OMB, oq vcs acham?

    Autor Mensagem
    Paul_DanielF
    Veterano
    # set/04


    Onde passa um boi, passa uma boiada. A OMB (Ordem dos Músicos do Brasil) perdeu em Brasília, no STJ, e a liberdade para os músicos está garantida em caráter definitivo: esse foi o resultado do Primeiro Processo no Rio Grande do Sul, garantindo aos músicos o direito de exercício pleno de suas atividades profissionais sem a intervenção da OMB. O processo começou em 2001, quando o advogado Ilan Himelfarb ingressou com mandado de segurança contra a OMB, para garantir aos músicos Wander Wildner, Jimi Joe, Os Replicantes, Bruno Suman, Flávio Santos (Flu) e Júlio Cascaes (Os Hipnóticos) o direito do pleno exercício de suas atividades artísticas sem a obrigatoriedade de ter inscrição na OMB. Eles ganharam na primeira instância, na segunda e na terceira, em Brasília, no STJ. Outras bandas, como Walverdes, Buenas Tchê, Laranja Freak e Black Master também tiveram garantidos os seus direitos constitucionais de exercício da profissão de músico através de mandados de segurança. Agora, a porteira está aberta e basta outros músicos do país buscarem seu direito para não ter mais a obrigatoriedade de se filiar à OMB.

    Ae este texto foi publicado num site de uma revista, parece q está ficando pequena p/ a OMB, eu gostaria de saber oq os baixistas e frenquentadores desse fórum acham disso tudo q tá rolando com a OMB, a influência q esses resultados obteram sobre nós, e tb gostaria q qq um q tivesse alguma notícia a mais postasse aqui tb, ou num novo topic. Vlw ae e muito obrigado.

    Rdrowned
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Não conheço ninguém que tenha tido algum beneficio da OMB. Particularmente acho uma vergonha termos que pagar uma instituição para tocar. A principio acho que ela deveria funcionar como um sindicato mas na pratica considero o que ela faz um roubo dentro da lei ! Dizem que a justiça tarda mas não falha ... nesse caso eu concordo !

    DC Master
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Paul_DanielF
    Como diria minha professora da ULM, a OMB só serve para cobrar taxas e multar... Ela NUNCA fez nada pela classe musical desse país... No link abaixo existem maiores infos...

    http://www.apademp.org.br/juridico/juridico.htm

    Paul_DanielF
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Vlw Dc Master, obrigado pelas informações, e pela opinão tb.

    Claudio Natureza
    Veterano
    # set/04
    · votar


    eu acho ridículo ter que pagar para fazer arte, será que bethovem pagava?

    DC Master
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Claudio Natureza
    Na verdade a expressão artística é um direito constitucional... A OMB pode regular a atividade profissional mas não pode coibir a expressão artística... É sobre esse direito constitucional que as ações estão sendo orientadas...

    Rafael de Camargo
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Agora as coisas estão indo pelo caminho certo. A OMB realmente tem que existir, mas para ajudar os musicos e naum para prejudicalos. O que tem que mudar são as pessoas que estão la dentro da OMB.

    DC Master
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Rafael de Camargo
    Concordo com vc... Como pode um kra estar na diretoria desde 1965 (se não me engano)... Quase 4 Décadas de marasmo...

    Anderson_bassman
    Veterano
    # set/04
    · votar


    A OMB (Ordem dos Músicos do Brasil) perdeu em Brasília, no STJ, e a liberdade para os músicos está garantida em caráter definitivo: esse foi o resultado do Primeiro Processo no Rio Grande do Sul, garantindo aos músicos o direito de exercício pleno de suas atividades profissionais sem a intervenção da OMB. O processo começou em 2001, quando o advogado Ilan Himelfarb ingressou com mandado de segurança contra a OMB, para garantir aos músicos Wander Wildner, Jimi Joe, Os Replicantes, Bruno Suman, Flávio Santos (Flu) e Júlio Cascaes (Os Hipnóticos) o direito do pleno exercício de suas atividades artísticas sem a obrigatoriedade de ter inscrição na OMB. Eles ganharam na primeira instância, na segunda e na terceira, em Brasília, no STJ. Outras bandas, como Walverdes, Buenas Tchê, Laranja Freak e Black Master também tiveram garantidos os seus direitos constitucionais de exercício da profissão de músico através de mandados de segurança. Agora, a porteira está aberta e basta outros músicos do país buscarem seu direito para não ter mais a obrigatoriedade de se filiar à OMB.


    Aqui no Paraná uma liminar na justiça (que eu acho que está em vigor ainda) concede aos músicos o direito de trabalhar sem a necessidade de um registro na OMB. Não tenho o registro na OMB e em várias vezes que trabalhei com duplas sertanejas daqui da região de Londrina em bares, boates eu nunca fui abordado por algum agente da OMB. Se a OMB fizesse como o CREA (no qual sou registrado como técnico em eletrônica), ou seja, oferecesse benefícios aos músicos como convênios, assistência previdenciária, seguros saúde ou seguro de vida (o músicos viajam de cidade em cidade e se acontecer algum acidente que o deixa inválido ou perde a vida?) aí poderíamos até concordar com a existência do órgão. Mas se apenas concede carteirinhas e cobra altas tazas de que adianta ter a OMB?

    Paul_DanielF
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Anderson, sabe me dizer se alguma liminar está, ou esteve em vigor q atrapalhasse a vida do músico ai no Paraná?

    Pessoal muito obrigado pelos post, opiniões e informações, fico agradecido e continuem postando. Vlw

    PuNk Bass
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Paul_DanielF
    Anderson_bassman
    De quando que eh essa liminar?? Com qual governador?

    Vcs sao paranaenses tb? Que legal, eu sou de PG

    Paul_DanielF
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Punk eu não sou Paraneanse, mas estou interessado pois vou prestar vestibular ai(em Ctba p/ ser mais exato), e tenho a intenção de passar a viver ai, e estudar e tal, então é importante q eu saiba como está o andamento das coisas em relação a isso. Flw ae. Aguardo notícias.

    Anderson_bassman
    Veterano
    # set/04 · Editado por: Anderson_bassman
    · votar


    Olha pessoal, na verdade foi uma notícia que eu vi há um tempo atrás (acho que foi na época do Jaime Lerner). Se não me engano foi uma liminar ou mandado de segurança concedido a um grupo de músicos de Curitiba trabalharem sem necessitar da carteirinha e que talvez pudesse abrir uma "brecha" para que outros musicos possam ser beneficiados se entrarem com os mesmos pedidos. Eu estou apurando melhor esse fato e eu mandarei para vcs maiores novidades.

    Eu não sou músico profissional mas já toquei (por hobby, ou "bico" como quiser entender) em alguns bares e tenho hoje amigos músicos por "ganha-pão" então eu sei como é a realidade desse pessoal.

    mais uma coisa vejam estes endereços:

    http://www.ombsp.com.br/palavra.asp

    http://www.correiomusical.com.br/omb_inconst.htm

    http://www.ouvirativo.com.br/textos/omb%20b.htm

    http://www.rbonelli.hpg.ig.com.br/ (não sei ele é membro do fórum mas vale a pena dar uma olhada no site)

    Anderson_bassman
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Essa é uma loooonga discussão.....

    CarloPiccolo
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Sou Curitibano e musico da noite e temo pela intervenção da OMB no meu trabalho, gostaria de saber se algum de vocês sabe me dizer onde posso obter mais informações sobre essa liminar, para que eu possa tirar uma cópia e andar com ela em meu trabalho.
    Embora eu seja violonista achei super interessante esse tópico.

    Shakal
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Olha, ao meu ver um orgão como a OMB tem que existir, mas principalmente tem que FUNCIONAR! Pq ficar pagando só pra encher o bolso do pessoal... É igual com qualquer outra profissão por ai, vc paga, vc tem que receber algo em troca, não simplesmente o "direito de exercer". Aí já vira sacanagem (como 99,9% de tudo que é feito no Brasil).

    E tenho dito!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a OMB, oq vcs acham?