Baixista Desanimado !!!! DANGER !!!

Autor Mensagem
isaiasgs
Veterano
# jul/04 · Editado por: isaiasgs


E aê, manos bassmans !!!

O problema aqui é desânimo no instrumento por não ter seu trabalho reconhecido.

Não se trata de mim, e sim de um colega nosso aqui do fórum que me pediu pra criar esse tópico e não revelar o nick dele.

Ele me contou que anda bastante desanimado com o instrumento por não ser reconhecido ou nem se quer ser notado por outros q vêm sua banda. Ele toca rock metal (eu nem gosto disso hehe), e disse q só se dá importãncia pro batera e pro guitarrista, e q por essa falta de reconhecimento dos outros ele está desistindo de tocar bass e migrar pra guitar ou batera.

Ele me pediu alguma opinião e eu lhe disse q seria pelo estilo q se toca. Mas ele disse q curte a linha do baixo no metal, faz a parte dele com o instumento mas o problema é o
reconhecimento da galera, q é mínimo.
Ele curte tb algo como Djavan q tem o bass mais trablhado e de mais valor, mas aí ele teria q mudar de banda. Só aí ele poderia trabalhar legal a linha de baixo dele.

Espero que todos os amigos baixista aqui do FCC postem alguma palavra de ânimo pra esse colega, se ele deve realmente desistir ou um meio pra q ele podesse realmente se
descobrir musicalmente e descobrir o som q lhe satisfaça.

Antes que alguém venha tirar sarro de mim, vou avisando q não sou o baixista em questão e nem gosto de tocar nem ouvir Metal. Eu toco somente na minha igreja Evangélica onde sou muitíssimo reconhecido como baixista e onde notam sim a
importância do meu instrumento.


Valew....

Wolfram
Veterano
# jul/04
· votar


Humm facilitaria se ele dissesse quem é, acho que a galera ta aqui pra ajudar e ele não deveria ter vergonha de conversar sobre o assunto.

Realmente o metal não dá mto espaço pro baixista(com raríisimas excessões), e eu tb curto mto o metal, sendo q minha banda toca Rock/Pop, uma dica que eu dou a ele é não ficar parado em tônica ou cavalgamento(qdo possível), fazer solos pra música, estilo o Myung por exêmplo, sempre acompanha a guitarra(mas acompanhar akilo num baixo...nussa), mas as vezes faz os solos ou grooves dele que fazem diferença na música, ele curte mais metal ou Djavan? Se curte mais o Djavan então sai da banda po, toque para você e nao para o público...

Caso curta mais o metal tenta improvisar mais, fazer cover de bandas de metal que tenham um baixo mais aprimorado, coisas do tipo, e claro, continue estudando.

Valeu, NÃO DESISTA DO BAIXO, seja lá quem você for.

black_h
Veterano
# jul/04
· votar


isso eh foda, por isso sai da banda de rock n roll e de metal, principalmente metal pq os bixos so escutam guitarra nisso, e as linhas de baxo sao tdo mto chatas...

vo montar uma banda de funk/jazz

o cara tem q fazer oq ele curte e f-se os outros
:)

marcioazzarini
Veterano
# jul/04
· votar


Cara.. acho até que sei quem é...

O esquema é não ficar se preocupando com sse lance de reconhecimento.. Faça seu papel, procure se empenhar no instrumento,q uma hora ou outra o reconhecimento aparece.

Rei do Pogo
Veterano
# jul/04
· votar


O esquema é diferenciar nas linhas, eu toco em uma banda de hardcore e procuro fazer o possível pra diferenciar nas linhas e sempre que pinta uma oportunidade eu tento solar!

Rei do Pogo
Veterano
# jul/04
· votar


ninguém aguenta também aquelas linhas só de tônicas

Dark Avenger
Veterano
# jul/04
· votar


isaiasgs
Eu sei quem eh,mas ontem eu falei com ele no MSN e consegui levantar o animo dele......espero.....

Digao
Veterano
# jul/04
· votar


Mas o cara quer aparecer ou quer tocar???

Tem muita gente q nem sabe como e o som do baixo... qd ve uma banda tocando pergunta o q e aquela guitarra grande...

Ele ja devia saber disso qd comecou a tocar...

Rei do Pogo
Veterano
# jul/04
· votar


qd ve uma banda tocando pergunta o q e aquela guitarra grande...
é bem assim mesmo!

Adam Clayton
Veterano
# jul/04
· votar


exatamente... Quer aparecer ou tocar?? porra, vc tem que gostar do instrumento, ter paixão por ele, mas pelo jeito o q vc quer é aparecer mais do que os outros. foda-se esse tipo de reconhecimento...

THE WALL
Veterano
# jul/04
· votar


As vezes a gente se deixa levar pelos outros...
Minha banda tambem toca Heavy Metal e tals... Percebi q muita musika o baixo não se destaca, então eu comecei a escutar blues, algo q tenha baixo mais complexo... comecei a pegar umas musicas legais e q o baixo se destaca mais... meu amigo gostou muito, pois vai dar mais trabalho pra ele tirar as musikas... Eu toco guitarra, mas sei como é a vida de um baixista...
Aki mesmo nos não tocamos pra "aparecer", mas sim por "prazer"... Estou montando um repertorio q contenha "mais" Baixo, pra turma perceber ele na musika, e notarem q o Baixo é um instrumento muito importante... De tanto as pessoas desvalorizarem o baixo, eu comecei a defender o baixo, pq sem ele, eu não me daria bem como Guitarrista...
Faça o q vc gosta kra! Não se deixe levar por pessoas...

flws

Geezer_Rox
Veterano
# jul/04
· votar


cara como o Adam Clayton disse tem q ter paixão pelo instrumento cara eu msm curto mto baixo cara..acho a guitarra e a batera legais mas nunca deixaria o baixo pra tocar nenhum desses..naum me vejo tocando guitarra nem batera nem penso nisso...o baixo eh uma coisa q ou vc ama demais ou toca pq ja tinha guitarra na banda....se vc eh da segunda opção meu conselho eh q desista msm compre outro instrumento e seja feliz...ja se vc eh da primeira procure se aprimorar mais no instrumento...pesquise musicas com linhas de baixo q adicionem mais numa banda e as leve pra sua banda tocar...as pessoas saum leigas por isso naum valorizam o baixo...escutar o baixo pela TV e pelo radio eh mto dificil pois (depende do equipamento) o falante naum aguenta as frequencias do baixo entaum soh se ouve a guitarra e talz dae qdo vaum num show ao vivo se surpreendem pois eh ao vivo com o baixo mandando num equipamento apropriado e talz q se ve o valo e a função do baixo...sem contar q o baixo eh um instrumento q pra vc tocar sozinho sem banda eh mto show cara pega uns solos uns tappings interessantes e bora :)

Rdrowned
Veterano
# jul/04
· votar


Cara, toco metal há muitos anos e sei bem o que você está passando. Posso dizer que primeiro você não deve tocar em troca de reconhecimento, acho que não é por aí. Veja se você gosta mesmo do baixo se é o instrumento que você quer tocar. Depois que tiver essa certeza corra atrás, estude muito e sempre coloque suas idéias e opiniões, se faça respeitar, saca !?!?!?!? É isso ... ...

isaiasgs
Veterano
# jul/04
· votar


marcioazzarini
Dark Avenger
Adam Clayton
THE WALL
Geezer_Rox
Rdrowned

Valew aê galera....é sempre bom ajudar um parceiro e fazer com que veja as coisa tb poer outro ângulo.

Mas só não sei se o dito cujo já leu hehehe

Valew galera pelo apoio e continuem postando

Wolfram
Veterano
# jul/04
· votar


"De nada", só acho que ele deveria se identificar...

jrcintra
Veterano
# jul/04
· votar


Digao
Mas o cara quer aparecer ou quer tocar???

Tem muita gente q nem sabe como e o som do baixo... qd ve uma banda tocando pergunta o q e aquela guitarra grande...

Ele ja devia saber disso qd comecou a tocar...


seila kra... isso eh relativo... ja vi mta gente dizendo q guitarra eh um baixo com + cordas

jrcintra
Veterano
# jul/04
· votar


eu so bem chato qto a lances de timbres e volume dos instrumentos... eu brigo com guitarrista com batera com vocalista , com qqr um... eu so bem pentelho em relação a isso... acho q numa banda todos os instrumentos devem ser 100% ouvidos... todas as notas... c nao tiveh bom eu enxo o saco ateh fica bom...
;)
todos tem direito de serem ouvidos.. nao soh o guitarrista e o vocal....
quanto a esse lance de baixistas nao serem percebidos....
eh porisso q eu soh escuto coisas como MR BIG(billy sheehan) e Dream theater (john myung)... o timbre e o som q eles tiram sao ouvidos por qqr pangua... mesmo o john myung nao c um tipo de pessoa q agita nem nda.. ele fica la na dele.. curtindo o som... o baixo do DT da pra c ouvido mmmmmmmmmmmmto bem... tao bem qto a guitarra.... e tem linhas de baixo ali nas mzks q sao praticamente a alma da mzk...
tem certos cds deles q realmente o bass ta la atras... mais no DVD do show em nova york , o LIVE SCENES... ta mto foda!! da pra ouvi todos os instrumentos com mta clareza ali...
e qm acha q baixo nao eh instrumendo q assuma a frente.... escutem os solos do billy sheehan com o paul gilbert ... ou somente solos do bily sheehan em turnes com o mr big....

jrcintra
Veterano
# jul/04
· votar


realmente baixo em banda nao da pra c 100% mostrado..
qm realmente mostra o q um baixo eh capaz de fazer sao mestres como o victor wooten , o stu hamm , e por aih vai...

jrcintra
Veterano
# jul/04
· votar


guitarra todo mundu escuta... todo mundu ja cansou de ouvir milhares d diferentes tipos de solos e arranjos com guitarra.... frequencia medio agudas sao frequencias q qqr ouvido pode perceber... eh inclusive a frequencia do toque do telefone(huhu)
agora o baixo nao... quase nng sabe o q eh um baixo e oq eh um belo solo ou arranjo de baixo... ou o q um baixo pode fazer....
porisso mta gente escuta qqr coisa aih do flea ou do hed hot ou inclusive do cogumelo do CBJR e ja acha q os kras sao deuses(nao me levem a mal... gosto eh gosto... eu inclusive acho q esses kras tocam super bem ;) )

Wolfram
Veterano
# jul/04
· votar


jrcintra

Tb brigo pra que o meu som apareça, pq ja aconteceu de me pedirem pra baixar, dai eu abaixei no bass e abaixei na caixa(so um pouco), ai na hora que começaram a tocar, aumentei no bass e os kras nem se ligaram eahuaehheuhae

Quano ao Myung, kra, mudou muito, c vc tiver a oportunidade baixa um show no japão de 1993, o baixo quase não é ouvido, ja no scences...nossa Senhora...ele usa efeitos que deixam o somo mto rox... putz

Gui
Veterano
# jul/04
· votar


Wolframtb costumo fazer essa d abaixar bastante no baixo e aumentar um pouco na caixa...

mew...nem sei qm vc, suspeito, mas são soh suspeitas...manda os kra c fude e começa a fazer uns baguio diferente, sai da banda msm (c vc quiser)...pq eh dificl achar baixista q leve bem no metal...

Bico
Veterano
# jul/04
· votar


...ele está desistindo de tocar bass e migrar pra guitar ou batera.
...Ele curte tb algo como Djavan q tem o bass mais trablhado e de mais valor, mas aí ele teria q mudar de banda.

Se ele resolver tocar guitarra ou bateria, ele tb vai ter q mudar de banda e se resolver tocar os Djavan da vida, tb...

Então muda logo, porra!
Metal, na maioria das vezes é um estilo ingrato e limitado, pra baixistas (eu sei q num é sempre). Se o cara quiser, dá pra driblar isso.

Wolfram
Veterano
# jul/04
· votar


Se o cara quiser, dá pra driblar isso

E tem que ser bom pra fazer isso, por isso os baixistas que "driblam" isso hoje em dia, sao conseiderados deuses! uaheauuahaaaheu :D

farewell
Veterano
# jul/04
· votar


ou inclusive do cogumelo do CBJR
uheuheuheuhe.. eu tb acho q o cara toca bem..

mas pro cara.. tem q ter paixao pelo instrumento q toca.. continue tocando... nao desiste.. q o reconhecimento vem.. se a banda ta curtindo teu som.. o reconhecimento deles vc ja tem.. eu espero... acho q o baixo eh um instrumento nao mto percebido.. mas quando se tira o baixo da musica sente a falta e geralmente se pergunta oq ta faltando.. algumas vezes.. por falta de conhecimento.. se escuta um baixo e pensam q eh uma guitarra.. eu tento toca guitarra mas queria saber algo de baixo tb.. mas enfim.. desiste nao cara.. vai em frente.. e mostra tudo q tem.. o "cogumelo" do cbjr toco uma musica aqui no show deles em fortaleza so ele e o chorao cantando.. e foi mto loco.. enfim.. quem diz q baixo nao ta com nada.. nao sabe de nada.. o baixo eh mto importante nas musicas e quem tem ao menos um pouco de ouvido sente a falta dele nas musicas.. saber apreciar o som do baixo pode levar tempo.. mas bem q tu podia mostra e ensina a galera a gosta.. desiste nao.. se nao so vai ta piorando a situaçao do baixo

Dionysus
Veterano
# jul/04
· votar


Todos


Pessoal, o cara aí sou eu!!! Muito obrigado MESMO pelas opiniões e sugestões, vcs são demais!! Continuem postando!

Gui
Veterano
# jul/04
· votar


Dionysus

blz véio...mas naum largue o instrumento...não os faça feliz..

MATT FREEMAN
Veterano
# jul/04
· votar


Cara, no começo eu também era assim, ficava muito "puto", pois achava que ninguém ouvia o baixo, muitas vezes de sacanagem, eu simplesmente desligava o caixa, depois que a música acabava eu chegava pro guitarrista e perguntava se tava bom, ele falava que sim, ai eu jogava na cara dele um monte de palavrões e falava que tinha desligado o baixo.Mas com o tempo isso foi acabando, comecei a tocar pra mim, sai da banda que tinha e montei uma outra, sem compromisso, nós simplesmente nos juntamos pra se divertir, tocamos de tudo, com espaço para todos os instrumentos aparecerem.

Bem, é isso aí que eu tenho a falar, continua tocando, sempre digo que o baixo tem que se tornar uma extensão do seu corpo, eu amo tocar baixo, falow

Wolfram
Veterano
# jul/04
· votar


Dionysus

Isso cara, valeu por se identificar, agora os caras ja falaram tudo mesmo, se você não tem paixão pelo isntrumento troque por outro...sem ofensas claro.

Se quiser se apaixonar pelo baixo, escuta os mestres, kras de renome mesmo, baixa o emule, tem muita coisa pra baixar la :D
Eu tava que nem tu cara, e sei como é, ainda bem que me apaixonei pelo baixo!! \o/
Se quiser trocar uma ideia meu MSN: testewolf@hotmail.com

WormKrash
Veterano
# jul/04
· votar


se a condição pra ti se ver satisfeito com teu instrumento é reconhecimento, então é realmente bom procurar outro instrumento.
é meio duro dizer isso, nao vou dizer que nunca pensei a mesmo coisa, mas são fases. agora eu cheguei num ponto que eu ponho o volume do cubo a um nivel que eu possa ter ideia do que estou fazendo, e quando gravo, ponho lá embaixo o volume, toco só pra mim, e mesmo assim ponho um groove bem proprio. Por que? Eu também me pergunto, não sei se é alguma depressão com o bass, mas já me acostumei em suar e não ter nenhum reconhecimento, ao contrario de qualquer guitarrista bosta que faz um tapping de 1 dedo e todo mundo fica chocado. Bom, aí cabe a ti decidir, eu particularmente toco muito isolado (problema) eu me concentro só no meu som, e me ligo só nisso, como se os outros estivessem tocando pra eu brincar em cima. Não me satisfaço 100%, admito, queria ver algum reconhecimento maior pelas horas de estudo, mas é raro.
pra finalizar, tem um ditado de um colega que li aqui no forum, infelizmente nao lembro seu nome, mas é o seguinte:
"tocamos contra-baixo pelo amor aos graves, senão tocariamos guitarra para impressionar as garotas" . Aí cabe a ti refletir sobre isso, e ver se tu tens o "amor aos graves" ou quer "impressionar as garotas".

jrcintra
Veterano
# jul/04
· votar


Wolfram
eu tenho esse show... da mzk the glass prison... ele mudo de bass... agora ele ta com um yamaha com 1 captador seymour duncan... particularmente nao curti nem um pouco o timbre do bass nesse show aih q vc falo...
mais nas mzks kra... nos cds e tal.. ele usa o timbre do outro... escuta umas mzks do cd train of thought pra tu v...
(creio q vc ja deve ter escutado =] )
eh q eh fda.. o petrucci com akela ibanez 7 cordas... e ainda mais com akela puta distorçao gravona(q nao curto nem um pouco.. pra mim guitarra tem q ter medios agudos.. grave em excesso ja fica podre dmais) e c ainda colocassem um bass gravao como o do myung.. ia fica emboladao... deve ter sido porisso seila....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Baixista Desanimado !!!! DANGER !!!