Duvidas e Ajudas

    Autor Mensagem
    g_o j
    Veterano
    # dez/04


    Tipo gostaria que eu alguem com tempo me ajudasse e tirasse a medida da ponte até o começo do braço, e tirasse a medida de cada casa, pretendo fazer um baixo, mas por favor não zoem, e a largura do braço tbm.. por favor alguem me ajuda ae..

    uma duvida, aqueles baixos que nao tem casas definidas(lisos) como sao as notas, os espaço entre uma e outra?

    Bico
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    g_o j
    Cara, vc domina as técnicas pra fazer um instrumento?
    Pelo o q eu saiba é muito foda e não é difícil perceber q vc é "marinheiro de primeira viagem" nesse ramo. Mas procure na busca que vc vai encontrar informações e links sobre lutheria.

    Para encontrar as posições dos trastes no braço do instrumento, por exemplo, são necessários cálculos matemáticos, não é algo tão simples como vc pensa. Não é só cortar uma tora de madeira q o braço do instrumento estará pronto tb não. Vc tem que levar em conta, inúmeros fatores.

    Eu não entendo nada de lutheria, mas sei que é bem complicado. Se não fosse, a maioria dos músicos se arriscaria a fazer instrumentos.

    Mas aproveite que vc se interessa pelo assunto e pesquise direito. Afinal, temos mesmo q começar do zero, não é?

    Bico
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    g_o j
    Ah! aqueles baixos que nao tem casas definidas(lisos) são os baixos
    fretless (sem trastes). As notas se dispõem do mesmo modo que ocorre em um baixo com traste (fretted. Usa-se essa palavra? Heh!). A diferença é que é sem os trastes, mesmo! Hehe. E para soar a nota exata, toca-se em cima das marcações (onde eram pra ficar os trastes).

    Gira
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    g_o j
    Os espacos entre as notas sao os mesmos..soh que vc tem q ter a manha de toca sem olhar ....ouvir o som q sai sabendo q nota eh.Eu nunca toquei num fretless...mas no comeco ateh se acostuma deve se muito foda.

    Gira
    Veterano
    # dez/04 · Editado por: Gira
    · votar


    Tem uma galera aqui no forum que manja muito disso....vamo espera pra ver a opiniao deless..
    Abracos

    Ronin
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    g_o j
    COmo o Gira disse... tem gente no fórum mais gabaritada para te ajudar com isto. Mas, antes de mais nada, parabéns pela iníciativa... espero que, com a prática e o estudo, você se apaixone pela lutheria e venha a aumentar o time de luthires no Brasil.

    Abraço.

    joaozitorossi
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Gira
    Cara...acho q pra começar na luthieria, sem cursos, era legal você antes de fazer um instrumento, vc restaurar um. compre uma guitarra toda fudida, por 50 reais..sei lah...e trabalhe nela. Aprenda a lixar, passar a seladora, verniz, trocar trastes, polir...mecher nela também é interessante, diminuindo a grossura do braço e etc...Enfim..destrua a bicha, construindo uma outra guitarra...soh depois disso você comece a fazer instrumentos...primeiro o corpo, pois de tudo eh o mais facil...depois o braço...e assim..de primeira assim é muito dificil

    Leandro Silva
    Veterano
    # dez/04 · Editado por: Leandro Silva
    · votar


    Bixo, sério... não vou te zuar, não entenda dessa forma... mas você mal sabe o nome do baixo que não tem trastes e já quer fazer um?

    Não tô te zoando, blz?

    Faz assim ó brother...

    Compra os livros de luthieria do Edmar Luighi, um dos luthiers mais respeitados aqui no Brasil. Se chamam Guia Ilustrado da Guitarra e Guia Ilustrado do Baixo.

    O site dele é www.edmarluighi.com.br

    Vai ser um ótimo começo pra você ;)

    E faz o que o joaozitorossi falou. Pega uma guita de 50 conto e acaba com ela.

    Mas compra primeiro os livros pra pelo menos acabar com ela sabendo o que tá fazendo com ela.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvidas e Ajudas