O som do Rickenbacker

    Autor Mensagem
    Alain Caron
    Veterano
    # jun/04


    Galera,

    Quem conhece bem os Ricks?

    Qual configuração de madeiras e captação vcs acham necessária para que um baixo qualquer tenho um timbre o mais próximo de um Rick?

    Sei que não dá pra imitar, mas o mais próximo que der.

    Valeu

    Bassbass
    Veterano
    # jun/04 · Editado por: Bassbass
    · votar


    Aproveitando seu tópico seria interessante se alguém que tivesse um Rickenbacker pudesse gravar alguma coisa e deixar disponivel pra gente. Isso poderia acontecer com outros baixos também, assim quem tivesse curiosidade sobre o timbre de algum baixo poderia procurar aqui. É só uma idéia.

    Alain Caron
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Bassbass

    Idéia excelente. Melhor do que ficar explicando.

    joaozitorossi
    Veterano
    # jun/04 · Editado por: joaozitorossi
    · votar


    Alain Caron
    Falaew parcero...O dionisius me disse q tu fez esse tópico pq vai fazer um baixo pra ele...Vou te dizer o q eu pesquisei e o q eu jah sabia sobre ricks..

    1-corpo:maple...Pelo jeito o ideal seria usar o pau-marfim que é o substituto do maple...mas o Dionisius me disse q tu naum tah trabalhando cum o marfim, ai vc, q tem mt experiencia cum maderas, decide cum ele

    2-braço:maple...idem ao corpo

    3-escala: rosewood...Ai seria legal botar um jacarandá...mas pode ficar mt caro...heheh...mais uma coisa pra vc discutir cum dionisius...o pau ferro naum sei naum, mas achu q fica baum tb...

    4-captador: saum os proprios da rickenbacker, mas eu andei vendo os seymor basslines estilo rickenbacker q parecem ser mt bons! os kent armstrong tb jah ouvi falar bem...

    5-ligações: me parece q esse rickenbacker tem uma saída para cada captador, ams disso eu naum sei ao certo...PEÇO PRA QUEM SAIBA ISSO PRA DEXAR CLARO AI PRA GALERA ESSA PARADA DE DUAS SAÍDAS E TAL...

    boa sorte ai com o baxo...e vi no site o baxdo q tu fez e to babando ateh agora...qq dia sou eu pedindo pra tu fazer um MM pra mim.....hehe...flw!

    Guilherme Tosin
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Pra quem quer conhecer o MARAVILHOSO som do Rick:

    http://www.chrissquire.com/transcriptions/sunrise.mp3

    http://www.chrissquire.com/transcriptions/tempus_fugit.mp3

    http://www.chrissquire.com/transcriptions/siberian_khatru.mp3

    Guilherme Tosin
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    joaozitorossi
    PEÇO PRA QUEM SAIBA ISSO PRA DEXAR CLARO AI PRA GALERA ESSA PARADA DE DUAS SAÍDAS E TAL...


    Esquemas eletricos dos Baixos Rickenbacker:
    ---------------------------------------------------------
    Para os modelos mais "populares" ( vide Geddy Lee e Chris Squire)

    http://www.rickenbacker.com/us/19507.htm

    ---------------------------------------------------------

    Para o modelo 4000 ( mono com apenas um captador ):

    http://www.rickenbacker.com/pdf/19522.pdf

    ---------------------------------------------------------

    Esquema do captador Rickenbacker:

    http://www.rickenbacker.com/pdf/19521-HB1%20Wiring.pdf

    ---------------------------------------------------------

    Sobre captador, se você estiver procurando um parecido com o Rickenbacker, eu aconselho você a usar captadores do Giannini RK, que são cópias quase perfeitas dos Rickenbacker...No Ebay.com você acha captadores Rickenbackers originais a um preço bem acessivel...

    Espero ter ajudado...

    Alain Caron
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Valeu galera.

    É isso que eu precisava. Que eu saiba, o marfim substitui bem o braço de maple. Não sei se funciona para o corpo tb. Mas estou checando ainda.

    Quanto aos captadores, queria um som próximo do Rick, mas não com os mesmo caps. Estou pensando em algo tipo Jazz, mas que parece Rick.

    marcioazzarini
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Guilherme Tosin
    Legal as mp3! é o próprio Chris q está tocando?

    Tem um chorus tbm, né?

    Guilherme Tosin
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    marcioazzarini
    É o Chris sim ...
    Na Sunrise tem um tremolo se não me engano, não lembro se ouvi um chorus lá, vou ouvir melhor e depois eu posto...

    stratopeido
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    siberian_khatru.mp3

    essa eh a musica..

    tedbass
    Veterano
    # out/04
    · votar


    o interessante do rick 4001 é que tocando de palheta você consegue um som peculiar e cheio de médios tipo o dos mp3 enviados pelo guilherme(Yes), e tocando em pzicatto você tira um som gordo roncado e com médios graves como Gedy Lee, e ainda abafado extrai som extragordo como Beatles. Sinceridade... É demais. Valeu.

    tedbass
    Veterano
    # out/04
    · votar


    o interessante do rick 4001 é que tocando de palheta você consegue um som peculiar e cheio de médios tipo o dos mp3 enviados pelo guilherme(Yes), e tocando em pzicatto você tira um som gordo roncado e com médios graves como Gedy Lee, e ainda abafado extrai som extragordo como Beatles. Sinceridade... É demais. Valeu.

    Flavio Moska
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Se tiverem a oportunidade, vejam o DVD Yes Symphonic Live de 2002, o som do baixo é um absurdo - o Chris Squire parece que está melhor que antes - impressionante mesmo. Embora o som da mixagem privilegiou bastante o baixo, que dá p/ perceber cada nota executada.

    É legal usar o captador da ponte e tocar entre este captador e a ponte, o som sai "roncando muito". Se você usar o capt. do braço e tocar entre os dois capts, o som sai limpo e "amadeirado" (se posso dizer isso) - puro Beatles (Rubber Soul). Se usar os dois capts. ao mesmo tempo, combina tudo isso.

    Abrazz

    gurizon
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Guilherme Tosin

    Esse é bem o timbre do meu rickenbacker, quando tocado com palheta!

    Só que R é baixo pra ser usado com amplificador e caixas decentes, caso contrário, o som sai uma bosta. Não é que nem um jazz bass.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O som do Rickenbacker