Pergunta simples sobre cordas

    Autor Mensagem
    HignocliuS
    Veterano
    # nov/04


    Na verdade é tão óbvio que tenho a impressão de estar errado, mas não custa confirmar:

    Cordas "roundwound" são aquelas usadas normalmente em baixos com traste, certo?

    Portanto, não existem roundwounds específicas para fretless, elas são as mesmas dos baixos com trastes, certo?

    Consequentemente, se eu colocar as cordas do meu freted no meu fretless, não vou estar causando nenhum desgate desnecessário na escala (além, é claro, do desgaste normal de roundwound), certo?



    Ps: Não aguento mais o som das flatwounds ahoeaheahoaehoaehoae

    marcioazzarini
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    HignocliuS

    Vc testá certo. Não existe Roundwound específica para fretless.

    Vc pode colocar tranquilamente no seu fretless, o único problema é que a escala ficará com umas marquinhas da corda, mas nada que danifique seu instrumento.

    Ronin
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    HignocliuS
    Supostamente, sim vai, pois os frisos da roundwound desgastam a madeira da escala, principalmente se vc slapar no seu fretless... o ideal para fretless é, inevitavelmente, as flatwound, principalmente pq o som deles é o som característico do fretless.

    Mas... se realmente vc quiser alterar um pouco o timbre, existe, apesar de eu nunca ter encontrado por aqui em Fpólis, cordas que são flatwound em um lado e roundwound de outro. No caso da D´Addario elas se chamam 1/2 Rounds. http://www.daddariostrings.com/DADProducts.aspx?ID=3&CLASS=ACCA

    HignocliuS
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    To ligado, achar halfwounds aqui na minha área tbm é praticamente impossível...

    Quanto a detonar a escala não me preocupo muito; já está um pouco marcada mesmo com flatwound, é inevitável... Eu tava planejando em trocar a escala mesmo. =P

    Valew.

    marcioazzarini
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    HignocliuS

    Esta questão de dizer que tal corda tem o som característico é muito particular... Vai do gosto de cada um.

    Como eu já disse em vários tópicos sobre fretless, eu prefiro cordas roundwound. O Arthur Maia tbm, assim como vários profissionais...

    O Zer071 estava descontente com o fretless dele (feito por luthier) aí eu sugeri para que ele experimentasse as round no lugar das flat que ele estava usando... Na hora ele me respondeu dizendo que praticamente virou outro instrumento, com muito mais roncado, e tudo mais...

    Como eu disse, vai do gosto de cada um.

    HignocliuS
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    É, eu ja peguei umas cordas reserva do meu baixo freted e coloquei no fretless. Nem deu tempo de afinar direito pq tinha que vir correndo pro trampo, mas deu tempo de ligar no amp e ver que ficou muito melhor, apesar de estar "trastejando"* um pouco na altura do "9° traste"* pra cima, na corda ré. Tenho que regular...


    *Trastejar no 9° traste de um fretless é comédia aheoaehoaheo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pergunta simples sobre cordas