Fender Jazz Bass x Rock/Heavy Metal

Autor Mensagem
krloz
Veterano
# out/04


Pessoal, até o final do ano ou inicio do ano que vem to adquirindo um Fender USA ou Mex Jazz Bass, depende da grana que eu tiver até lá. Bom, queria saber a tocabilidade do mesmo com estilos voltados pro rock/heavy/hard metal, se tem alguem que já teve a experiência de tocar com esses estilos, pois dizem que os Precisions são melhores nesse caso.

Dark Avenger
Veterano
# out/04
· votar


krloz
Pra heavy naum eh muito indicado naum, mas pra hard e rock em geral eh sim (mas eu ainda acho que um PJ se encaixe melhor).

VFR
Veterano
# out/04
· votar


Pra hardrock um baixo Jazz da conta do recado muito bem. Basta ver Geddy Lee ou Jeff Ament de Pearl Jam nas musicas mais pesadas. Mas pra metal sei ñ...Pra metal ACHO que um precision é melhor. O fender dimension bass parece uma boa escolha, bem versátil com captação P/J

Tomcat
Veterano
# out/04
· votar


krloz

Brother, nao existe éssa palhaçada de um baixo só servir para determinado tipo de musica e talz... Um baixo eletrico serve pra tocar tudo!!!
Éssa estória de pra cada estilo de musica tem um baixo recomendado é PURO MERDA de quem nao entende do instrumento ou não toca porra nenhuma!!

Sem +

krloz
Veterano
# out/04
· votar


É galera... meu sonho de consumo é um MM Sting Ray, mas custa dois olhos da cara. Acho que vou pegar o jazz bass mesmo. Alguem tem mais alguma opiniao ou sugestao?

BlackBass
Veterano
# out/04
· votar


Tomcat
cara, acho que não é bem assim, com certeza, um cara que toca muito vai arregaça com um jazz bass num estilão como o metal mas ele realmente tem uma saída menos forte e tipo, pra metal pelo que eu saiba é isso, pegada com uma saída forte ( que não e uma característica de um jazz bass ),
mas quem sabe do som é quem vai toca, se ele curte e sabe encaixa legal porque não? além do mais eu realmente não toco bem, posso até não entender do instrumento, mas estou, ao longo de um ano + ou - me ''aperfeiçoando'', procurando sem pre saber mais, então se eu falei merda me desculpe ok!
abraços!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/04
· votar


Dark Avenger
O baixista do Judas Priest não larga seu velho Jazz Bass, O Trevor Bolder (Uriah Heep) toca num velho precision. O instrumento usado nada tem à ver com o estilo q o sujeito toca, tambem não existe isso de saída forte, pois os captadores Fender passivos são A referencia em termos de captacão. O que interessa é a forma COMO o músico toca, e a relacão entre isto e seu equipamento (qualquer que seja ele, com um mínimo de qualidade).
Abs

Dark Avenger
Veterano
# out/04
· votar


O que interessa é a forma COMO o músico toca
Sim isso eh verdade, mas entre um Fender precision/jazz bass ou um Ibanez SR ou qualquer outro baixo nesse estilo(5 ou 6 cordas, captadores soapbar geralmente humbuckers) qual se encaixa melhor? Com certeza o Ibanez SR e genericos se encaixa bem melhor para o metal em geral(talvez naum o heavy tradicional, mas sim para o melodico, progressivo, death, black, doom....).

jrcintra
Veterano
# out/04
· votar


kra...
concordo com o tomcat..
tipo...
o segredo de tudo ta no EQUIPO DE SOM , e guardem bem isso...
UMA BOA EQUALIZACAO FAZ MILAGRES...
um kra q REALMENTE ENTENDE de frequencias equalizacoes em geral , consegue tirar um puta som em qqr baixo e em em qqr estilo musical... isso em conjunto com o sistema de som.. amp e tal.. faz MILAGRES...

nao to dizendo q o baixo nao eh importante.. logico q eh... hehe...

jrcintra
Veterano
# out/04
· votar


krloz
logico q vc tem q t uma nocao tb..
c tu queh tocah um metal pesado.. barulhento...
captadores humbuckings vao te facilita e mto a vida...

Tomcat
Veterano
# out/04
· votar


"isso em conjunto com o sistema de som.. amp e tal.. "

Esquecí de citar isso, mas é por aí mesmo.

Dark Avenger
Veterano
# out/04
· votar


jrcintra
Mas ai não vem ao caso porque agente ta falando do bass mais indicado, independente de equipo. Mas vc ta certo sim...um amp bom faz milagres.

krloz
Veterano
# out/04
· votar



logico q vc tem q t uma nocao tb..
c tu queh tocah um metal pesado.. barulhento...
captadores humbuckings vao te facilita e mto a vida...


jrcintra,
Na verdade, eu toco diversos estilos (do rock/heavy ao jazz), portanto preciso de um baixo versatil e que me agrade no timbre. A minha duvida é se vou consseguir isso no Jazz Bass.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/04
· votar


krloz
Sem dúvida!

Tomcat
Veterano
# out/04
· votar


krloz

"portanto preciso de um baixo versatil e que me agrade no timbre. A minha duvida é se vou consseguir isso no Jazz Bass."

O q vc chama de versatilidade???
Acho q vc ta invertendo as bolas.
O timbre de um JazzBass(original) vai t agradar e muito, é lindo maravilhoso, mas não é nada versátil pois o timbre dele é único e "o" único dele tb, não tem como vc tirar outro timbre dele(a n ser com pedal, lógico), é um dos poucos baixos q conheço q não tem variações de timbres nenhuma!! É só aquele timbre e cabô!! Vai ser aquele timbre pra sempre, quem já teve oportunidade de tocar num Fender JazzBass sabe o q eu estou falando. Hj como nós baixistas estamos acostumados com baixos mais evoluidos tecnológicamente q são super versáteis etc, q tem equalizador pra tudo embutido neles, achamos super estranho quando pegamos um vintage desses pra tocar, vc só faz um tipo de timbre.
Os reis do Jazz atuais no mundo vc nao vê Fender na mão deles, pelo contrário, tu vê Warwick, Ibanez, Yamaha, pois esses baixos tem uma variedades de timbre enormes!!!!

Lembre-se: NÃO estou falando q os Fenders sejam ruins, seria uma "blasfemea" de minha parte, é um dos timbres mais lindos do mundo dos baixos q conheço, mas só tem esse timbre, e com isso não são tão versáteis como vc está achando.

Se tu gosta de vintages e quer versatilidade e tem dindin, vai de MusicMan na cabeça! Alguns Alembic e Danelectro tb.
Até aqueles "balaio" dos Rickenbacker da pra fazer ums troço neles. Se bem q esses MM de hj, de vintage não tem porra nehuma!

É isso aê, desculpe se ficou grande
:)

jrcintra
Veterano
# out/04
· votar


Dark Avenger
aham... porisso eu falei ali no final.. q o kra tem q t uma nocao tb..
c o kra for toca um som mais jazz... meio vintage... um jazz bass eh mais indicado do q um musicman..(logico q usuarios dem usicman podem tocar jazz... mas o som vintage de um fender jazz bass por exemplo , dah uma "ajuda" pra c conseguir o timbre ideal nesse estilo)

krloz
Veterano
# out/04
· votar


Tomcat
Concordo com você que o Jazz Bass tem um timbre único e que agrada a muitos, porem eu acho que com um bom amplificador ou com um bom sistema de caixas + cabecote é possivel explorar bem o Jazz Bass.

jrcintra
Veterano
# out/04
· votar


krloz
Bom cara , eu ja penso diferente do tomcat. Respeito a opiniao dele , mas pra mim , como eu disse , um bom amp e uma boa equalizacao fazem milagres... tem timbrs como o do john myung , q da pra c conseguir com uma certa "perfeicao" c tu equaliza direito...(por exemplo... c tu joga o timbre bem mais pro captador do braço e tirar todo o TONE do bass... tu consegue um timbre parecidissimo) e olha q meu baixo eh um TAGIMA TG 550 com captadores EMGJ(porisso to te falando... meus caps sao jazz bass e tiro sons desde myung ateh JACO )
o segredo ta em vc manjah de frequencias , equalizacoes e tal... torno a repetir , logico q c vc quer versatibilidade , sera mto mais facil c vc comprar um baixo versatil(mais nao eh impossivel de vc conseguir tirar certos timbres com um jazz bass)

OS IBANEZ SAO BEM VERSATEIS(os modelos mais tops) em funcao do equalizador "interno" deles

jrcintra
Veterano
# out/04
· votar


kra... experimenta por exemplo liga um fender jazz bass num
cabeçote meteoro MW 1600 PRO , ligado a uma caixa meteoro 810 BS 1600 pra tu v a infinidade de timbres q tu consegue.... esse cabeçote eh excelente!

jrcintra
Veterano
# out/04
· votar


ateh c eu liga meu golden num equipo desses , fica com um som matador

Tomcat
Veterano
# out/04
· votar


jrcintra
"ateh c eu liga meu golden num equipo desses , fica com um som matador"

Para aê! Vc tava indo bem, mas agora vc apelôô!!!
AHuHAUHAUHAUhAUhAUhAUhAUH

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/04
· votar


Srs,
Acho que sou um pouco mais velho q vcs (embora não toque nada) e sou luthier a alguns anos aqui no RJ. Tenho usado um 5 cordas tipo Precision construido por mim com captadores Kent Armstrong passivos e em minha pedaleira possuo 5 pedais, incluindo um Fuzz feito por mim, e meu som é pesado e bem variado, e não há nada que meu instrumento, que é bem simples (2 assimétricos e 1 Hb na ponte), não faça. Não vejo a menor necessidade de possuir um Warwick (no qual aliás já toquei), ou Ibanez ou Yamaha - Talvez um MusicMan sim!

krloz
Veterano
# out/04
· votar


Nossa, a galera realmente nao deixa de lado o MM. Quero testar um só pra ter o prazer mesmo, porque o preço...

Tem o OLP que é beeem mais barato, mas sera que colocando uns captadores da seymour duncan fica ao menos parecido com um MM Sting Ray?

Tomcat
Veterano
# out/04
· votar


krloz

"Tem o OLP que é beeem mais barato, mas sera que colocando uns captadores da seymour duncan fica ao menos parecido com um MM Sting Ray?"

Não, pois até a fabricação deles são diferentes, e o material usado tb.
Por eles serem parecidos não influe em absolutamente nada.

jrcintra
Veterano
# out/04
· votar


Tomcat
wehauieawheiuawheiuw

harakiri
Veterano
# out/04
· votar


"Os reis do Jazz atuais no mundo vc nao vê Fender na mão deles"
o Marcus Miller, o Jeff Andrews e o Victor Bailey usam fender...
e olha que o jeff andrews nem é endorser da fender e sim da yamaha

Tomcat
Veterano
# out/04 · Editado por: Tomcat
· votar


harakiri

" Marcus Miller, o Jeff Andrews e o Victor Bailey usam fender... "

Amigo, eu faleu sobre o timbre dos American Series JazzBass normal(os passivos lendarios da Fender caros pra caraio), e NÃO sobre baixos customizados!!
Os baixos desses mestres q tu citou aê são tudo customizado, de Fender JazzBass só tem a marca e o formato mesmo, pq o resto....
Entao nao fale o q vc nao sabe.
O do Marcus Miller é quase todo customizado, é ativo, tem circuito ativo, equalizador, chave ativo/passivo, ponte apecial BandAssII e o cario a quatro...O do Victor Bailey é mais customizado ainda, Corpo todo em mógno, Circuito ativo, 22 trastes Jumbo, Capts série Noiseless e etc... da´uma olhada no controlador/equalizador dele: "Master Volume, Pan Pot, 3-Band Active EQ with:
Treble Boost/Cut: +/- 10 db @ 8kHz, a shift in the cut frequency, and about a 2dB slope per octave.
Mid Boost/Cut: +10dB, -15dB @ 500Hz, and a wide band slope.
Bass Boost/Cut: +/- 12 db @ 40 Hz, with a 4dB slope per octave.
"

Baixo customizado vc tira o timbre q vc quizer, pois ele é feito conforme o seu gosto e estilo q tu toca, sacô! O q nao acontece com os JB de fábrica.

E por aí vai...

harakiri
Veterano
# out/04 · Editado por: harakiri
· votar


o jeff andrews usa um jazz bass de 70 com umas pocas modificações
e apesar de ser customizado som do fender marcus miller é som de jazz bass "lendário" e nao de ibanez e muito menos de warwick...
o mesmo vale pro jazz bass do victor bailey que você se deu ao trabalho de copia as especificações do site da fender...

agora velho,
de boa, relaxa...
eu nao tava (nem to) querendo ofende seu "conhecimentos" nem te tratando como ignorante, que nem voce me trato: "Entao nao fale o q vc nao sabe." "Baixo customizado vc tira o timbre q vc quizer, pois ele é feito conforme o seu gosto e estilo q tu toca, sacô"

entao serio,
relaxa ae...

Tomcat
Veterano
# out/04
· votar


harakiri

"que você se deu ao trabalho de copia as especificações do site da fender..."

Isso é para tu ver q o timbre e configurações desses baixos não tem NADA haver com o timbre dos JazzBAss "normais", pois foram alterados atravez de customização de seus endorses.
Bem, tentei t explicar, já q tu não quiz entender o problema é teu. Fique com a sua opinião e eu com a minha, blz!

To relaxado
=)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fender Jazz Bass x Rock/Heavy Metal