NESCAU Veterano |
# jul/04
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A DOENÇA DE COMO COMPRAR O CONTABAIXO CERTO
Um jovem baixista entra na loja de música, com seu suado dinheiro economizado há meses em suas mãos. Ele está preste a comprar um baixo, pensando que isto o fará tocar novos sons. Conforme ele anda ao longo da vitrine, pensando qual será o instrumento certo, a doença ataca. Seus olhos brilham, suas pernas tremem e suas mãos transpiram. Ele acaba de se tornar outra vítima do Tenho-Que-Ter-Este-Baixo-Crônico. Por que? Ele acaba de encontrar o mesmo baixo que seu baixista favorito usa.
É idêntico em todos os aspectos. A mesma pintura extravagante, o mesmo corpo, o mesmo buraco perto dos captadores onde eu herói põe seus dentes enquanto faz aquele solo com a língua. O garoto está eufórico. Agarra o baixo, solta o dedão na corda MI – “esse som é demais” – corre para o caixa, paga e sai voando para casa.
Dois meses depois, a vítima da doença acorda. Ele descobre que cabos de aço são mais macios de tocar do que as cordas deste baixo. O cheiro do esmalte lhe dá dor de cabeça, e ele já cansou de cortar seus dedos naquele lugar onde seu herói mordia. Aliás, ele desistiu de tocar.
Existem legiões de músicos que não sabem como diferenciar um bom instrumento de um ruim. Se você é um deles, isto talvez ajude. A moral da história é: “UM BOM BAIXO É AQUELE QUE PERMITE VOCÊ TOCAR OQUE VOCÊ OUVE”
Qualquer baixista experiente sabe disso. Corpos esquisitos, cores luxuriantes e decalques não tem nada a ver com a qualidade e “tocabilidade” de um novo baixo. Se você escolhe um baixo que soa bem em primeiro lugar e que seja bonito em segundo plano, você é um comprador esperto que está à frente de outros. Qualidade é tudo. Não se esqueça disso a menos que você não se importe com qualidade e toca apenas para aparecer. Alguns fazem isso, você sabe.
Não há mais o que dizer sobre este assunto, exceto que cada fabricante quer te convencer de que seus baixos são melhores que os dos concorrentes. Não é nada incomum, e hoje existem grandes instrumentos no mercado. Você, na invejável posição de comprador, pode escolher entre dúzias de modelos e características, então você precisa decidir o que você precisa.
O MUNDO DO COMÉRCIO
O propósito do comércio é fazer negócios. Quando você entra numa loja de música, a pessoa está preparada para vender algo que tem no seu catálogo.
Os vendedores deveriam estar dispostos a ajudar você na tarefa de selecionar o baixo que melhor se encaixa as SUAS necessidades, não às da loja. Eles deveriam se desdobrar para ter certeza que você está satisfeito, e que este instrumento será útil para você por longos anos.
Os vendedores deveriam ter conhecimento do instrumento, pacientes, e prontos para dar algo além do que você espera. Eles deveriam saber explicar coisas para novatos. Infelizmente, não é isto o que ocorre.
Quando você entra numa loja para olhar ou comprar e você vai a um vendedor que não te ajuda em nada, procure por outro. É SEU dinheiro, então valorize-o.
Se você não encontrar ninguém que fale sua língua, chame o gerente. Se nem isso adiantar, procure outra loja, mesmo que esteja a 100Km dali. Acredite, a viagem vai valer a pena.
Você, o consumidor, não deveria atacar os vendedores ao seu redor. Freqüentemente a loja está cheia de clientes com tempo para checar alguns instrumentos. Talvez os vendedores estejam ocupados com outros clientes e não possam atender, mas tenha paciência, pois a sua vez chegará.
Se você gosta de olhar muito antes de comprar, vá à loja cerca de uma hora dela fechar. Geralmente, nesse horário elas estão mais vazias e você terá todo tempo e atendimento que precisa, sem ficar se batendo com outras pessoas. Além disso, você perceberá com mais atenção o que a loja tem a lhe oferecer.
SOBRE O PRODUTO
Depois que o instrumento é fabricado, a fábrica despacha o produto para a loja por avião ou caminhão. O baixo é envolvido numa embalagem protetora, mas certas partes podem sofrer mudanças na viagem, como o tensor do braço. Além disso, o instrumento sofre com a mudança de clima: ele pode sair de um lugar quente e úmido para um onde o ar é frio e seco. Isto altera a regulagem do instrumento. Quando o baixo chega à loja, ele é desempacotado e posto na vitrine, mas em algumas lojas ele passa por um serviço técnico onde o instrumento fica antes de ir para a exposição.
Mesmo que o instrumento seja ajustado pela loja, é muito difícil que você o pegue da vitrine esperando que ele toque como você quer que ele faça, mesmo que seja um grande baixo, porque ninguém pode ajustar o braço, captadores e ponte do jeito que você precisa sem saber qual a sua maneira de tocar.
Quando uma fábrica diz que faz o melhor baixo da Terra, o que eles dizem é: Sim, ele é, desde que ele esteja ajustado ao seu modo de tocar.
Sua responsabilidade como consumidor é ter certeza de que o baixo que você compra está propriamente ajustado. Desse modo, você pode fazer uma decisão inteligente sobre comprá-lo ou não. O local ideal para ter o baixo ajustado às suas características é na loja, ANTES de você comprar o instrumento. O vendedor deveria ajustar o instrumento de demonstração ao seu modo de tocar, de modo que você possa decidir na compra ou não. Aqui é onde o problema começa.
PROBLEMA 1: Você está dando mais trabalho para o vendedor, que talvez não queira ser incomodado ajustando baixos para você.
PROBLEMA 2: É mais uma responsabilidade nas suas costas, você com certeza vai querer testar vários baixos, e todos terão de ser igualmente ajustados para uma comparação justa.
PROBLEMA 3: Você pode deixar o vendedor um pouco bravo se no final das contas você não comprar nenhum baixo.
Se você tiver sorte, você encontrará um vendedor que tem compaixão por pessoas que querem o melhor para si.
PARTES MÓVEIS
Existem muito mais instrumentos sendo feitos hoje, e muito mais fabricantes hoje do que há um tempo atrás. Mas, o desenho genérico da grande maioria dos instrumentos não é diferente daquele concebido pelo pai do baixo elétrico, Leo Fender, embora os instrumentos atuais sejam mais complexos. Mas por causa da origem comum, instrumentos medianos podem ser tão bons como os mais caros da loja. Mesmo os instrumentos mais caros precisam ser ajustados às suas necessidades. Não se deixe levar que altos preços traduzem que você vai tocar melhor do que com um modelo mais barato.
Existem três partes móveis que podem ser ajustadas para fazer o baixo soar do jeito que você quiser. São o braço, a ponte e os captadores.
Se isso se encaixa no seu estilo, um baixo pode ser ajustado de modo que o “toque” na corda seja quase sem esforço.
O braço, a ponte e os captadores concentram 90% do tipo de resposta que o baixo proporciona. Não existe uma regulagem para todo mundo, mas com certeza existe uma para você. Todo o baixo com braço de madeira possui um tensor. Uma barra de aço que atravessa seu interior e previne o arqueamento do mesmo pela tensão das cordas. Braços de grafite não o possuem, pois são mais resistentes.
O tensor é ajustável. Um braço perfeitamente ajustado, como você deveria saber não é perfeitamente reto, embora possa ficar muito perto disso, O braço usualmente apresenta um alívio, um ligeiro arqueamento que previne as cordas de encostarem nos trastes. Atuando no tensor, você pode alterar este alívio, e isto tem um profundo efeito na resposta do baixo. Este simples e rápido ajuste permite que você levante ou abaixe as cordas do braço e dos captadores. Ruídos podem ocorrer quando você faz isso, isto é normal e pode exigir novo ajuste. Pode ocorrer também um desnivelamento dos trastes, que podem ser facilmente nivelados por um luthier.
Os captadores possuem parafusos para segurá-los no lugar, e estes permitem que eles sejam levantados ou abaixados. Isto produz uma sensível diferença na resposta do instrumento quando você toca as cordas com os captadores na altura certa. Se eles estiverem muito baixos, o sinal será fraco, e você terá que por mais força para tirar o som das cordas. Se eles estiverem muito altos, o campo magnético pode interferir com a vibração das cordas e sufocar a nota. Ambas as situações tornam o instrumento difícil de tocar. Um pequeno ajuste pode resolver o problema. Você terá mais controle sobre seu som e suas notas. Mas, se você soltar demais os parafuso, os captadores podem cair. Isto é facilmente reparável, e não danifica seu instrumento.
A ponte concentra a maior parte da resposta do baixo. A maioria das pontes é desenhada para ser levantada e abaixada para ajustar a altura das cordas. Isto é geralmente feito com uma chave Allen. Como as cordas vibram entre o rastilho e o apoio da ponte, isto afeta diretamente o som do baixo.
INCRÍVEL BAIXO
A decisão de como ajustar começa quando você pega o primeiro instrumento da vitrine. Você pode senti-lo desconfortável, então peça ao vendedor que ajuste o tensor. Se ainda não estiver bom, ajuste a ponte até chegar no ponto ótimo para você. Somente através deste processo você vai descobrir se este é o baixo certo para você. Fazer isto, não deve levar mais do que 15 minutos e não é tão complicado ajustar estas peças. Mas fará um mundo de diferenças no modo que você mede a qualidade do instrumento. Se você precisa que seja feito, faça que seja feito.
Lembre-se que você está ajustando um baixo para ver se você quer comprá-lo ou não. Se acontecer depois de todo este esforço que este não é o seu baixo, não desanime, pois agora você sabe qual a regulagem ideal para você.
E lembre-se ainda, que o baixo será vendido com um tipo específico de cordas, que pode ser ou não o seu kit favorito, Portanto, não será sem sentido você comprar um jogo de suas cordas favoritas e colocá-las no baixo que você está testando. UM ÚNICO jogo de cordas que será instalado e removido de cada baixo que você testar. É um investimento que vale a pena, se levar em conta o preço do instrumento.
Às vezes, você tem sorte. Pega um baixo e o acha incrível, esta ajustado do jeito que você queria. Se isso acontecer, compre-o e fique grato a Deus, você tem muita sorte. Mas se o baixo precisar de ajustes e o vendedor não estiver a fim de ajudar, então vá para outra loja que trate você como um precioso comprador e não como um criador de problemas.
JEFF BERLIN 10/93
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