dúvida sobre um método para ver se o braço do baixo está empenado

    Autor Mensagem
    fred_d_rocker
    Veterano
    # set/05


    E ae galera td bem?Eu queria perguntar algo a vcs em relação de braços empenados. Para verificar se o meu instrumento está ou não empenado, eu peguei um afinador eletrônico (Qwick Tune) e fiz o seguinte: Afinava a corda solta perfeitamente com o afinador e tocava uma nota na mesma corda (por exemplo afinei o MIzão e tocava um G na mesma corda). Se o afinador acusasse um grande desvio na afinação da nota tocada na corda falaria que o braço está empenado.
    Afinal este método de verificar o braço do baixo está certo?

    Revenant
    Veterano
    # set/05
    · votar


    putz!! tow com a msm duvida, meu baixo tbm ta assim afino uma corda e quando vou comparar com a oitava na msm corda fica dando uma diferença muito grande.alguem podia nos ajudar??

    Revenant
    Veterano
    # set/05
    · votar


    ninguem sabe galera???

    Rifferman
    Veterano
    # set/05
    · votar


    num sei se baixo tem disso, mas num é a regulagem da ponte?

    Revenant
    Veterano
    # set/05
    · votar


    pode ser tbm.. mais não tenho certeza. sera??

    AstonBarret
    Veterano
    # set/05 · Editado por: AstonBarret
    · votar


    Acho que isso é a regulagem da ponte, cara... e o melhor é tu afinar qualquer uma da cordas, e depois digitar a 12ª casa da mesma corda e comparar no afinador... a nota deve ser exatamente a mesma...

    Exemplo: se tu afinar a E solta bem certinho, quando tu apertar a 12ª casa da mesma E, a nota deve ser a mesma, uma oitava acima. Caso não seja... tu tem que deslizar os carrinhos da tua ponte, até acertar. Normalmente isso se faz tensionando ou afrouxando aquele parafusao que tem na ponte.

    Sinal de braço empenado é tratejamento (quando ele curva pra trás) ou ação (altura) das cordas bastante desigual no incio e no fim do braço (quando ele se curva pra frente).

    Dá uma procurada na busca aí, tem um monte de tópico sobre isso.

    Espero ter ajudado!
    Falow

    moog
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Acho que isso é a regulagem da ponte, cara... (2)

    fred_d_rocker
    Veterano
    # set/05
    · votar


    certo, vlw :P !

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/05
    · votar


    fred_d_rocker
    Como o Aston disse, isso aí é para perceber o ajuste de entonação. Para saber se o braço está empenado vc deve apertar uma corda num traste próximo à pestana e no fim do braço. Se ficar uma distância grande no meio entre a corda e a escala, o braço estará empenado.
    Abç

    fred_d_rocker
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    certo kra, vou regular a ponte e ver se é ela, pois a distância das cordas em relação ao braço não estão dando diferença(quando se aperta a corda no primeiro e último traste)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dúvida sobre um método para ver se o braço do baixo está empenado