Autor |
Mensagem |
dbizzo Veterano |
# jul/04
Isso ja foi discutido num outro topico, mas nao chegou-se a uma conclusão... até pq o topico nao era exatamente sobre isso.
Afinal, como conseguir a mesma sonoridade do baixo do Geddy Lee no show Rush in Rio?? Lembra o atack de "slap", mas ele está fazendo apenas pizzicato.
Me pareceu maravilhoso, gostaria de tocar com aquela sonoridade em varias situações...
O baixo não tá careta, qual o efeito que ele tá usando? Médios e agudos no máximo?
Abraços,
Dario
|
GuitarHouse Veterano |
# jul/04
· votar
dbizzo
E ai!
Tu é o cara do troca-banner? o que houve com o site?
Foi mal mudar de assunto no seu topico.
|
dbizzo Veterano |
# jul/04
· votar
Sim. Estou procurando viabilizá-lo financeiramente para poder seguir em frente. É o lado chato da vida, o vil metal! ehehehe
|
TrasTTe Veterano |
# jul/04
· votar
Uau! eu sempre pensei a mesma coisa, o cara é um genio! consegue aquela pegada fazendo pizzicato com apenas um dedo!
se alguém souber como isso é possível, por favor, não, melhor... PELO AMOR DO DIVINO! post ae...
|
marcioazzarini Veterano |
# jul/04
· votar
dbizzo
Aquela é a sonoridade do Jazz Bass mesmo, com agudos bem saturados,e um distorçãozinha de leve nos médios e agudos, mixadas com outro canal limpo do baixo.
Consegui tirar aquele timbre com meu Jazz Bass e meus 2 amps, e até cheguei a utilizar este set-up em um show, porém dá muito trabalho pra montar e equalizar tudo...
|
dbizzo Veterano |
# jul/04
· votar
pera ai, vc disse uma "distorçãozinha"... que distorção você diz, é a normal causada pela saturação do medio/agudo ou é uma distorção artificial (tipo Fuzz, Overdrive e etc)??
Tocando proximo da ponte e abusando dos medios e agudos, dá até uma lembrança mas ainda nao fica o som do cara. Será essa distorçãozinha q vc falou??? hehehhe
|
edusachini Veterano |
# jul/04
· votar
Distorcaozinha entao hein?! ahiuhaiuhaiuh puta timbre tava!
segunda passada passaram as 21:45 a primeira parte do rush in rio na multishow e hoje no mesmo horario vao passar a outra se eu nao me engano, alguem confirma?
|
TrasTTe Veterano |
# jul/04
· votar
edusachini
Exatamente, imperdível!!!
|
edusachini Veterano |
# jul/04
· votar
Beleza entao!
Valeu TrasTTe!
|
jrcintra Veterano |
# jul/04
· votar
dbizzo
essa distorcaozinha he saturacao dos medios sim
|
Gui Veterano |
# jul/04
· votar
bom...eu consegui quase do msm jeito...mas eu com cordas baixas parecia um troglodita tocando...batendo msm no traste como se fosse um slap mas como pizzicato...
|
dbizzo Veterano |
# jul/04
· votar
A quem possa interessar, usando um Strinberg + Thor 30cb... coloquei agudo/medio/graves do amp em 7/10, coloquei o agudo/medio do baixo no maximo. O toque final foi tocar proximo a ponte. Posso dizer que 70% do lance foi no amp e 30% no baixo.
Até toquei com 1 dedo só pra entrar no clima de Close to the heart. heheheheheh em alguns momentos, vale a pena atacar a corda com uma batidinha mais forte, ele tb faz isso.
Inicialmente abusei apenas do medio e agudo, mas qnd coloquei o grave ao mesmo nivel ficou Show e deu o peso semelhante ao do cara (guardando as devidas proporções heheheheh).
|
Guilherme Tosin Veterano |
# jul/04
· votar
O Lifesound ta fazendo um ampli que é cópia ao usado pelo Geddy Lee na decada de 70, pra quem gosta dakele som, fique ligado no Mercadolivre, vai ser show...
(Ampeg SVT)
|
BloodyBass Veterano |
# jul/04
· votar
Seguinte...além do Equipamento tem que ver o modo de tocar dele.
O Geddy Lee toca "batendo" nas cordas mais ou menos na região entre os dois captadores. O som "slapado" dele vem das cordas batendo no braço quando vibram. Assim como o Geezer Butler do sabbath. So que ele toca realmente SOCANDO as cordas com 2 ou 3 dedos ao mesmo tempo bem no fim do braço. Pra quem ouve sabbath da ppra perceber uma certa abafação do som do baixo em algumas musicas. Pois quando se toca no braço e nao em cima dos captadores a corda vibra diferentemente, e o som que os captadores pegam é bem diferente mesmo.
Porém....é inegável que o timbre do jazz bass é único...
|
Guilherme Tosin Veterano |
# jul/04
· votar
BloodyBass
Sei não se esse negocio do jazz bass eh real, não posso negar que o som do jazz bass usado no Rush in Rio é demais, mas o fato é que nunca vi um jazz bass com aquele som, apenas o do Geddy, então acho que isso deve-se mais a equalização do que ao bass propriamente disso, alias, ele tirava aquele som, com o Rickenbacker tambem, só que tinha mais peso...
(nada contra os jazz bass)
|
dbizzo Veterano |
# jul/04
· votar
BloodyBass
Sei não se esse negocio do jazz bass eh real, não posso negar que o som do jazz bass usado no Rush in Rio é demais, mas o fato é que nunca vi um jazz bass com aquele som, apenas o do Geddy, então acho que isso deve-se mais a equalização do que ao bass propriamente disso, alias, ele tirava aquele som, com o Rickenbacker tambem, só que tinha mais peso...
Nada contra nenhum baixo, mas realmente 80% é equalização e maneira de tocar. A não ser que se trate de um tonante (eeghhehehee)
|
marcioazzarini Veterano |
# jul/04
· votar
dbizzo
Tem um overdrive de leve sim. Eu até postei aqui, em outro tópico, o set-up q ele usou nesta turnê... Vou procurar nos extras do DVD.
Abração!
|
Luizclaudiobarboza Veterano |
# mai/05
· votar
Ressucitando
ele usa encordoamento 0,35 o que faz as cordas "slaparem" com mais facilidade.
|
rushrush Veterano |
# dez/05
· votar
Passei o dia ouvindo uma das cinco unicas bandas cantadas que admiro e percebi que cada vez que eu escuto os caras me impressiono mais em como eles são foda!!!
Então ressussito este tópico para dar um viva à maior banda de prog de todos os tempos
VIVA O RUSH!!!!
|
leomezz Veterano |
# dez/05
· votar
Ave Rush...
|
by-tor2112 Veterano |
# fev/06
· votar
Luizclaudiobarboza
ele usa encordoamento 0,35
Certeza ?
Li uma matéria dizendo que ele usava 0,40...
Vamo pesquisar isso aí gente...
Digam quando encontrarem algo sobre isso!
|
by-tor2112 Veterano |
# fev/06
· votar
Ah! VIVA O RUSH !!!
|
Gunther Veterano |
# fev/06
· votar
Esses instrumentos usados por celebridades... deve ser como comparar um Mitsubishi de fábrica com um daqueles "dez vezes ganhador do Paris Dakar", de igual só tem o nome, nem a tinta é a mesma.
Eu tenho um CD pirata do Rush tão desastroso que o baixo poderia até ser um Tonante que ninguém notaria. Northern Heroes - não comprem!
|
by-tor2112 Veterano |
# fev/06 · Editado por: by-tor2112
· votar
Gunther
deve ser como comparar um Mitsubishi de fábrica com um daqueles "dez vezes ganhador do Paris Dakar",
Acho que não são tão diferentes assim... o que muda é o equipamento que eles usam além do baixo... aliás, o Geddy Lee do Rush, disse que usa aquele Fender porque é o único instrumento que reproduz o som que ele quer ouvir... mais aí vem uma série de outros equipamentos que complementam e alteram o som do instrumento deixando-o mais quente e bonito... mas acho que no caso desse Fender assinado por Geddy Lee ( eu tenho um ), a qualidade do instrumento deve ser a mesma... é só minha opinião !
1 abraço Gunther
|
Gunther Veterano |
# fev/06
· votar
A Fender não seria boba de retirar um instrumento da linha e entregar pro cara. Se a empresa fosse minha eu mandava dar uma bela geral antes de entregar. O Geddy Lee está sendo pago para fazer propaganda de uma coisa que eles gosta, uniu o melhor de dois mundos. Prefiro acreditar que ele não diria o mesmo se fosse um Tonante, mas tem um monte de baixistas bons que aceitariam grana da Tonante. Pelo menos está promovendo um baixo, coisa que ele conhece bem; tem tanto jogador de futebol fazendo propaganda de celular, cartão de crédito e hipermercados, e a grana que recebem prova que há retorno.
|
by-tor2112 Veterano |
# fev/06 · Editado por: by-tor2112
· votar
Gunther
Tudo bem... mas o baixo Geddy Lee é excelente.[i][/i]
|
by-tor2112 Veterano |
# fev/06
· votar
E... Tonante...putz !
|
zuconta Veterano |
# jul/06
· votar
Som do Geddy Lee para o Jazz Bass: Pre-Amp Avalon U5 DI, duas saidas: uma pra um Palmer speaker simulator, a outra pra outro pré SansAmp RBI. O grau de distorcao que ele deseja é obtido através da mixagem entre os dois sinais. Um compressor Urei 1176 esmaga tudo no sinal que vai pra mesa. Ele nao usa mais amplificadores no palco, escuta o retorno do baixo no monitor in ear e em algumas caixas com falantes de 15' no palco pra dar um pouco de peso. Muito importante e quase sempre esquecido, cordas Rotosound extra light gauge.
|
zuconta Veterano |
# jul/06
· votar
Tenho uma preferência pelos timbres antigos que ele usava, sinceramente... deixavam um pouco mais de espaço pra guitarra e acompanhavam melhor as levadas e viradas da bateria...
|
Pedro Miranda Veterano |
# jul/06
· votar
Sempre procurei esse som Também!
Saí atrás de um overdrive, e achei o BDI-21, que é o clone do Sansamp RBI. Comprei ele e não toco mais sem ele!
|