Para Corvo: Duvida sobre Pontes

    Autor Mensagem
    jrcintra
    Veterano
    # mai/04


    Corvo , se possivel , vc poderia me dizer a diferenca de uma ponte boa(gotoh por exemplo) para uma ponte podre (condor..seilah)
    c eu pega a ponte de um bass condor por exemplo , e colocar uma ponte gotoh... o q q issu influenciaria no meu bass alem da durabilidade...?
    A tensao exercida sobre as cordas seria outra? a tocabilidade melhoraria?
    isso eh uma duvida q eu sempre tive.. =|

    CORVO
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    jrcintra, posso te dizer que a ponte Gotoh é de latão (brass), o melhor material existente para se fazer uma ponte na minha opinião (junto com ouro, prata e bronze, que não são usados por motivos óbvios) e os carrinhos são de aço (steel saddle), isso nos modelos top, os 510B e 510TA. A própria Gotoh tem modelos mais em conta (menos da metade do preço) com carrinhos de zinco (hard zinc saddle) mas nem de longe são tão boas. A Schaller tem o seu modelo padrão que também é assim e ainda vem com trilhos nos carrinhos mas custam bem mais caras. As pontes coreanas da Condor são muito leves, então devo concluir, sem certeza porque nunca analisei e nem vi especificações, que elas têm a base de zinco e os carrinhos idem. A durabilidade dessa ponte é bastante inferior às Gotoh e Schaller citadas. Existe um atrito da corda com os carrinhos e as cordas podem ser de níquel ou de aço (depende da marca e do modelo) e ambos são mais duros do que o zinco, ou seja, com o tempo há um desgaste da ponte que não haveria se os carrinhos fossem de aço, fazendo com que o desgaste se dê mais na corda do que no carrinho, coisa que não fará diferença pois a corda ficará velha, sem som e precisando ser trocada antes que se possa notar algo. A durabilidade é por causa disso. Existe também o fator sonoro pois as pontes feitas com metais mais pesados como o latão transmitem melhor a vibração da madeira para as cordas e daí para os captadores do que pontes feitas de zinco ou alumínio, então uma boa ponte irá afetar também o resultado sonoro final do instrumento. Um bom baixo vem com uma boa ponte e ela faz parte do projeto do instrumento. Trocar uma ponte ruim por uma boa simplesmente pode não afetar muita coisa no resultado sonoro final mas também pode ser que altere muito a mecânica, o som e outras coisas, dependendo do caso. O lance é que a ponte não fala sozinha, assim como a madeira não fala sozinha, assim como o captador não fala sozinho e as cordas não falam sozinhas, sendo o resultado final sonoro o conjunto da obra, do projeto executado, o qual foi (em teoria) resultado de muitos testes e pesquisas e muitas vezes simplesmente trocar um componente pode melhorar (ou não) o resultado sonoro final de um instrumento mas não se pode afirmar que isso irá acontecer ser terem sido feitos testes com aquela configuração. Na maioria das vezes estas trocas são chutes. A gente quando chuta sempre chuta na direçào do gol mas a bola pode entrar, bater na trave, passar perto ou passar bem longe do gol, sendo que em alguns casos pode até rolar gol contra.

    Zer071
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    CORVO
    vc é luthier?putz heheheheh ja conversei com alguns e naumteem uma explicação taum didatica quantoa asua por falar nisso vc conhece o jorge de Itacaranha (luthier)Dharma?
    que acha dos instrumentos dele?

    CORVO
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Zer071, eu não sou luthier. Já dei minhas cacetadas mas não vivo disso e nem faço nada do gênero atualmente. Sou apenas alguém que trabalhou com isso durante muitos anos junto a um dos melhores luthiers dos anos 90, o Zé Eduardo que era da Wood. Não conheço esse luthier que você citou.

    Zer071
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    CORVO
    valeu o kraa pra mim é o melhor de salvador mais marinho ganha em estetica e no prazo de entrega hehe e nos preços o kra e dificil de achar eé careiro demais

    CORVO
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Zer071, meu contatos em Salvador me informaram que o Jacimário tem ganho nome no mercado com seu trabalho por aí.

    Zer071
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    é mesmo ainda nop conheço mas ouvi falar

    clubdome
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    CORVO
    Falou tudo velhão, o luthier Jacimário da marca Mlaghus <www.mlaghus.com> já é bastante conhecido em Salvador como um excelente profissional.

    Dark Avenger
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    clubdome
    O CORVO não posta mais aqui no forum.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Para Corvo: Duvida sobre Pontes