastante reduzida. Essa redução na tensão fará com que o espaço que a corda ocupa na vibração seja maior. Como consequência, vai ser muito difícil se conseguir uma regulagem razoavelmente baixa sem que o instrumento trasteje bastante. Você vai ter que aumentar bem a ação das cordas e a tocabilidade ficará prejudicada, levando-se em conta, também, uma possível desafinação.
Quanto a você ter dito de voltar à afinação normal (em E), se você o fizer sem regular o tensor (que estava regulado para C#), o braço do seu baixo vai virar praticamente um arco e vai ter muito mais utilidade quando você quiser atirar alguma flecha do que quando quiser tocar (hehehehehehehehe). Assim, você teria que mexer novamente na regulagem e esse vai e vem não é muito legal para o instrumento (o Mauricio Luiz Bertola tem muito mais autoridade para falar disso do que eu).
Eu, particularmente, não gosto de afinar o instrumento nem e Eb, tem que ser em E, acho que as cordas ficam "moles" demais. O conselho que posso dar é, caso sinta necessidade das notas mais baixas, ver se consegue arranjar um baixo de cinco cordas. Acredito que vai ser melhor.
Até mais.
|
|
# dez/04
· votar
luiz_hbf
Corretíssimo.
|
rcardo_lemos Veterano |
# dez/04
· votar
Blz, eh q nao seria algo "permanente", era soh para tirar algumas musicas mais pesadas com a minha banda, mas essa d ter um bass d 5 cordas eh uma boa
Valeu pelos conselhos td mundo, ateh mais!
|
|
# dez/04
· votar
Pois é, resisti muito para passar para o de 5 cordas pois achava desnecessário, agora só toco com esses.
Abç
|