transferindo de 5 para 4 cordas

    Autor Mensagem
    asterix
    Veterano
    # nov/04


    como faço pra transferir alguma musica q foi originalmente escrita em baixo de 5 cordas para um de 4.... eh soh tocar a nota em sua oitava, por exemplo, tem uma musica q a unica nota tocada na corda Si é pressionando a corda Si na 5a traste... (dando um Mi) dai pra transferir tenho que tocar a nota na sua oitava.. (me falaram isso) porem eu nao sei teoricamente, EMPIRICAMENTE, (analisando algumas tablaturas onde se dizia q a nota era tocada e depois sua oitava) q basta eu pular uma corda, e tocar na outra 2 trastes depois, por exemplo, nesse caso eu tocaria a mesma nota no baixo de 4 cordas na corda Lá, na 7a traste...q daria um outro Mi uma oitava mais alto, to certo? mas por que isso funciona? tem algo a ver com desenhos de escalas no braço do baixo? valeu

    gusbalduco
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Olha cara... se eu preciso dar um Mi e não tenho como dar numa quinta corda, dou ou na quarta corda solta e na quarta corda na 12 casa ou busco a nota na terceira ou demais cordas, depende do som que quero. se fosse o caso do Mi na quinta corda, num baixo de 4 cordas a nota Mi mais grave seria a própria 4 corda solta. Não sei exatamente se foi isso que vc perguntou, mas foi o que eu entendi.
    um abraço

    asterix
    Veterano
    # nov/04 · Editado por: asterix
    · votar


    se alguem tem a cover baixo desse mes, la tem transcricao de going under do evanescence, dai o transcritor fala q quem nao tem a corda Si deve tocar a mesma nota na sua 8a... eu to com o mesmo problema soh qoutra musica... eu queria entender melhor o q seria a sua 8a (sei q a mesma nota uma oitava mais alto... mas porque o jeito de chegar nela eh dakele jeito?)

    Gira
    Veterano
    # nov/04 · Editado por: Gira
    · votar


    nao sei se entendi direito mas seria maisomenos assim q se chega nas oitavas:Primeiro vc tem q saber q nota eh em cada casa,vo da o exemplo da nota G(Sol).O desenho ficaria assim

    G------------------------------- Começando na corda Mi na ksa
    D---2-3---5--------------------- 3 :Sol,Lá,Si,Dó,Ré,Mi,Fá,
    A---2-3---5--------------------- Sol
    .
    E-----3---5---------------------

    Esse Sol na 5a casa da corda Ré seria a oitava nota.
    Não sei se esclareci alguma coisa ou só compliquei mais..
    se tiver errado me corrijam por favor
    Abraços

    asterix
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Gira
    sim mas o q vc acabou de fazer foi "desenhar" a escala de Sol maior no braço do baixo, nao foi?

    asterix
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    era como eu imaginava, entao.

    Scourge
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    po, é melhor dar um downtune, tocar na oitava tônica fica mto diferente (se eu entendi direito)

    asterix
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Scourge
    o que necessaria e especificamente seria um downtune?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a transferindo de 5 para 4 cordas