Autor |
Mensagem |
dio_evangelista Veterano |
# set/04
Galera, estou precisando da ajuda de vocês.
Comprei um baixo novo e estou tendo dificuldades para regulá-lo.
Na verdade, nunca regulei um instrumento antes, mas pra tudo tem que ter uma primeira vez. Então peguei alguns tutoriais na internet e fui tentando aprender.
Então o que acontece é o seguinte: o tensor me pareceu estar bem regulado. Fiz o teste de colocar um dedo na 1ª casa e outro na última, e ver a distância que fica entre a corda e o traste no meio do braço. Mais ou menos a espessura de um cartão de crédito.
Mas quando as cordas estão soltas, elas ficam muito altas. Não sei a medida em polegadas, mas deu mais que 0.5 cm!
É quase o dobro do que eu gostaria. Eu tentei abaixar as cordas lá na ponte, mas por mais que eu girasse os parafusinhos a corda não saía do lugar.
Que estou fazendo de errado ?
PS: Não tenho nada contra Luthiers não. Tenho certeza de que eles são pessoas muito gente finas. :)
Mas o lance é que eu não quero (e nem po$$o) ficar levando o instrumento pro Luthier toda vez que eu quiser fazer um ajuste.
Sei que minha regulagem não ficará igual a de um profissional, mas pelo menos o básico eu gostaria de aprender. Por isso estou tentando regular na cara e na coragem.
|
Ronin Veterano |
# set/04
· votar
dio_evangelista
A ponte tem diversos parafusos, talvés você esteja mexendo no errado. Primeiro, ela tem parafusos grandes que prendem ela ao corpo do instrumento (não mexa nestes, please. :D)
Depois, ela tem um (ou dois) parafusos menores, normalmente do tipo Allen (sextavado) que ficam em cima do suporte da corte... estes são os parafusos que controlam a altura desta peça. Quando forem dois parafusos, aconselho ir mexendo um pouquinho em cada um, aos poucos... caso contrário, pode ser que ao torcer mais um que o outro, meio que empaque... daê basta voltar um deles um pouquinho para voltar a subir. Mantendo sempre meio nivelado.
O outro parafuso fica atrás da ponte (próximo aonde você prende a correia) e este contolar a distançia do "carrinho" da corda. Serve para ajustar as oitavas.
Bem... se você estiver mexendo no parafuso certo, a ponte deveria estar subindo (ou baixando).
|
dio_evangelista Veterano |
# set/04
· votar
Pois é. São nesses sextavados que estou mexendo. E a corda não está descendo.
|
Ronin Veterano |
# set/04
· votar
Bem... o parafuso deve se mover dentro do suporte... quando vc atarracha, o parafuso desce e o cavalete sobe... quando vc solta, o suporte desce... veja se, quando vc desatarracha se o parafuso sobe (veja se o suporte está tocando a base da ponte).
|
Nando Bass Veterano |
# set/04
· votar
dio_evangelista
melhor coisa q vc tu faz é levar o bass num luthier cara... se vc ta indo no parafuso correto e nao ta dando nada pod ser q teu braço esteja muito empenado...
|
Bruno Banda Veterano |
# set/04
· votar
Como eu disse outro dia, nenhum, NENHUM baixo vem regulado de fábrica. Isso aí, luthier nele...
|