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slapboombass Veterano |
# mai/04
alguem aqui já lixou o corpo de seu baixo pra tirar a tinta e deixar só na cor da madeira???
e se já fizeram me contem!!!ou opinem!!!
obrigado!!!
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marcioazzarini Veterano |
# mai/04
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slapboombass
Um camarada fez isso num Giannini Jazz Bass. Ele lixou com uma lixa fina até sair toda a tinta e o fundo, aí ele fez o acabamento com uma lixa mais fina ainda (não lembro os números), e no final ele encerou o baixo. Ficou muito bom o acabamento. Depois de 1 mês ele levou num luthier e envernizou, pq tinha enjoado do baixo encerado, e queria deixar igual ao Fender Marcus Miller.
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slapboombass Veterano |
# mai/04
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marcioazzarini
fico legal???
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CORVO Veterano |
# mai/04
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slapboombass, vai dar o maior trabalho e depois você terá que envernizá-lo novamente, já que madeira é materia orgânica e apodrece com o tempo, principalmente com o atrito, suor e etc.
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joaozitorossi Veterano |
# mai/04
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CORVO
Apodrece? fiquei confuso...se vc fizer o acabamento com cera isso naum protege igual a verniz? esses baixos q jah saemn de fabrica encerados, as maderas apodrecem? me esclarece ai please corvaum! hehe
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Dark Avenger Veterano |
# mai/04
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CORVO
Mas e aqueles baixos com o acabamento fosco? tem o que na madeira ?
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CORVO Veterano |
# mai/04
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joaozitorossi, a cêra gasta com o atrito, a madeira aparece e com o tempo ela se decompõe sim. Acabamento para mim é verniz poliuretano ou de repente nitrocelulose, mas o poliuretano é o padrão de qualidade dos instrukentos de série bons.
Dark Avenger, depende do baixo. Pode ser cêra ou também pode ser verniz poliuretano fosco transparente.
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Dark Avenger Veterano |
# mai/04 · Editado por: Dark Avenger
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CORVO
Sei,mas em ingles eh Oil.O que eh isso em portugues?
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CORVO Veterano |
# mai/04
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Dark Avenger, é um tipo de cêra oleosa, creio. Poliuretano é polyurethane ou PU simplesmente e ambos podem ser foscos.
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Guilherme Tosin Veterano |
# mai/04
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Por falar em lixar o baixo, eu fui lixar um Golden, tirei toda aquela tinta azul ridiculo que eles colocaram e tive uma surpresa...o corpo do bass é composta por 4 (quatro) madeiras diferentes emendadas, que maravilha, de cores diferentes ainda, que tosco. O pior foi uma vez que um amigo foi lixar um Aria Pro, e descobriu que o corpo era composto de COMPENSADO...imaginem só vocês...
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Thunderox Veterano |
# jun/04
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putz por esses motivos q me fazem desistir de lixar o meu baxo!! tava pensando em lixa e pinta de verniz mas muito trabalha!! ta loko
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slapboombass Veterano |
# jun/04
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Thunderox
mas depois do trabalhão vale apena!!!
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Alain Caron Veterano |
# jun/04
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Corvo e DarkAvenger
O oil em inglês é óleo mesmo. Tipo óleo de linhaça, óleo de peróba. Os gringos usam muito o tal do Tung Oil, que é feito com um tipo "noz", principalmente para instrumentos feitos em pequena escala, pois é barato, de fácil aplicação e não é tóxico. O acabamento é lustroso e bem bonito, mas realmente não é o mais resistente de todos.
Quanto à cera, acho o seguinte (se é que interessa): direto na madeira gasta com o tempo mesmo, ainda mais tocando muito e a poeira agruda. O ideal seria encerar sempre.
Mas se vc usa seladora e depois encera, o acabamento é ótimo e a seladora protege bem.
Considero que, em termos de durabilidade:
1º PU
2º Nitro
3º Seladora + cêra
4º Óleo
- Só cêra é bom pra móvel, que vc não fica pegando.
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maggie Veterana |
# jun/04
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Dá também pra passar duas mãos [uma de selador e outra de verniz, por exemplo] e depois passar uma lixa fina pra deixar fosco.
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slapboombass Veterano |
# jun/04
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Alain Caron
eu ouvi falar tambem de um tratamento com uns liquidos para dar mais vitalidade a madeira !!
alguemsabe do que se trata!!!
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maggie Veterana |
# jun/04
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slapboombass
Existe um processo em que se ferve a madeira dentro do líquido [que eu não lembro o nome] pra dar mais durabilidade e proteção contra cupins.
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Alain Caron Veterano |
# jun/04
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Eu nunca ouvi falar neste processo, mas do jeito que anda a tecnologia, em breve vão transformar madeira em metal.
Para dar mais "vitalidade", os óleos funcionam bem. A madeira fica bem natural e valoriza os veios. Esse processo que a maggie falou para aumentar a "durabilidade" eu não conheço.
Mas, se vc usar verniz, por exemplo, não tem perigo. O verniz protege a madeira contra fungos e pequenas batidas.
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maggie Veterana |
# jun/04
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Alain Caron
Nem sei se é usado em lutheria...
Dizem os antigos que o certo mesmo é cortar a madeira na lua certa... :)
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slapboombass Veterano |
# jun/04
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maggie
vc acredita nisso????
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CORVO Veterano |
# jun/04
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Alain Caron, sua explanação foi perfeita e creio que para algo artesanal o selador e o óleo funcionam bem.
maggie, você está falando de Jimo Cupim? Isso é bom para compensado. Madeiras top de instrumentos musicais top não dão cupim e nào precisam disso. quanto ao lance da lua eu acho que esses antigos devem ser muito antigos mesmo. O importante na madeira é ela estar seca.
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Alain Caron Veterano |
# jun/04
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Maggie
Já ouvi falar de cortar madeira na lua certa, mas isso é pra cortar a árvore. Como a lua influencia as marés, uns acham que influenciam os líquidos dentro da árvore. Talvez mais seco fique mais fácil de cortar, ou ao contrário. Mas não acho isso uma coisa decisiva, mesmo pq, pra comprar em madeireira, vc nunca vai saber quando foi o corte. E madeireiro corta qualquer coisa em qualquer dia, desde que dê grana.
Corvo
Realmente, um acabamento comercial e em escala, tem que ser PU. Mas o acabamento óleo é muito tesão e não fica só no artesanal. A warwick tem opções de óleo e fica animal. Em alguns instrumentos que fiz, usei seladora+cêra, mas é uma questão de gosto, pois fica mais rústico. E nem todas as madeiras ficam bonitas. O Igor Porto faz uma acabamento com Tung Oil que é bem legal.
Infelizmente a galera vai sempre em busca do padrão. Músicos (não todos) em geral preferem PU pq a Fender usa, preferem maple pq a fender usa. Sempre no padrão. Mas existem muitas opções (além das 4 que citei antes) que precisam de um pouco de ousadia do luthier e do músico.
Não acha ?
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slapboombass Veterano |
# jun/04
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Alain Caron
Infelizmente a galera vai sempre em busca do padrão. Músicos (não todos) em geral preferem PU pq a Fender usa, preferem maple pq a fender usa. Sempre no padrão. Mas existem muitas opções (além das 4 que citei antes) que precisam de um pouco de ousadia do luthier e do músico.
Não acha ?
(2)
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CORVO Veterano |
# jun/04
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Alain Caron, concordo com você principalmente no que tange à Fender e ao Maple mas eu pessoalmente prefiro o PU porque se bem cuidado é para sempre, ou pelo menos vai durar mais do que eu. O acabamento de PU fosco a meu ver fica tão bom e realça tanto a madeira quanto esses outros que você falou e, opinião pessoal, não gosto do acabamento dos Warwick pois já vi Warwicks com a madeira aparente pelo uso. O único trabalho que gosto de ter com o baixo é o de regulá-lo e não o de ficar retocando proteção de óleo ou cêra. Sou fã do PU pelo acabamento e pela praticidade e no caso de instrumentos naturais o PU fosco fica fantástico e duradouro.
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slapboombass Veterano |
# jun/04
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CORVO
e viva ao pu!
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Alain Caron Veterano |
# jun/04
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CORVO
É isso aqui cara. Como eu disse, concordo que o PU tem a maior durabilidade e é uma questão de gosto mesmo. Eu já prefiro os acabamentos mais simples, tipo Tung Oil. Gosto é gosto. A vantagem que vejo no óleo e seladora+cêra é que, qualquer batida ou risco, é fácil restaurar. O PU se riscar precisa de luthier e tem que refazer o acabamento inteiro. Na seladora é só lixar e refazer o acabamento no lugar machucado.
Meu conselho pra quem quer lixar o baixo é:
- Se tiver grana, paga pra passar PU.
- Se fizer em casa, use seladora com pincel mesmo e depois encere.
Nisso concordamos, certo ?
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maggie Veterana |
# jun/04
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slapboombass
vc acredita nisso????
Não sei... é estranho como algumas madeiras são mais suscetíveis a cupins do que outras - independente de ser pinus ou cedro.
CORVO
você está falando de Jimo Cupim?
Não, é outro produto, e era usado em tabuões mesmo. Mas hoje em dia não é mais feito esse processo, segundo me disseram.
slapboombass
Infelizmente a galera vai sempre em busca do padrão
Isso vai muito da segurança... o pessoal não quer arriscar, e também quer parecer com o seu 'ídolo'.
Uma curiosidade: esses dias vi uma reportagem de reaproveitamento das tábuas de barris. Imaginem que maravilha um instrumento feito com essa madeira [o porém é que teria que ser com algumas tábuas coladas]. Se fizesse muito calor sairia aquele cheirinho de conhaque ou vinho.. hehe
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maggie Veterana |
# jun/04
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Existe um processo em que se ferve a madeira dentro do líquido [que eu não lembro o nome] pra dar mais durabilidade e proteção contra cupins.
Lembrei o nome: terebentina.
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CORVO Veterano |
# jun/04
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Alain Caron, certamente mas eu desaconselharia o PU para quem for lixar o baixo em casa. Selador, pincel e paciência são a melhor opção. PU é para quem sabe, para o profissional especializado e que tem equipamento e como retoques não ficam bons qualquer falha foará com que o corpo tenha que ser todo lixado novamente e repintado.
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CORVO Veterano |
# jun/04
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maggie, terebentina é algo como o nome genérico do Jimo Cupim, mas vale a conferida. Quanto ao reaproveitamento de madeira isso é muito usado com o Jacarandá. Quanto aos barris... é por isso que eu não bebo. :o)
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Alain Caron Veterano |
# jun/04
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CORVO, por isso que vc não bebe? Ha hah
Tb não acho que devamusar PU em casa. Como eu disse: "Se tiver grana, paga pra passar PU".
Maggie algumas madeiras são mais sucetíveis a cupim mesmo, mas isso por causa do sabor e da dureza (existe isso?). O cedro, por exemplo, é muito amargo e pega menos cupim do que o marupá,que é macio e não é amargo. Ipê é uma pedra, pega menos cupim. E como o CORVO falou, um instrumento dificilmente pega cupim, a não ser que vc deixe guardado 10 anos no armário. E sem PU, claro.
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