samba

    Autor Mensagem
    dhulhowww
    Veterano
    # jul/04


    opa, td bom com voces ?
    sou novo ... comecei a 5 dias com um baixo que comprei por 35 reais todo ferrado, meu amigo arrumou e to fazeno uns barulinhos com ele ligado no pc.. qria aprende umas levadas de blues e principalmente samba..
    agradeço quem poder me ajudar
    obs: soh sei ver tablatura.. partitura nao :D

    fox_123
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Cara, tem um fita que o arismar gravou pela MPO que ele faz diversas conduções de musica brasileira, é muito legal, você deve encontrar no www.freenote.com.br. Agora tem também um livro do Adriano Gifone que é muito bom, é so sobre ritmos brasileiros, com varias variações para cada ritmo apresentado, incluindo um CD exemplificando cada ritmo e variação apresentada. Quanto ao blues, acredito que vc tenha uma variedade maior de livros no mercado.

    Obs.: Em relação a fita de video e o livro do Gifone, falo com conhecimento de causa, porque tenho os dois.

    dhulhowww
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    obrigado mas fox eu so mt novo tpw, voce tem tablatura ou coisa assim ae?

    fox_123
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Tudo bem, vou ver se consigo arrumar pra vc..

    Miguel Junior
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Alô rapaziada....

    Toquei recentemente, por pouco tempo, numa banda de pagode e gostaria de registrar minha esperiência como iniciante que caiu no fogueira , talvez possa ser util ou talvez alguém se identifique...rss:

    Tirei pouquíssimas músicas pois a banda era meio desorganizada e demorou a me dar o cd com as músicas... tive de sair tocando... olhando para o violão ou ,ás vezes, qndo no palco não dava pra ver o violão, ficava tentando ir atrás no ouvidão mesmo (isso é um exercício muito bom) o violonista da banda tinha 17 anos e tocava muito bem... um conhecimento fudido de harmonia...aliás, um conhecimento mais intuitivo e de experiência pois, apesar da idade, pelo q me contou, já tocava a muito tempo e teve ao lado muitos músicos bons....muitas manhas de harmonia...coisas q são mais caracteristicas do samba mesmo... bom, com o tempo, inconcientemente, foi se cobrando de mim a mesma facilidade do violonista....comecei desde o início a ver o q ele fazia para se destacar...: muita variação rítmica...criatividade para invertar enfeites...utilização de recursos do instrumento... tentei fazer o mesmo mas, sem ouvir bem as músicas não foi possível...talvez seja desculpa minha mas foi mais ou menos poraí.... porém, fiquei com uma dúvida.... o q será tocar bem o baixo no samba? utilizar vários recursos, variações rítimicas...a moda Prateado...ou para o baixo, no samba, é permitido( ou até melhor) ficar na boa , mais no tum tum tum tum ?????

    Mr. Gomes
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Miguel Junior
    Então amigo, parece difícil encontrar alguém que entenda de baixo no samba. Eu mesmo não sei absolutamente nada. Eu sempre aprendi os estilos escutando os principais grupos. Mas o samba e o pagode são muito amplos e eu nunca tive muito contato, portanto não sei nem por onde começar. Se você tiver alguma sugestão, me ajuda no tópico que eu criei com o título de Discografia Básica.

    willy_
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    alguem aqui sabe em que tom se afina um rebolo???

    bnnunes
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    rebolo eh akela peça do esmeril q fica girando???o motor funciona em 60hz...3600RPM...deve ta entre C e D#...eu axo...rsrsrs

    willy_
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    bnnunes
    Meu primo pequeno comprou um e eu não posso ta sempre lá para afinar.
    Eu afinei e ficou perto de C só queria saber se alguém saberia me dizer se é esse mesmo o tom.
    Mas você assim tão engraçadinho deve entender muito de harmônia.
    Fala alguma coisa aqui que impressione alguém.

    willy_
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    bnnunes
    Porque não fez um comentário ajudando o pessoal acima que tem dúvidas no contra-baixo???
    Vai ver a unica coisa que sabe é fazer piadinhas.
    Zé ruela

    bnnunes
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    willy_gingaê

    eh...eu me contento em saber soh as piadinhas e um pouquinho de contra-baixo...eh q como o ultimo post abordando o assunto do topico vai fazer aniversario, acredito que os amigos ali de cima ja conseguiram solucionar suas duvida, sobre o assunto do topico...
    abraços...

    willy_
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    bnnunes
    Respondi um tópico esses dias de 4 anos atrás sobre (as famosas sequências de notas usadas no samba).
    E ajudo muita gente, inclusive as pessoas que tinham postado naquela época.
    É um material difícil de encontrar na intert, assim como contra-baixo no samba.

    limanegative
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Eu gostei da piada!! serviu pra destrair!
    abraços

    bnnunes
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    limanegative

    wow!!!algem pegou o espirito...vlw cara...

    willy_
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    limanegative
    bnnunes
    www.piada.com
    Talvez encontrem o que estão procurando.
    Porque este site é direcionado para musicos.

    limanegative
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    [b]willy_gingaê[/b
    cara, vc é novo aqui ne?! entao....... aqui todo mundo ja e conhecido e temos o costume de brincar e fazer piadinhas SIM.... e ninguem fica com esse sentimentalismo bobo. pegue o espirito do forum por que qualquer mijada fora, vao te zuar tbem!
    abraço

    bnnunes
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    limanegative
    ta complicado isso aki neah... vai la nas suas mps, tem um link... da uma olhada por la...

    limanegative
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    bnnunes
    ta complicadissimo!! kkkkkkkk
    vou ver la............

    willy_
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    limanegative
    Muito pouco conteúdo.
    Acaba acontecndo isso, sempre tem alguém fazendo piadinha em relação ao samba, pricipalmente relacionado aos insrumentos de percussão.
    Apesar de eu não ser percussionista não acho certo.
    Fazer base de guitarra no rock é tão fácil quanto tocar chucalho e não vejo ninguém fazendo piadinhas.
    Todo mundo brinca mais ninguém resonde.
    Só isso, fizeram piadinha porque eu perguntei em que tom de afina um rebolo.
    Alguém sabe responder??
    É um intrumento tão fácil de tocar, todo mundo brinca.
    Mas e ai? Qual a resposta?

    ricardoribeiro
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Acaba acontecndo isso, sempre tem alguém fazendo piadinha em relação ao samba, pricipalmente relacionado aos insrumentos de percussão.

    Preconceito mesmo da galera, tem gente que faz piada de Paul tocando... outro dia vi um fazendo piada de forró, tem um baixista de uma banda chamada aviões do forró que é um dos melhores baixistas que já vi tocando, e o instrumento dele tem o som LINDO!!!
    Meu irmão toca percussão, ele afinava a conga e o bongô com afinador eletronico.

    luizmusicman
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    limanegative

    Anata yo nê, bakayarô dayô. Dooshite anata wa sonnani ibarimbô nanô? Omaê yô, ikaguen shinasai yô, dai bakayarô! Anata mitai na hito wa nê doocê okama dorôo nê! Annta wa nê kussôtarê dâ! Tikushôo!!!

    bnnunes
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    eu nao fiz piada pq eh samba, nem pq eh instrumento d percussao...eh q o cara ressucito um topico no forum d contrabaixo, pra pergunta em q tom c afina um rebolo, tipo, nda a ver com o assunto, alem doq eh um forum d contrabaixo...eu gosto de samba, e estou aprendendo a tocar samba no contrabaixo, o q eu sei q eh mto dificil e elva mto tempo...eu em momento algum quis ofender, nem deixei subentendida essa intenção, nenhum musico q toca nenhum instrumento em nenhum estilo...o ultimo musico q faria isso eh um baixista, q tmbm sofre preconceito...agora, nao me cruscifiquem por descontrair...
    abraços...

    willy_
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Fiz a pergunta porque o rebolo é um instrumento de peso, como era um forúm de contra-baixo no samba alguém poderia saber.
    ricardoribeiro
    O baterista que tocava comigo usava afinador pra afinar a bateria, e também o surdo e as congas da percussão.
    Ficava muito bom.

    rodsom
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    willy_gingaê
    instrumento de pele, principalmente de peso, é afinado de acordo com o tamanho do instrumento, nao tem um tom certo. o segredo ta em vc achar a estacionaria dele (aquela estacionaria q a gente estuda na fisica, na epoca da escola).
    um jeito bem pratico de vc achar a estacionaria seria vc bambear o instrumento um pouco e ir apertando aos poucos ate vc achar um som "redondo", tipo aquele som q entra la no fundo do ouvido, um som "reforcado"(nao consigo achar a palavra certa rsrsrs). no caso do rebolo, vc tem q tomar o cuidado de afinar ele acima do tom do surdo, senao os dois acabam "brigando" como se tivessem dois surdos na banda.
    da proxima vez procura fazer esse tipo de pegunta no forum de bateria, ou de musica em geral. e nao esquenta com piadinhas nao, aqui e assim mesmo.

    willy_
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    rodsom
    Valeu ai parcero, sei como é sim,empre afinei assim, simplismente acho um som bom
    Mas é pra um prio meu, ele ganhou um rebolo a opuco tempo, é um instrumento meia boca e a pele ainda ta nova, então ela trabalha de mais
    eu vou de vez enquando lá e afino pra pra, como o irmão dele tb começou a tocar cavaquinho e tem um afinador lá, pensei que talvez pudesse ajudar.
    Poisé até pensei em pergunter para os bateristas aqui no canal, mas a maioria rockeiro sabem responder.
    Mas vlw ai

    rodsom
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    willy_gingaê
    entao vc mesmo pode descobrir o tom desse rebolo. afina ele no ouvido e olha que tom que vai sair no afinador. ai e so seu primo afinar nesse tom.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a samba