Fender JB X Rickenbacker 4003 X Music Man SR4

    Autor Mensagem
    Tomcat
    Veterano
    # out/04


    Amigos do grave,

    Queria promover aqui um pequeno debate com vcs sobre esses três clássicos modelos vintages de 4 cordas mais idolatrados e famozos do mundo!
    Q sao os populares: Fender American Séries JazzBass, o Rickenbacker 4003 e o Music Man StingRay 4.

    Q acredito q algum desses seje o sonho de consumo de vários baixistas do planeta. E vai ser até bom para q os novos baixistas daqui do forum fiquem familiarizados com esses 3 modelos precursores do grave.
    Entao queria a opinião geral de vcs sobre os tres instrumentos, e pediria q vcs abordassem um pouco as perguntas abaixo tb, não precisa ser em ordem ou numerada, apenaz discutam do jeito q vcs quizerem, metam o pau, elogiem, esculachem, apreciem, falem bem, enfim, botem pra fora tudo o q vcs acham ou deixam de achar dessas tres máquina de grave, blz!?

    1-Qual é a diferença dos timbres de cada um?
    2-Qual deles tem o timbre mais bonito?
    3-Qual o mais confortável?
    4-Qual o mais versatil(variedades de timbres/controladores)?
    5-Qual deles é o mais bonito(desenho, design vintage)?
    6-Qual tem o melhor conjunto(beleza, timbre, versatilidade, conforto, peso, etc...)
    7-Enfim, faça uma parcial do q vc acha dos três.

    E para os q AINDA nao conhecem:

    1) Fender Jazz Bass : http://www.fender.com/products/show.php?partno=0190302

    2) Rickenbacker 4003 : http://www.rickenbacker.com/us/4003.htm

    3) MusicMan StingRay 4 : http://www.ernieball.com/mmonline/specs/instruments_stingray.html

    Obs: Apezar de tb serem vintages clássicos tb, deixei a Alembic e a Danelectro de fora pois não são tão populares quanto os tres citados no tópico, ok.

    Atençao: Algumas perguntas são pessoais(a questao de gosto), então lembrem-se q isso aqui é um debate democrático nao vizando brigas entre opiniões, oK!!!
    Obrigado

    Tomcat
    Veterano
    # out/04
    · votar


    AH, OS CLÁSSICOS HOFNER TB NAO ENTROU PELOS MESMOS MOTIVOS DOS ALEMBIC E DANELECTRO.

    Dark Avenger
    Veterano
    # out/04
    · votar


    1- o Rick tem som de nariz entupido, o JB tem um timbre mais vintage e menos pesado que o do MM e o MM tem um timbre bem roncado e pesado.
    2- Pra mim eh o do MM.
    3- O MM.
    4- o MM(tem 3 opções pra deixar o captador e ainda Eq de 2 bandas).
    5- MM.
    6- MM.
    7- O MM pra mim eh o baixo ideal em timbre, desing e peso(Tambem curto muito outros baixos). O JB eu so teria como baixo secundario e o Rick se eu ganhasse eu vendia.

    Tomcat
    Veterano
    # out/04
    · votar


    O Jazz Bass é um baixo excelente, vc consegue tocar praticamente de tudo com ele, apezar de ter poucas opções de
    timbre, seu som é inigualável, é um timbre meio pesado ao mesmo tempo sujo nos agudos, ahh sei lá, muito lindo! só vendo mesmo( mas eu prefiro o timbre poderoso do precision)
    A tocabilidade ja é beeeem dura do que nos baixos modernos.
    Ah, e ele é pesado tb!

    Falando no Rickenbacker, Cruiz Credo!!! Ele é um tanque de guerra! Mas a artilharia de som dele é pesada tb! É difícl se acostumar de primeira vez nele, precisaria de uns 3 dias no mínimo procê se adaptar nele, o braço dele parece uma tora de árvore... Mas o q ele tem de desconfortável pra tocar ele tem de beleza no timbre. O timbre dele é puxado prum médio grave BEEEEEMM roncado(pra metal n tem melhor), com mto peso(lembra mto o Precision) muito Foooooda, acho mais lindo q o do Fender JB, mas enfim ele não é nada versátil.

    O MM ja é o mais confortável deles, seu timbre é um grave suave e bem limpo, com médios bem definidos, e ele tem uma variedade de timbres excelente(em se tratando de vintages), mas é pesado tb.

    jrcintra
    Veterano
    # out/04
    · votar


    1- concordo com o dark avenger

    2- pra mim , o Fender American Séries JazzBass

    3- aih eh foda.. MM "eh da fender" e a propria fender tem uma mania ou seila o pq , de seus baixos serem tudo desconfortaveis.. pqp... qm toca num ibanez e tocah num fender e num MM vai senti uma puta diferente e dificuldade pra c acostumar....eh meio toscao de c tocar neles.. mais blz

    4- MM com certeza

    5- tem fenders JAZZ BASS(DETERMINADOS MODELOS) q pra mim tem o design mto mto mto lindo o e inigualavel.

    6- nao da pra responder isso... "Qual tem o melhor conjunto(beleza, timbre, versatilidade, conforto, peso, etc...)
    "
    Pra mim , PESO nao eh um requisito na qual eu priorizo em um baixo... meu timbre eh MEDIO AGUDO... mas resumindo , o problema dos fenders eh q eles nao sao tao versateis qto os MM , porem , eu prefiro o timbre dos FENDERS JB =)

    jrcintra
    Veterano
    # out/04
    · votar


    jrcintra
    a nao ser q vc pegue um fender JB e coloque um circuito ativo nele.. dae ele fica bastante versatil :P

    Dark Avenger
    Veterano
    # out/04
    · votar


    jrcintra
    O MM tem o braço muito confortavel e da de 10 no jazz bass. O braço dele eh um dos melhores que eu ja toquei.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/04
    · votar


    jrcintra
    Fender desconfortável!!!!!?????
    De onde vc tirou essa idéia?
    Já toquei em todos esses baixos em questão e o Jazz Bass é o melhor em termos de conforto, ergonomia e braço. Digo isto como luthier e baixista e NÃO GOSTO do design do Jazz Bass, prefiro o MusicMan (que aliás, também foi projetado pelo gênio Leo Clarence Fender).
    Quanto ao som, cada um deste tem uma característica timbrística bem diferente. O Rick por sua construção e madeiras ("neck-thru" e maple), O MM por causa do Pré do captador que é um equalizador paramétrico), e o Jazz Bass, porque, junto com o Precision É a referencia em matéria de baixo elétrico.
    Os Hofners são de escala curta (30,5 pol.) e semi acústicos, no que resulta em cordas mais frouxas e um timbre grave(em função da medida da escala) e de pouca sustentação(em função da construção). Os "Danos" tem um som surpreendentemente bom e uma engenharia totalmente inusitada (o corpo tem uma peça central de maple e o tampo e o fundo são de eucatex(!!!) e as laterais de papelão(!!!!). Os Alembic são um somatório de todas as engenharias "tops" pesquisadas antes (mas são pesados demais - como os Warwicks, e feios p/ c....).
    Abç

    Dark Avenger
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    e o Jazz Bass é o melhor em termos de conforto, ergonomia e braço
    Cara eu sei que vc eh luthier e o escambau, mas eu vou discordar. Ja toquei em um Stingray 5 e acho que o braço dele da de 10 a 0 no de um JB(ja toquei em um Marcus Miller). Ambos esses baixos são do meu professor e são bem regulados.

    Tomcat
    Veterano
    # out/04
    · votar


    jrcintra

    "Pra mim , PESO nao eh um requisito na qual eu priorizo em um baixo... meu timbre eh MEDIO AGUDO... "

    Amigo, o peso q eu estava me referindo não é o do som não, é o peso(massa) do baixo inteiro, se o baixo é pesado ou não!!
    Pois o baixo mto pesado provoca desconforto em apresentaçoes longas. E até problemas de coluna.

    Entendeu?!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Dark Avenger
    Tudo bem, esta é uma questão pessoal.
    Abç

    bass_player
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    1- O Rick tem um timbre bem roncado e pesado tb, o Fender JB tem um timbre lindo e inigualavel, só não tem muito peso... o MM tem um exelente peso e ótimos médios.
    2- Fender JB
    3- MM
    4- MM
    5- Fender JB
    6- MM
    7- O MM tem um timbre violento, bom pra caramba... e com muito peso tb, e é um baixo razoavelmente versátil. O Fender JB tem um timbre lindo e é um instrumento muito bonito tb, só não é muito versátil. O Rick tem um timbre que pra mim, é estranho... não curto, além de achar dentro desses 3, o mais feio.

    Meu favorito desses 3: Music Man Sting Ray
    2°lugar: Fender Jazz Bass (quase junto com o MM)
    3°lugar: Rickenbacker

    Alessandro Gomes
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Sting Ray,
    Sem dúvida o mais versátil e timbrado instrumentos destes. Já tive o Jazz Bass e não tiro o mérito da Fender. Mas acredito que ela mesma como criadora do Music Man original deveria ter investido mais no instrumento. Quando vendeu os direitos autoriais para a Ernie Ball garanto que não imaginava o sucesso que faria.
    Um erro cruscial de marketing.
    Abraço!

    Gui
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    1-Rick - som roncado e pesado, mto bonito o timbre
    JB - bastante medios e agudos
    MM - grave e medio, mas como eh ativo tb pode ficar bem agudo, timbre bonito e forte, sem igual
    2-Seria duvida entre MM e Rick
    3-MM
    4-MM
    5-Rick
    6-MM
    7-entre os meus sonhos de consumo, existem um MM e um Rick...mas não descarto a possibilidade de uim JB (apesar que esse seria mais pra te-lo do q toca-lo...apenas status...)[/i]

    fabio maciel
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    1 o rick tem um som bem médio, mas interessante, o fender é mais limpo e agudo e o music man tem um timbre gordo, pesado e brilhante.
    2 pra mim é do music man, tem um som alucinante, e depois o jazz bass, tem um timbre lindíssimo
    3 eu acho o fender, depois o mm e depois o rick
    4 MUSIC MAN sem dúvida alguma!
    5 depende do modelo fender e dependo do music man,
    6 music man
    7 music man: um baixo clássico, é so vc ligar a tv que vc vai encontar um carinho tocando nele, é um baixo poderoso!o fender, tb cara, é só o q o cara ve , FENDER, MUSIC MAN é só o q aparece! pq são os melhores O rick é legal só q vc ve pouco pq não se adapata a muitos estilos, por isso é inferior

    tedbass
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: tedbass
    · votar


    Taí um assunto que eu posso falar com propriedade.
    Eu tenho o prazer de possuir os tres baixos citados, com a diferença (se é que pode se falar em diferença) que o meu rick é o 4001 e não o 4003.
    Vai aí:
    1 - O music man stingray com circuito ativo tem uma infinidade de timbres, (mais versátil que os demais) mas tem como característica de timbre o médio-grave até por conta da captação mais próxima à ponte. O jazz bass possui um ótimo timbre grave/aberto (não é médio) limpo (definido em toda a extensão da escala) e maravilhoso mas com uma frequência mais baixa do que o MM por ser passivo, tem menos ganho e tem o som muito característico. O rick é o mais peculiar (talvez o baixo mais original e único em timbres do planeta- por isso é amado e odiado por vários baixistas). Seu timbre é mais puxado para o médio-médio e tem o melhor sustain(o que faz preencher todos os espaços da música) e som roncado ou anasalado como preferirem, mas você consegue um som gordo/grave e com pouco definição (quase acústico) se utilizar o captador do braço, produzindo um som bem vintage.
    2 - Não há como dizer qual timbre é mais bonito - são todos maravilhosos.
    3- Na questão de conforto o MM e o Rick são baixos mais leves do que o fender JB (o que também influencia na característa dos timbres), os braços dos MM e do rick são mais grossos do que o do fender JB. Como o braço do rick é acoplado ao corpo sem emendas e tem o grau inclinado para fora do corpo, posso atestar que é menos confortável que os demais, todavia, é coisa boba que não influencia tanto. Quanto ao JB e MM considero que têm o mesmo padrão de conforto.
    4 - O mais versátil é o MM, tem mais recursos de timbres.
    5 - Para mim o mais bonito é o rick mod. 4001 ou 4003 (independente da cor dos contrabaixos em questão). O jazz bass é clássico e ganha o segundo lugar.
    6 - Para mim os três tem tudo isso na dose certa.
    7 - Rickenbacker: visual e timbre peculiar e inigulável. Fender Jass Bass: visual clássico, timbre clássico e pau para toda obra. Music Man stingray - versátil, confortável e com recursos de timbres na medida certa.

    Rogério Sobreira
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: Rogério Sobreira
    · votar


    Bom em primeiro lugar vou citar meus idolos e seus respectivos baixos que eles usam:
    _Geddy Lee lenderio baixista do Rush e o cara destroi um rick
    _Chris Squire o baixista do Yes. Puta merda ele é fantastico e usa um rick ouçam The Fish e pirem com o som do Rick
    _Roger Glover bom ele usa o Rick so na turne do Machine Head mas é fantastico


    o Rick é perfeito é o melhor pra quem quer tirar o som setentao ele tem um som rachado, simplismente o melhor!!!!! Vou ate vender o meu Tagima B4 pra comprar um rick desde que eu ouvi o Rush e o Yes eu pirei ... alias eu sou de goiania alguem sabe aonde vende um Rick e quanto custa????



    agora é a vez do JB:
    _Jonh Paul Jones ele é o que mantem o zeppelin no chao para deixar Page e Plant voando alto o cara usa um JB (alguem ja vio ele com outro baixo???????????)
    _Billy Cox (pra poucos que conhecem, o baixista do Jimi Hendrix)sem comentarios... O que o cara faz no baixo poucos fazem ele tocava com o Hendrix!!!!!! Ele usava um JB e muito bem por sinal



    bom o JB é macio tem um bom visual (coisa que o Rick nao Tem)um som aveludado e o braço é otimo antes de eu ficar doido por um Rick eu tinha planos de usar um JB, bom ainda tenho...

    Sobre o Music Man:
    foi o Leo fender que fez..........
    nunca toquei num
    mas varios caras de bandas pop usam ele
    nao sei por que
    e nem sei que caras usam esse baixo nada contra

    Half
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Ah, não vou responder tudo certinho, mas vou dar minha opinião sobre o JB e o MM... Rickembacker eu nunca toquei...

    Jazz Bass - Pra mim, o melhor timbre do mundo e são lindos.

    MM - Timbrão pra slap, tocabilidade e é bonito.

    Rickenbacker - Nunca toquei em um. Feio como o resto dos instrumentos da marca.
    Rogério Sobreira
    Cuidado hein, Geddy Lee usa atualmente Fender Jazz Bass...

    dominico
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Half
    Cuidado hein, Geddy Lee usa atualmente Fender Jazz Bass...
    é por isso que o som do rush hoje não chega aos pés do tempo em que o Geddy usava o rick 4001. To certo ou tô errado?

    Psyco_Terapy
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Alguem sabe quel o preço dos baixos citados?

    Half
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    dominico
    Não penso assim não viu, acho que mudou sim o timbre, mas continua poderoso!!! Acho bem legal os dois.

    glauber
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    eu compraria um Sting Ray, um Rickenbacker 4003, um ibanez SR, um Alembic, um Aria Pró SB, e um Ladessa (nessa ordem) antes de por as mãos num Fender JB...
    Mas como é questão de gosto, não vou discutir....

    Psyco_Terapy
    o Fender vareia de 2 a 10 paus ("aquelas séries")
    o MM deve tá uns 3 ou 4 mil reais... não tenho certeza...
    o Rick não tem um preço de tabela mas normalmente rola de 3,5 a 4 mil um usado....
    o Alembic eu não tenho a menor noção...
    o Ibanez deve tá uns 3 paus...
    o Aria pró usado deve tá uns 1,3 a 1,5 mil...
    o Ladessa não sei tb...
    (preços em real)

    Half
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    glauber
    Pô Glauber, Ibanez SR e Aria Pró SB antes do JB? Gosto é gosto mesmo, já vi que o seu é bem diferente do meu hehehe =)

    feião
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    1- resposta:- bem eu tenho somente baixos genericos, ou sejam feitos por luthie sob medida e com as mesmas peças dos baixos originais, rickenbacker, como ja foi respontido anteriormente é roncado, demora para se acostumar, o jazz bass para mim é perfeito, grave com agudos e um pouco de medio, e o mm é roncado com medio absurdos e agudos presentes.
    2- na minha opiniao o jazz bass é perfeito, gosto mais dele.
    3-o jazz bass e mais confortavel.
    4-na versatilidade tambem é o jazz bass.
    5-em questao de visual o rickenbacker eu acho fora do comum, muito bonito.
    6- em conjunto acho que o jazz bass é perfeito.
    7-o rickenbacker é vintage no ultimo grau, o jazz bass é vintage mas é presente na musica atual, e o music man é um demonio de som, muiiito bom, mas é especifico quanto ao estilo de musica.
    até mais a todos.

    limanegative
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    music mans pra mim sao os melhores baixos, mas eu sou suspeito pra falar!!!!!!!!!
    eu quero ter uns 3 music mans de modelos diferentes pra depois pensar em comprar outras marcas de baixo

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    1-Qual é a diferença dos timbres de cada um?
    O Fender tem um som vintage clássico. 90% dos rock ingleses dos anos 70 é com esse baixo. Roncado e definido. Acho muito legal.
    Rickenbaker é realmente som anasalado. Como se fosse um Fender com nariz entupido. Mais grave e menos definido.
    Já Music Man Stringray é mais grave e profundo, devido principalente a sua captação ativa. Mas tem um que de "sujeira" típica de som negro.

    2-Qual deles tem o timbre mais bonito?
    Isso é totalmente genérico e sem resposta. Acho a Paula Toller mais bonita.

    3-Qual o mais confortável?
    Se eu fechar o olhos não sei se estou tocando Music Man ou Fender. Têm a pegada idêntica. Já toquei os 2 em shows e não há diferença ergonômica entre eles. Rick é o que menos toquei. É mais desequilibrado. Se você soltar o braço, pende para baixo. Além disso o corpo é mais fino e reto, não tem os cortes do Fender e Music Man que os tornam mais confortável.
    Portanto Fender e Music Man tem o mesmo grau de conforto e seus braços são bem parecidos. Já Rickenbaker é mais desconfortável ao meu ver.

    4-Qual o mais versatil(variedades de timbres/controladores)?
    Fender Jazz Bass sem dúvida. Estou surpreso de ler num fórum de músicos, várias opiniões sobre a versatilidade do Music Man...
    O music Man é muito indicado para rock. Ele é bem grave e roncado para isso. Para jazz é ruim. Para samba é totalmente impróprio. Se alguem for em fórum de músicos mais experientes verá que versatilidade de Music Man é muito questionada. É um baixo específico para som com mais groove.

    5-Qual deles é o mais bonito(desenho, design vintage)?
    Essa resposta também não existe é subjetiva. Acho a Paula Toller mais bonita... não sei se disse isso.

    6-Qual tem o melhor conjunto(beleza, timbre, versatilidade, conforto, peso, etc...)
    Essa resposta também não existe é subjetiva. Acho a Paula Toller mais bonita... não sei se disse isso.

    7-Enfim, faça uma parcial do q vc acha dos três.
    Acho os 3 sensacionais e espero ter os 3 no meu Set. Estou trabalhando firme para isso !!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fender JB X Rickenbacker 4003 X Music Man SR4