lixagem do corpo do bass!!!

Autor Mensagem
maggie
Veterana
# jun/04
· votar


Alain Caron
A parte do sabor eu não sei.. hehe

Mas digo o seguinte: algumas partes da mesma madeira são atacadas pelos cupins e outras não. Daí alguns afirmam que foi cortada na lua errada etc [de repente tem algum fundamento].

Instrumentos realmente não devem ser tão suscetíveis, afinal a gente fica 'bulindo' neles toda hora. :)

Alain Caron
Veterano
# jun/04
· votar


Maggie

A parte do sabor dá pra descobrir trabalhando com a madeira. Uma vez fiz um baixo com cedro. Mas hora de lixar a poeira vai ficando na pele perto da boca, até que vc começa a sentir o gosto. É horroroso. Cupim não deve gostar mesmo. Hehe.

Eu não entendo nada de cupim, mas me parece que eles só pegam em uma parte da madeira pq não dá tempo de chegar no resto. Não sei. Só especulação. Mas se a árvore fosse cortada na lua certa, não pegaria cupim em nenhuma parte. Não acha?

Resumindo, pode até ter fundamento, mas acho que não é seguido.

CORVO
Veterano
# jun/04
· votar


Alain Caron, o temor é que se escolha um pintor de carro qualquer para pintar o baixo e o resultado seja um desastre. Mas vem cá, você anda comendo madeira? :o)

maggie, as madeiras têm veios e alguns veios são mais macios do que os outros, em geral os veios mais macios são os mais claros mas isso não é regra, e os cupins, que não são bobos, vão nos mais macios. Isso não tem a ver com a lua.

Alain Caron
Veterano
# jun/04
· votar


CORVO

Comendo madeira? He hehe. Tente lixar um braço ou corpo de cedro rosa sem usar máscara e depois me fale. A poeira fica nos lábios. Se vc tomar um copo d´água, já sente o gosto.

Com certeza pra pintar instrumento precisa de um talento extra. Já mandei uma vez para um pintor desses que fazem customização de carros e motos. Fiquei com medo até, mas tive que reconhecer que o cara não é só pintor. O cara é artista. Fez tudo com airbrush, tampou os poros da madeira antes, passou menos verniz no tampo, etc. Mandou bem. Tudo por vintão...

maggie
Veterana
# jun/04
· votar


CORVO
as madeiras têm veios e alguns veios são mais macios do que os outros
Alburno. :)


Alain Caron
Tudo por vintão...
Barato mesmo! A área que ele pintou era grande?

CORVO
Veterano
# jun/04
· votar


Alain Caron, eu nem chego perto de madeiras, lixas e tupias. Alguns anos atrás visitei a fábrica da Wood quando ainda era no Espírito Santo e vi todo mundo de máscara e tapa-ouvido. É muito barulho e muito pó de madeira! Eu trabalho com importação, representação e dou minhas cacetadas em parte elétrica mas tô fora de meter a mão em madeira e lixa. Na verdade eu gosto mesmo é de comprar pronto.

Conheci um cara (pintor de carro) que fazia isso que você falou mas conheci outros que faziam mal feito, e como não sei se quem abriu o tópico saberia diferenciar um do outro aconselhei o selador mesmo.

maggie
Veterana
# jun/04
· votar


CORVO
É verdade, tem que conhecer o trabalho ou pelo menos ter boas referências.

Alain Caron
Veterano
# jun/04
· votar


Maggie a área que ele pintou foi o baixolão inteiro. Braço e corpo.

CORVO, é isso aí, muito barulho e muita poeira. Agora imagina que eu faço os meus no apartamento...

Bom, o resultado até aqui é: quem quiser fazer em casa, use seladora. Depois de bastante lixa, claro.

slapboombass
Veterano
# jun/04
· votar


maggie
CORVO
Alain Caron
como eu faço depois que eu lixar pra naum ficar com aquela cara de tabua veia!
????
:0

maggie
Veterana
# jun/04
· votar


slapboombass
Tens que lixar no sentido dos veios da madeira...
Depois passa selador + verniz ou encera.


Pô, tanta gente querendo que a madeira fique com cara de velha - dá um ar 'vintage'. hehe

Alain Caron
Veterano
# jun/04
· votar


slapboombass

A madeira só vai ficar ressecada e feia se vc não der um acabamento. Lixe tudo. É obrigatório seguir o sentido do veio como disse a Maggie. Senão vai ficar tudo riscado. Depois vai aumentando o número da lixa, até cerca de 320. Depois seladora, lixa 400, seladora, lixa 400, seladora bem fina e encere. Não vai ficar com cara de tábua velha.

marcioazzarini
Veterano
# jun/04
· votar


Alain Caron

Estou querendo comprar outra réplica de Jazz Bass só pra fazer isso... Aí coloco um escudo preto, e pronto. O difícil é encontrar estas réplicas com escala clara... Tive um Giannini Jazz Bass Fretless q era escala clara, e eu ia fazer isso mesmo, deixar natural, mas acabei trocando por minha Zoom 708 mesmo...

Alain Caron
Veterano
# jun/04
· votar


marcioazzarini

Já que é réplica, manda fazer um do jeito que quer. Vc escolhe as peças e não precisa ser hardware top, pra compensar. É melhor do que encontrar um com escala clara, comprar e depois ter que lixar tudo. O corvo que tá certo nesta: é melhor comprar pronto. Hehe

marcioazzarini
Veterano
# jun/04
· votar


Alain Caron

Mas é justamente isso q eu disse... Eu to querendo achar um Jazz Bass com escala clara já... Única coisa q vou fazer é lixar a pintura e deixar Natural, e colocar um escudo preto, dependendo do caso.

Alain Caron
Veterano
# jun/04
· votar


Beleza. Mas vc pode comprar de um luthier um jazz bass já na madeira, aí não precisa lixar.

E não precisa "procurar" a escala clara, é só mandar fazer.

Lucas Gatto
Veterano
# jun/04
· votar


Tenho um Eagle to pensando em lixar ele e pintar de preto fosco, sera q vira?!?!

Lucas Gatto
Veterano
# jun/04
· votar


ah, ele eh daquele modelo jazz bass...

Forneria
Veterano
# mar/05
· votar


Desculpe-me pela ignorância, mas em que tipo de local posso encontrar óleo tungue?

lynxxx
Veterano
# abr/05 · Editado por: lynxxx
· votar


+ q q eh seladora, onde eu compro, como eu sei q lixa eu uso? onde eu compro verniz? soh isso msm...


marcioazzarini eu tenho um jazzbass com escala clara e escudo preto, soh falta lixar, q eh o q eu vou fazer pq eu comprei ele or 60 reais e a pintura ta toda maxucada da pra ver umas partes da madeira e talz

Bico
Veterano
# abr/05 · Editado por: Bico
· votar


eu tenho um jazzbass com escala clara e escudo preto, soh falta lixar, q eh o q eu vou fazer pq eu comprei ele or 60 reais e a pintura ta toda maxucada da pra ver umas partes da madeira e talz

Comprei um por 40 conto (Jennifer modelo Jazz Bass, pintura e escudo preto, escala clara) e tô querendo dar um trato nele by myself.
Pretendo tirar os trastes, fazer um nut novo de osso, knobs de resina e por aí vai...

A galera mais experiente no assunto pode dar dicas sobre oq fazer depois de lixar? Essas paradas de verniz e tal...

alexafavilla
Veterano
# abr/05
· votar


Recentemente tirei a tinta do meu fretless. Só que o processo foi bem diferente.
Eu usei removedor de tinta em gel, ai depois passei tiner. nem usei lixa. só pro acabamento mesmo. Granulação 360 , 400.

Só que ficaram umas manchas brancas que nao consegui lixar ai mandei no luthier pra ele lixar mas ele nem cobrou.

alexafavilla
Veterano
# abr/05
· votar


Alain Caron
Alain caron no forum do cifra!! nossa! :P

lynxxx
Veterano
# abr/05
· votar


Bico
é o seguinte, o meu eh o um gianini jazz bass, ele tinha uma pintura branca horrivel, dae eu fui tentar lixar, soh q nem esmerio tirava akela tinta, entao eu raspei com uma chave de fenda, depois disso eu passei uma lixa de esmerio 080 e depois uma lixa d'agua 400(a mesma q deve ser usada pra polir metais) pra tirar os riscos, depois disso eu passei verniz marítmo misturado com águarraz, deixei secar e passei outra demão, 12 horas depois eu lixei com lixa d'agua 600. ficou muito bom e o que me surpreendeu eh que o intrumento era de jacarandá da bahia(brazilian rosewood). sobre a seladora e talz você compra tudo em loja de tinta, se vc quiser o verniz marítmo substitui a seladora.

Bico
Veterano
# abr/05
· votar


lynxxx
Valeu por ajudar!

Até q a parte de lixar, acho q não vai ser tão problemática.
O problema é como proceder é depois, mesmo.
Acho q vou tentar fazer como vc disse.
Agora... E se eu quiser pintar?

Alguém sabe pelo menos alguns sites q explicam bem esses processos?

Baixista_de_Deus
Veterano
# fev/06
· votar


Aê galera... olha eu ressucitando o tópico... :D

É o seguinte, eu lixei todo o meu baixo e tirei toda tinta e o verniz (pode falar o que for da Tagima, mas na pintura os caras capricham... tive que usar lixa de ferro 36 pra arrancar tudo...) já passei todas as lixas até 400 e já passei seladora (na lata tá escrito que é nitrocelulose) com aqueles sprays de pintura que usa com compressor agora to esperando secar pra passar mais seladora e lixar. Estava lendo os posts aqui e ví que pra ficar aquele acabamento fosco tem que encerar, mas que cera é essa?? Alguem sugere alguma marca??? Quando fiz um fretless com meu outro baixo, depois que lixei a escala meu pai passou uma cera de carro não-abrasiva que ficou muito bom. Ainda tenho dela aqui, será que serve?? Tô com medo de passar PU e errar, aí vai dar mó trampo pra lixar de novo (meu pai fez igual meu avô fazia e passou umas 8 demãos de seladora hahahahha mas fico muito bom). É, a duvida mesmo é qual cera é essa que vcs estavam falando...

Valeu pessoal! Um abraço.

Baixista_de_Deus
Veterano
# fev/06
· votar


Up... dá uma ajuda aê galera, please!!

Mayzen
Veterano
# fev/06
· votar


Baixista_de_Deus
Acabamento fosco q vc quer pode ser otido com cêra ou verniz poliuretano fosco transparente...qlqr um! a questão é a durailidade da "impermeabilização" do material! vlw! ; )

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


maggie
Mas digo o seguinte: algumas partes da mesma madeira são atacadas pelos cupins e outras não. Daí alguns afirmam que foi cortada na lua errada etc [de repente tem algum fundamento].

Sabia que vc tem razão???
Se a árvore for cortada no inverno (frio) ou no período de estiagem em noites de lua crescente ou minguante; pois as árvores estão com menos água, menos seiva e menos açúcar. Assim a madeira seca com maior facilidade e atrai menos os parasitas.

Sei que a discussão é antiga, mas eu só queria completar...

Baixista_de_Deus
Veterano
# fev/06 · Editado por: Baixista_de_Deus
· votar


E aí pessoal!! Blz?

Fiz esse processo que vcs discutiram aqui! O de lixar e depois passar seladora e encerar!! Pra mim o resultado foi melhor do que eu esperava, apesar de algumas amadorices (como lixar com lixa muito grossa no começo e sofrer pra tirar os riscos depois hehe, etc...). Meu pai foi quem passou a seladora com aqueles revolveres de pintar carro (com compressor e tudo mais), o resultado foi uma cobertura mais uniforme e mais fácil pra lixar depois. Não usei PU pois estava com medo de acabar errando no acabamento e ter que refazer todo o serviço. Abaixo vão algumas fotos de quando eu estava fazendo o trabalho. Dêem sua opnião aê!! O que acharam? Tá pelo menos razoável? hehehehe
Obs: Pra quem não conhece, o baixo é um Tagima B5.

Baixo todo desmontado:
http://img152.imageshack.us/img152/2656/baixo5ds.jpg

Começando com a lixa mais grossa (granulação 36... evitem isso se forem fazer):
http://img159.imageshack.us/img159/1854/lixa3620ah.jpg
http://img159.imageshack.us/img159/3262/lixa3614eo.jpg

Após ter passados por todas as lixas, esse acabamento é da lixa de granulação 220:
http://img102.imageshack.us/img102/9782/lixa22015jm.jpg
http://img159.imageshack.us/img159/60/lixa22022ud.jpg

Depois foram passadas as lixas 320 e 400, logo após foram aplicadas algumas demãos de seladora (Nitrocelulose):
http://img159.imageshack.us/img159/1659/seladora17hg.jpg
http://img102.imageshack.us/img102/1107/seladora20bp.jpg

Depois de lixado e novamente ter sido aplicado seladora e em seguida lixado novamente e encerado, esse é o resultado:
http://img159.imageshack.us/img159/5186/imagem0014xb.jpg
http://img102.imageshack.us/img102/6301/imagem0022zz.jpg

Aproveitei que tava tudo desmontado e fiz um fretless com ele, gostei bastante. Só quero agora trocar a captação por dois EMG 40HZ que são passivos.
http://img159.imageshack.us/img159/3991/imagem0038ya.jpg

Até mais pessoal!! Um abraço!!!

FBassist
Veterano
# fev/06
· votar


Leve seu baixo num Luthier!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a lixagem do corpo do bass!!!