Rickenbacker 4001

Autor Mensagem
Guederli_Bass
Veterano
# abr/04


Bom galera.... a uma semana antes do carnaval, eu adquiri um instrumento que sempre foi o meu sonho de consumo por mais de 10 anos...o Rickenbacker 4001
o ano do monstro é 1975, preto, escudo branco, inlays triangulares em madreperola.... enfim, o Rick é igual ao que o Geddy Lee usava! confesso que tive muita sorte com ele, pois comprei ele de um senhor, que tocava com ele nos anos 70 e inicio da decada de 80. o baixo ta praticamente novo, sem oxidações no hardware e riscos, pois o véio cuidava muito bem dele.
No início, é muito estranho vc tocar num rick, pois o braço dele parece uma tora, e a tocabilidade não é das mais fáceis. mas, com algum tempo de pratica, vc se acostuma com ele e não quer mais largar. o timbre dele é maravilhoso, ainda mais ligado no meu cabeçote 2x 12ax7 (pre) +4x 6l6 (potencia). O som dele com saturação é muito lindo, roncadaço, assim como o seu som limpo, o famoso "treble punch" do Rick. Ligado em estéreo, com 2 amps, fica animalesco. Confesso que foram os R$ 4.700,00 mais bem gastos em toda a minha vida.

bass_player
Veterano
# abr/04
· votar


Guederli_Bass
po.. parabens entao.. pq agora vc nao arranca os trastes do seu tagima?

Grosskopf
Veterano
# abr/04
· votar


um dia eu ainda chego lá também...

NESCAU
Veterano
# abr/04
· votar


idem...

Expressão
Veterano
# abr/04
· votar


Estou no firme propósito de juntar grana e pegar um desse.

Guederli_Bass
Veterano
# abr/04
· votar


bass_player
hehehe!!!! não arranco os trastes do meu tagima por nada!!!! adoro tocar nele tanto quanto no rick!!!! eu tava afim de um fretless tb, mas isso só daqui a algum tempo, hehehe

tarado
Veterano
# abr/04
· votar


Guederli_Bass
cara ...
voce quer casar comigo.

detalhe, nao foi uma pergunta...VOCE VAI CASAR COMIGO!!!

hehehe deixando de lado a brincadeira, eu ouvi dizer que rick eh um pouco forte sabe tipo se vc jogar no chao o baixo, quebra...o chao; tbm ouvi dizer que ele tem um grave tao particular mais TAO particular que o unico que teve corajem de troca-lo por outro instrumento foi o geddy lee(mais o cara e o melhor entao...); e tambem ouvi falar que quando vc pega o jeito dele nenhum outro baixo da tamanho prazer em tocar.

em resumo...e praticamente um prazer sexual tocar num desses.......
vc vai casar comigo de qualquer jeito.

bass_player
Veterano
# abr/04
· votar


aff.. nao falaria isso nem de brincadeira.. q viadagem.. mesmo pra uma brincadeira

tarado
Veterano
# out/04
· votar


bass_player
pow kra...
eh um rickenbacker 4001...
mas eu nao vou precisar casar com ele nao a minha namorada vai vender o carro e comprar um 4003 e se sobrar dinheiro, um fender jazz bass fretless, agor só, sente a duvida cruel, esses dois baixos ou só um que é o PEAVEY CIRRUS V cinco cordas... dez barao e meio... uma pechincha nao acha?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/04
· votar


Já toquei neste baixo e, de fato, o braço dele não me pareceu confortável pois tenho as mãos pequenas (curiosamente o RK da Giannini dos anos 70 tinha o braço mais confortável!). Em compensação o timbre é imbatível, graças ao braço inteiriço de maple e os captadores de saída alta.
Abç

BTNS
Veterano
# out/04
· votar


Tenho curiosidade de tocar num baixo desses. Nunca curti o visual mas é um clássico, sem dúvida, e muitos baixistas que curto tocaram com ele. O som estéreo é outra curiosidade que eu tenho.

tedbass
Veterano
# out/04
· votar


Tenho um rick 4001 73' fireglo. É uma máquina. Posso garantir que o meu jazz bass e o meu music man stingray não chegam aos seus pés apesar de serem baixos maravilhosos. O rick tem som puro e sustain inconfundível. eu prefiro.

Flavio Moska
Veterano
# out/04
· votar


Isso é real, embora eu tenha o giannini de 1971, o sustain dele também é impressionante e o braço é mais confortável por ser mais fino. (já coloquei lado a lado a um 4001 e as diferenças sonoras não são muito grandes não)

A história da saída alta já fez eu queimar alguns falantes "teoricamente" de potências altas. Eu utilizava um cabeçote "Hartke 3500" com caixas de impedância e potência compatível, mesmo assim, com este baixo acabava queimando as caixas.

tedbass
Veterano
# nov/04
· votar


QUERO INFORMAR QUE O BRAÇO DO RICK 4001 É MUITO CONFORTÁVEL E TINHA ATÉ 1974 UMA GARGANTA MAIS FINA PARA USAR CORDAS FLATWOOD. A PARTIR DE 1974 TIVERAM QUE ENGROSSAR A GARGANTA PARA REFORMAR OS TENSORES E PODER USAR CORDAS ROUDWOOD.
O MODELO DA GIANNINNI QUE COPIA OS PRIMEIROS RICKENBACKERS É CONFORTÁVEL AOS ESTILO DOS 4001 ATÉ 1974, POIS FOI FEITO Á SUA IMAGEM E SEMELHANÇA. ASSIM A TOCABILIDADE DE UM RICK 4001 1973 É MARAVILHOSA, DAÍ O VALOR DE UM INSTRUMENTO DESTES QUE EM TENHO O PRAZER DE POSSUIR E NÃO QUERER VENDER POR PREÇO ALGUM. QUANTO AO SOM DO RICK 4001 1973 - FAVOR VERIFICAREM NA DISCOGRAFIA DO RUSH, É DE MATAR.

jose humberto ribeiro
Veterano
# dez/04
· votar


Pessoal, muito bacana que o cara tenha conseguido comprar um Rick!!!!!!


Vi alguns comentários sobre o uso do modelo produzido pela Gianninni. Vale a penas investir em um Rick da Gianninni??? O original é muito caro!!!! Caso tenham algum comentário agradeço.

Beto

Tomcat
Veterano
# dez/04
· votar


jose humberto ribeiro

"O original é muito caro!!!! "

2000 dólares é caro pra vc?

"Vale a penas investir em um Rick da Gianninni??? "

Se vc quiser ter um baixo parecido(design) com um Rick, vale sim, mas o som ta loooooooooooonnnge de ser igual, nem parecido.

Flavio Moska

"(já coloquei lado a lado a um 4001 e as diferenças sonoras não são muito grandes não)"

Para aê véi, para aê.....

Flavio Moska
Veterano
# dez/04
· votar


Tomcat
Então acho que vc não ouviu um baixo desses da Giannini, digo os modelos anteriores à 80.
Ainda não gravei nada no micro com o G-Rick, mas assim que puder, envio alguma coisa p/ pessoal conferir o som aí. Gravações eu tenho, mas são de estúdio (numa dessa eu passo estas mesmo, preciso cortá-las apenas).

RickoSound
Veterano
# mai/05 · Editado por: RickoSound
· votar


Pessoal, eu tenho um Rickenbacker 4001 (1974) e um Giannini RK (1976).
Comparando os dois, o Giannini é mais leve, tem o braço mais grosso e a "mão" é maior e mais pesada que o do Rick, o visual é muito parecido, mas obviamente, o acabamento do Rick é, de longe, superior.
Já se tratando do som, o Giannini tem um um timbre mais grave, enquanto o Rick tem um som mais agudo e brilhante, concluindo, se você tiver grana, compre um Rick, sem dúvidas é O Baixo, mas se a grana estiver curta, um Giannini é uma excelente alternativa um pouco desconfortável, mas com um som semelhante.

trio anwesen
Veterano
# jun/05
· votar


quem quiser um rick 4001 de 74 todo original e com case por 5mil reais me escreve trioanwesen@yahoo.com.br - mando fotos

Gilberto Ribeiro
Veterano
# jun/05
· votar


Parabéns, mano. É uma peça de colecionador, distinta entre as melhores.

PlayJazzMan
Veterano
# set/05
· votar


Alguém sabe me dizer se existe um RK 5001?

isaqueras
Veterano
# set/05
· votar


Sei lá... v se tu acha ele aí no meio...

http://www.tatadoheaven.com/Ric/images/ricks/rickenbacker.jpg

Pra galera q n conhece essa puta máquina, achei 1 mano do seu rick

http://w1.605.telia.com/~u60522508/amw/pictures instruments.html

Olha quem tem 1...

http://www.lizzydaymont.com/RickCSinfo.htm

e tem até neguinho vendendo (n queira saber o preço rsss)

http://www.bassnw.com/Special Order Basses/Basses/Rickenbacker/rickenbacker_4001V63_mapleglo.htm

Parabéns! Infelizmente eu... vou ter de debulhar o Snakão por mais uns anos...até q um de nós n aguente mais o outro rssss.

Abrás e ...ai q inveja!!!

isaqueras
Veterano
# set/05
· votar


peraí...colei o link errado...olha o 4001 aí...

http://web.telia.com/~u60522508/amw/pictures/instruments/rickenbacker% 204001.jpg

foimau...sorry

gurizon
Veterano
# nov/05
· votar


Alguém tem idéia do preço de mercado de um rickenbacker preto e branco 4003 1997, com case, manual e nota? Tenho um e to pensando em vender. Sou do RS.

Valeu!

trio anwesen

De onde tu és?

Rodrigoo
Veterano
# nov/08
· votar


Hey Galera! O Rick 4001 Possui captação ativa ou passiva?

Gui
Veterano
# nov/08
· votar


Rodrigoo
passiva

ricardoribeiro
Veterano
# nov/08
· votar


A condor já lançou uma réplica do hofner maravilhosa, uma réplica da guitarra rick show tb (condor liverpool) ... sonho com o lançamento da réplica desse baixo pela condor...

danielbcezar
Membro Novato
# jul/14
· votar


Como assim? 4.700 ???? não existe rick por menos de 7 mil....

makumbator
Moderador
# jul/14
· votar


danielbcezar

Você sabe que esse tópico tem mais de 10 anos né?

Lelo Mig
Membro
# jul/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


danielbcezar

Como o nosso amigo makumbator disse este tópico já tem mais de 10 anos.

Considerando que o 4001 foi fabricado somente até 1981 (depois substituído pelo 4003), a cada ano que passa um original em perfeito estado fica mais caro.

Já vi por R$ 12.000,00 um do mesmo ano do relatado aqui (1975).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Rickenbacker 4001