Quais os critérios na compra de um baixo

    Autor Mensagem
    Hamilton Pinheiro
    Veterano
    # dez/04


    Coloquei este tópico para ver a opinião de todos em relação a quais os critérios para escolher um instrumento.

    Alguns falam em construção, marca, tipo de captador, madeiras, baixistas famosos que usam,...

    Seria interessante que no fial deste tópico pudéssemos ter um "guia" montado com todos os pontos de vista.

    Gui
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Primeiramente o SOM...se eu gostar eu levo, num importa a madeira, marca ou o q for...

    depois vem
    madeiras!!!
    construção!
    braço!!
    cap's
    peso

    Zolfer
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Eh bom também passar a mão no corpo (caso o baixo seja de madeira...) para sentir c possui algum amassado q n eh possível ver mt bem...

    Dark Avenger
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: Dark Avenger
    · votar


    1o - Som
    2o - Aparencia e acabamento
    3o - Ferragens em geral

    Hamilton Pinheiro
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Minha opinião é:

    Não existe questão de marca boa ou ruim. O som do instrumento (independente de quem o construiu) é o primeiro fator. Se eu não gosto do som (ou o som é realmente ruim), tô fora.

    Depois disso eu tenho que tocar. Se eu gosto do som, verifico se eu gosto de tocar no instrumento. A pegada é o ponto mais importante. Por incrível que pareça, adoro o som do Warwick e do Fodera, mas nenhum deles me agradou na pegada (parece até pecado isso). Não que sejam instrumentos ruins. Eu é que não me adapto a pegada (o problema está comigo. Em geral, o braço dessas marcas são mais grossos e eu prefiro os mais finos).

    Tendo estes dois fatores eu procuro a parte estética, cor, acabamento, variação de configuração (o que dá pequenas variações no timbre).

    Mayzen
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Independente do timbre, há algs coisinhas q a gente deve olhar com bastante atenção...

    GERAL - ferragens das partes d metais tipo, tarraxas, ponte,..marca dessas peças...é bom ver c as tarrxas estão bem presas, então pode, sei lá, balança-las p ver c ñ estão soltas e testar caso estejam mt duras, ñ comprar pq pode ser meio kra trocá-las depois!!

    CAPTADORES - prestar atenção na marca dos captadores, (tem o lance d "designed by", q significa um captador q imita o formato do outro. tipo, disigned by EMG...alg pensa q é um cap da EMG, mas nem é..apenas eles combram em algs casos mais kro por isso..). testar todos os contatos com uma moedinha p ver c todos estão funcionando...atenção aos humbuckers....ve msm c as duas bobinas lá estão bem boas!!aheeha

    BRAÇO - tem q prestar uma imensa atenção no braço. a parte mais importante do instrumento. verificar c o braço está empenado e/ou desregulado. tb escala torcida (c tiver kra, ñ compra...vai cr mó trabalheira tentar consertar..em algs caos nem dá..). verificar c os trastes estão bem presos ou então com irregularidades de altura entre si. ou então com marcas d lixas, essa coisas..geralmente os d final da escala..

    CORPO - tem q ver c a madeira está bem pintada e sem arranhões, né?! isso é mt bom!!haeh...acho q essas coisinhas básicas a gente tem q ver msm..

    mas pô c liga q as vezes o baixo estar duro d tocar ou então trastejando sei lá ñ qr dizer q ele está ruim.tem tb q regulkar o instrumento do seu jeito p seu estilo d tocar..tem isso..mas vlw aê!

    Hamilton Pinheiro
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Mayzen

    Concordo em parte com o que você colocou, mas acho mais importante o timbre (não que seus detalhes não o sejam).

    As ferragens (ponte e nut) também são responsáveis pelo timbre. Tipo e marcas já são do instrumento e alteração pode alterar o timbre (para melhor ou pior).

    Sobre tarrachas eu concordo. Se um instrumento tem tarrachas folgadas (não os parafusos e sim a cavidade na mão) provavelmente apresentará outros defeitos bem mais visíveis (incluindo timbre e pegada).

    Sobre os captadores estão ligados ao timbre. Alterá-los mudará o som mas os testes são importantes. Eu não faço teste com moedas mas verifico o equilíbrio de volume entre as cordas. Alterações no volume podem ser indícios de defeitos nos captadores.

    Sobre o braço eu gosto de regulá-lo (pedir ferramentas ao vendedor e mexer um pouco. Muitos não permitem). Preciso que esteja com uma regulagem próxima ao que costumo tocar para sentir a pegada. Verificar se o tirante funciona faz bem.

    Mayzen
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Hamilton Pinheiro
    Isso aê...acho q com tudo isso q a gente faz (ou pelo menos tenta lembrar para fazer) na hora da compra é mt mt dificil comprar um instrumento q vá dar problemas...pelo menos problemas visíveis..né?! mas vlw..acho q deu a ideia do seu topico: um "guia" montado com os pontos de vista...vlw, kra!

    paulinhomp3
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Esqueceram de uma coisa alias duas coisas PREÇO e Tocabilidade , as vezes eh um instrumento bom mas tb custa o olho da cara e vc nem sequer vai notar a diferença , ( estou pensando como um iniciante) E tocabilidade ver se o instrumento eh confortavel e se vc vai dar conta de ficar com ele no ombro por algumas horas caso contrario vai gastar uma grana legal com massagista hehehe
    espero ter contribuido
    valeu

    Hamilton Pinheiro
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    paulinhomp3

    Correto.

    O fator tocabilidade eu chamei de pegada (acho a sua deniminação mais correta). O preço também influi, e o peso também.

    Sobre o preço é questão de tempo. Às vezes muito e às vezes pouco. Se você encontrou o baixo da sua vida e ele custa R$8.000,00, você não compra agora mas um dia ele vem.

    Para comprar o meu baixo dos sonhos eu tive a sorte de tocar em uma campanha política e consegui a grana do baixo. Não gastei nada do que ganhei. Já um amigo meu fez rolos e mais rolos com baterias (vendia, trocava, trocava uma em duas, comprava uma peça e vendias as duas em outra,...........) e depois de um bom tempo está com a bateria dos sonhos dele: Yamaha Record Custom.

    O meu dream bass é o Yamaha TRB John Patitucci Model

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quais os critérios na compra de um baixo