Diferença entre baixo de 4 e 5 cordas

    Autor Mensagem
    Gouver
    Veterano
    # nov/04


    Olá pessoal, gostaria q se possível me esclarecessem algumas dúvidas com relação a baixos de 5 cordas, estou em dúvida, pego um de 4 ou d 5 cordas?

    - Vai ser mais difícil para aprender no de 5c?
    - Fica mais fácil tocar as músicas?
    - Um professor que só tocou no de 4c vai ter dificuldades para me ensinar a tocar num de 5?

    Se alguem puder dar um help, valeu ae.

    marcioazzarini
    Veterano
    # nov/04 · Editado por: marcioazzarini
    · votar


    Gouver

    As diferenças entre baixos de 4 e de 5 é questão de costume e de gosto pessoal mesmo.

    Tenho baixos de 4 e 5 cordas, e não noto diferença qdo troco um pelo outro.

    As únicas coisas que noto: no de 5 cordas o espaçamento é menor, o q "dificulta" um pouco pra executar slap, mas isso é questão de se acostumar;

    No de 5 cordas vc tem 5 notas mais graves (B, C, C#, D, D#), o que possibilita vc jogar mais peso na música;

    No de 5 cordas vc tem uma corda à mais (q é mais grave - Bzão), proporcionando novas possibilidades de digitação;

    Quem toca em 4 cordas toca em 5 cordas e vice-versa, não tem nada a ver esse lance de o cara não saber ensinar num de 5.

    É só questão de costume mesmo... (Essa é minha visão sobre o assunto)

    Abraços!
    ___________________
    Marcio Azzarini
    http://www.marciobasspage.cjb.net
    http://www.polosopostos.cjb.net
    http://www.basspoint.cjb.net

    Dark Avenger
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Gouver
    O marcioazzarini disse tudo. Eu particularmente prefiro um de 5 mas é tudo questão de costume.

    Thiago Poubel
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Concordo plenamente com o marcioazzarini... Toquei um bom tempo com um de 4 cordas e qndo peguei o de 5 ñ notei nada de diferente...

    glauber
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Eu pessoalmente acho que pra começar a aprender a tocar, o baixo de 4 cordas é melhor, tanto pela confusão das cordas qto pelo preço ;-D. mas depois de um tempo, o baixo de 5 cordas eh mto interessante, sendo quase obrigatório a tentativa de tocar...

    ArthurFelipe
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Soh acrecenta o corda B

    Rodrigobass
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Ah, é questao só de um poquinho de tempo pra se acustumar com o baixo de 5, afinal é só um B a mais. É rápido pra se adaptar, e vc vai ter mais liberdade e mais recursos num de 5. Fica tranquilo. Abraço.

    phgigante
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    E num baixo de 5 cordas qual seria o melhor calibre do encordeamento, o de .40 ou .45 ? Uso .40 mas acho que as cordas ficam muito soltas e as vezes quando toco mais forte trastejam, porem fico com medo de colocar a .45 e empenar o braço.

    Alastico
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Realmente..a diferenca eh apenas mais um corda...pra aprender talvez seja mais interessante 4cordas..mas depois nada q uma sizona pra dar um peso extra nas musicas...
    Nao sei..mas ainda sou um pouco adepto dos 6 cordas e dos 4 cordas...nunca fui mto de 5 cordas..=-D

    XaMBs
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    phgigante
    eu uso cordas 0.45, e n tenho problhemas....
    mas com certeza se vc for usar mto slap fica com as 0.40 msm pq tem um som melhor ( eu axo)
    abrc

    bya
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Eu penso diferente...

    Depois que eu comecei a tocar com 5 cordas/ 6 cordas me confundo p/ caralho para tocar num baixo de 4 cordas. Sério! Pq eu não uso corda solta nunca. Então, complica, viu! Tanto que o meu baixo de quatro cordas, agora tem uma B, em vez da E.
    (B E A D)

    Eu também evito de tocar com o de cinco, toco mais com o de seis, pq tb sinto falta da C.

    Bjo, Bya!

    Ivanov_br
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Não compliquem. É apenas se acostumar....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diferença entre baixo de 4 e 5 cordas