Duvidas sobre improviso!!

    Autor Mensagem
    fox_123
    Veterano
    # mai/04


    Gotaria de comprimentar a todos! pra mim é um prazer estar participando dessa grande comunidade baixista, um grande abraço pra todos.
    Ja toco baixo a algum tempo, mas se tratando de teoria musical, estou começando agora!

    Gostaria de saber porque as notas evitadas acontecem em situações Tonais e não em situações modais??

    Um grande abraço!!

    marcioazzarini
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    fox_123

    Lembra q eu falei pra vc criar este tópico, pq fiquei curioso tbm.. hehehe

    Aracnídeo
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    E ai pessoal....

    Cara tava procurando alguma coisa sobre improviso na busca, e sempre eu lia a respeito dos modos gregos, que é essencial pra ter uma noção legal para improvisar, infelizmente eu nunca tive a oportunidade de estudar sobre, tava querendo já há um tempo uma ajuda da galera, sei lá, uma apostila, alguma materia que de umas dicas desdo inicio, tambem peço desculpas a vcs se estiver fujindo um pouco do assunto.

    Valew

    Rdrowned
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Não sei se entendi a pergunta mas as "situações modais", determinam o "modo" do acorde (maior, menor), sendo assim nunca seriam notas a evitar. Agora nem sempre as tonais são a evitar, certo !? Em acordes suspensos por exemplo.

    isaiasgs
    Veterano
    # jun/04 · Editado por: isaiasgs
    · votar


    Galera, a bíblia do baixista em relação à esse ramo da teoria, na minha opinião, deve ser o método "Bass Solo" do grande Nico Assumpção.

    Não entendi bem a sua colocação sobre modais e tonais.

    Ao meu entender, as notas evitadas são evitadas pq chegam a confundir o acorde em q vc está tocando/improvisando. No contesto da harmonia não dá pra dar certeza ou identificar em cima de qual acorde está sendo executada a improvisação e isso nao é legal. De acordo com as escalas de Nico existem notas evitadas em quase 100% dos modos de escalas.

    Ex.: Geralmente a evitada é a 4ª, pq? Pense bem, se vc achar q a 4ª é a tônica então a verdadeira tônica do acorde será a 5ª do acorde q vc acha. Se vc já tem a tônica e a 5ª então tem tudo pra dizer q o acorde é esse, consequentemente confundindo a harmonia.

    Valew...... espero ter ajudado alguns amigos baixistas

    marcioazzarini
    Veterano
    # jun/04 · Editado por: marcioazzarini
    · votar


    confundindo a harmonia

    Não só a harmonia... brincadeira hehehe

    ;]

    Mas geralmente as 4ªs são evitadas mesmo, mas em situações tonais menores elas se encaixam bem.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvidas sobre improviso!!