duvida.......

    Autor Mensagem
    vagalume
    Veterano
    # jul/04


    aew galera num sou baxista num toco quase nada so dou umas arranhadas no meu violão! mais queria saber se nas musicas o baxista qndo tiver acompanhando o guitarrista q faiz a base por exemplo: Am, F, D e G o baxista tem q tocar as notas q compoem esses acordes sem se preucupar em q acorde esta o guitarrista por o guitar jah ta no acorde G mais o baixo ainda ta numa mais atrasada sei la.... pode ser q essa minha pergunta num tenha nexo mais axo q tem alguma coisa a ver quem souber ai ou pelo menos entendeu hehehe! por favor responda flw abraços

    Wolfram
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Tipo o baixista pode ir faznu uma improvisação na escala do F e dela se ligar a escala do D entende?, afinal tem notas na escala de F que tb fazem parte a de D ai não soaria como se estivesse atrasado...

    fox_123
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Penso que legal mesmo é você tocar por acorde, tipo quando ele toca o Am, voce faz um acompanhamento ou solo usando as notas que formam o acorde de Am, e isso vale para os outros acordes que vc citou acima, e pros outros que nao citou tambem.

    A base (notas que formam um acorde) é um espelho do que rola nos acompanhamentos e solos, eles estão diretamente relacionados.

    vagalume
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    axo q eu tow ligado como eh.... mais eu tb posso fazer tipow na musica q pais eh esse pega as notas da guitar q são Em, C e D localizá-las no baixo e tocalas tipo num mesmo ritmo ou eu tenho q obrigatoriamente toca todas as notas q compoem os acordes? vlw

    vagalume
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    uma pergunta pro fox aew mais demora mais pa um baixo fazer as notas pq ele faiz uma por uma ne? jah os acordes naum! se eu tocar as notas dos acordes todas por exemplo do Am e ele jah tiver no G num vai soar atrasado ou num tem nada a ver

    fox_123
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Pra primeira pergunta, não necessariamente, existem basicamente duas funçoes do baixo que é: a levada ou acompanhamento, ou marcação (é aquele som do baixo que vc escuta logo de cara numa musica) essa, é feita na maioria das vezes usado a triade do acorde (som basico, 1,3,5)sendo que você precisa combinar essa triade do acorde com a marcação do bumbo da bateria. É isso que eles chamam de "criar levadas". por exemplo, na musica que vc citou (levando em consideração os acordes e ritmo, é claro) vejamos oque da pra fazer basicamente:

    Para o Em, voce poderia usar por exemplo, dentro da triade do acorde: o E,E,G,E,E,G,E,E

    Para o C, voce poderia usar por exemplo, dentro da triade do acorde: C,C,E,C, e para o D, usar: D,D,F#,D, retornando para o exemplo em Em.

    Repare que so usei notas da triade que formam cada acorde em questão, e procurei combina-las com o ritmo da musica que é Rock. Cara isso é so um exemplo simplório doque vc pode fazer combinando as triades do acorde com o ritmo da música, você deve desenvolver levadas consistentes e de bom gosto, para isso deve ouvir muito e principalmente praticar bastante!

    Com relação a segunda pergunta, posso te dizer que as notas assumem função diferenciada em relação ao acorde que esta sendo tocado. Por exemplo: As notas do acorde de Am, são: A,C,E, certo?! em relação ao acorde de G, elas recebem uma nova função, ou seja, A em relação a G, passa a ser a nona maior (nota boa pra usar), C em relação a G, passa a ser a quarta justa (nota a evitar), e E em relação a G, passa a ser a sexta maior (nota boa pra ser usada), ou seja, isso depende muito do estilo da musica e da formação do acorde, mas você deve procurar saber quais são as notas boas de se usar para cada acorde. desculpe pelo tamanho da resposta, mas esse assunto é bem cumprido pra se resolver rapido assim. um abraço!

    fox_123
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Falei tanto e acho que ate esqueci de responder! rsrs
    Nao fica atrazado não! como eu disse, elas so assumem funções diferentes, você so precisa saber se essas notas são boas ou não em relação ao acorde. Na maioria das musicas os acompanhamentos começam com as triades do acorde. Um abraço!

    vagalume
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    ah! tow sacando como eh a minha duvida mesmo vc tirou q era o lance de saber se ficava atrasado e talz e tb como eu tocava as notas do acorde q vc tb tirou eh pq o baixo eh mt na improvisação depende mt de criatividade tow ligado! minha dúvida era grande tb pq eu nunca peguei num baixo nem nunca acompanhei ninguem! mai valeu mermo fox qualquer hora tow de volta!abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a duvida.......