QUEM DOMINA ?(escalas e improvisação,numero intere

Autor Mensagem
Falecomharry
Veterano
# mai/04 · Editado por: Falecomharry


Galera estou estudando imporvisação , ou melhor , tentando estudar, mas estou vivendo o seguinte dilema :

Tenho que dominar :

1-escalas maiores
2-triades: maiores, menores, diminutas e aumentadas
3-tetrades: '' '' '' '' c 7 M e m
4-escalas menores: primitiva, melodica e harmonica
5-escala diminuta
6-escalas semi-dimutas
7-escalas aumentadas
8- Pentatonicas

eu conheço todos estes desenhos ,mas tudo isto deverá estar plenamente memorizado em 5 posições ascentedes do braço nas 12 tonalidades , ou seja são 8 modalidades basicas de escala X 12 tonalidades X 5 regiões do braço = 480 posições

QUEM DONINA ? Por favor se algum de vcs tem alguma dica ou material que facilite esta estudo de alguma forma.
Me ajude por favor !

Valeu
HArry!

jrcintra
Veterano
# mai/04
· votar


Cara , as vezes o professor chega para vc e manda vc decorar milhares de desenhos em regioes diferentes do braço.. dificultando e mto o seu aprendizado. Vc deve pensar de maneira mais simples...pra improvisar bem nao precisa disso tudo nao kra... qm falar q precisa esta equivocado. Vou dar um exemplo: tem pessoas q pra explicar harmonia , essa pessoa chega e fala: "OLHA , AQUI VC TEM O DOH.. DAE VC ACHA O CORRESPONDENTE MENOR DELE.. E FAIZ A MESMA COISA COM O F# LOCRIO..DAE VC PEGA E BLABLABLA , DAIH VC PRECISA DECORAR OS 7 MODOS E OS SEUS DESENHOS RESPECTIVOS E ASSIM VC PEGA E BLABLABLABALBLA " dae te dao milhares de escalas e desenhos diferentes pra essas mesmas escalas e mandam vc decora tudu...
agora simplificando isso tudo: pra q pensar em locrio e jonio e tudu mais , na hora de compor ou na hora de estudar uma determinada mzk? todas essas notas estao na mesma escala.. no mesmo tom... c algo nao esta no tom eh pq ele(o tom) mudou...
C JONIO , F lidio , G mixolidio... no final das contas , as notas sao as mesmas dentro do tom C maior!! o q acontece eh q mtos professores adoram complicar e dar uma de GRANDES SABIOS e complicam tdo...
o q eu quero dizer eh pra vc estudar nao decoradamente.. procurando decorar tudu essas coisas q vc disse... nao faça isso... procure estudar todos esses desenhos , elimine tudu o q for "inutil"(por assim dizer) tente ENTENDER e nao simplesmente DECORAR.. o dia q vc entender vc nao vai precisar decorar nda.. pois seu cerebro ja vai fazer tdo automatico..

espero ter sido util

jrcintra
Veterano
# mai/04
· votar


Tipo.. nao to falando q a teoria de harmonia modal eh inutil e tal ,pelo contrario, eh importantissimo.. mas pra compreender certas coisas eh mais facil vc pensar assim.. de uma forma mais simples.. e consequentemente vc ira entender.. e para decorar o q vc precisar sera mais facil

Falecomharry
Veterano
# mai/04
· votar


E issso ái cintra , mas o que esta rolando aki é isso: meu professor , ta me botando na parede disse que improvisação so vale apena se for assim como ele diz " com as escalas na mão" . Ele disse que ficou 2 anos só estudando isso. Eu estou tentando me dedicar pelo menos ao dominio das escalas maiores e vc manja estes desenho? caso sim demorou qunto tempo para pegar ?

Valeu ]

HArry

Homaley
Veterano
# mai/04
· votar


Falecomharry

Cara, tô estudando estas paradas. É o seguinte: pra dominar é só com o tempo e muuuiiiiiiiitttttttto estudo.

jrcintra
Concordo em parte com o que você disse. Eu acho que a pergunta pro
Falecomharry tem que ser. Que tipo de músico você quer ser? Eu conheço cara que toca a vinte anos e não entende patavina do que foi falado no primeiro post e ele quer continuar assim ( obviamente ele é um músico limitado); por outro lado sei de pessoas que fazem pós doutorado em música ( o que não é o meu caso; pois música prqa mim é lazer).

Falecomharry
Cara, eu acho que é isso. Que tipo de músico voê quer ser e o que você quer da música?

BTNS
Veterano
# mai/04
· votar


Falecomharry
Os shapes vc pega rápido. E essa coisa de 480 posições, veja só, tomando por exemplo a escala maior, possui os modos: vc pega a escala de G maior e começando a mesma a partir de cada grau da escala vc vai ter cada um dos modos. Se vc pegar todos os tons, os desenhos são os mesmo, só muda o nome dos modos pq cada modo está em um grau da escala. O terceiro grau de G é B, o terceiro de D é E, mas os shapes são os mesmos.

Nem toda escala gera modo, apenas os esquemas de digitação conforme as notas de cada escala, mas o princípio é o mesmo da escala maior: vc começa pela nota seguinte e vai tocando as mesmas notas do desenho principal.

Eu tinha uma enorme dificuldade em entender isso. Ainda não tenho td memorizado na cabeça mas já consigo me achar no meio desse monte de escala. Estou estudando as maiores, pentatônica e penta blues. Depois vou seguindo com as demais.

Agora, o importante é vc decorar as notas que vão na escala, não só o shape.

Se eu estiver errado em algo, fiquem à vontade para me corrigir.

Estou pensando em tabular as escalas, colocando suas fórmulas, desenhos e variações num esquema para poder decorar tudo.

boa sorte.

thifm
Veterano
# mai/04
· votar


BTNS
Qdo vc fizer isso, nao esqueca dos pobres mortais (como eu) aqui do fórum.. hehehe

Homaley
Veterano
# mai/04
· votar


BTNS

O terceiro grau de G é B, o terceiro de D é E

Só uma correção; se me permite: o 3° grau de G maior é B, se for de G menor é B bemol. No caso do D maior é F# e se for D menor é F.

Valeu.

Falecomharry
Veterano
# mai/04
· votar


Certo galera , nas algué, conhece algum macete ? Eu acho que todo musico que deseja solar bem um dia , deverá de alguma forma dominar isso , sei-lá , enfim estou tentando levar devagarinho estudando constantemente , quando possivel

E isso aí

Harry

Edson Sousa
Veterano
# mai/04 · Editado por: Edson Sousa
· votar


ESTUDE:

MODOS MAIORES:
JONICO LIDIO

MENORES:
DORICO EOLIO ESCALA PENTA MENOR

DOMINANTES:

MIXOLIDIO
LIDIO B7
MIXOLIDIO B9 B13
DOMDIM
SUPERLOCRIO

SIMETRICOS:

DIMINUTA
TONS INTEIROS

BTNS
Veterano
# mai/04
· votar


Homaley
Eu não especifiquei maior ou menor porque queria ressatar que vai ser sempre B no caso de G e F no caso de D, entende?. Eu vacilei ao colocar E no caso de D, obrigado pela correção.

É claro sendo maior ou menor haverá os acidentes (bemol ou sustenido).
Abraços.

BTNS
Veterano
# mai/04
· votar


Falecomharry
Cara, macete eu nunca vi. Acho que se vc tabular as escalas como eu comentei isso te ajude a visualizar a coisa - pode ser que não, que isso só sirva para mim. E depois disso, é treinar e treinar.

Homaley
Veterano
# mai/04
· votar


BTNS

Ok

Falecomharry
Veterano
# mai/04
· votar


BTNS Como assim tabular ? tipo escrever os desenhos do braço ?[i][/i][b][/b]

Falecomharry
Veterano
# mai/04
· votar


HOMALEY , Brother eu so quero apenas tocar bem! Sacou? Não passar vergonha quando alguem pedir para eu improvisar dentro de uma harmonia , fazer boas linhas de baixo , fazer solos expresivos emfim , não quero ser uma lenda do baixo , eu so quero apenas ser reconhecido como um bom baixista.

Valeu
Harry !

Homaley
Veterano
# mai/04
· votar


Falecomharry

Não passar vergonha quando alguem pedir para eu improvisar dentro de uma harmonia

Então tem que saber todas as escalas e todos os desenhos. Na boa

BTNS
Veterano
# mai/04
· votar


Falecomharry
Vamos ver se eu consigo explicar. Por exemplo, escalas maiores. Vc faz uma tabela, reserva a primeira coluna da esquerda, em cima, a partir da segunda coluna, coloca na primeira linha a fórmula da escala (tom, tom, semi tom, tom, tom, tom, semi tom). Na segunda linha vc dispõe as notas da escala de G maior, por exemplo.

A coluna da equerda vc escreve os graus/modos. Daí vc põe todos os modos de G maior.

Essa tabela vc usa para decorar as escalas. Saber os shapes não é difícil, o complicado é saber as notas que vão na escala e é para isso que serve a tabela. Eu ainda não montei as minhas tabelas mas vou tentar estudar por aí, usar disso para decorar.

O desenho dos shapes vc tem que ter em separado e uma vez que vc decore os desenhos dos modo de uma escala maior, vc já decorou das demais escalas maiores. Os desenhos são sempre os mesmos.

Isso é só uma sugestão, algo que vou usar para mim para o mesmo objetivo que vc.

Falecomharry
Veterano
# mai/04
· votar


Ok men! Caso vc digite esta tabela da para vc mandar para min , para pegar estas malditas escalas esta valendo tudo. Eu tenho um material que tem os shapes de todas as tonalidades ao longo do braço , mas é como vc falou não devemos saber apenas as escalas a partir da tonica , mas sim todas as notas que a compõe, assim como iniciar a escala com qualquer nota pertnecente ao shape .

Vamos lutar para botar as escalas no bolso .

Valeu a todos
Harry

BTNS
Veterano
# mai/04
· votar


Falecomharry
Cara, eu vou levar um tempo para fazer isso, mas qdo fizer te mando sim. []s

Cayo_Vai
Veterano
# mar/05
· votar


Se puder mandar pra mim meu e-mail é romulo_cayo@ibest.com.br

fox_123
Veterano
# mar/05
· votar


Eu não sei se vc ja faz assim, mas se ainda não faz, uma coisa super legal é vc pensar nas escalas, não por nome de notas, mas por seus intervalos...tipo, escala maior (exemplo em DO):

Ao invez de vc decorar: DO, RE, MI, FA, SOL, LA, SI...ou mesmo apenas a digitação, decore por intervalos tipo: 1,2,3,4,5,6,7, para a maior e para a menor natural 1,2,b3,4,5,b6,b7, e por ai vai...

Isso te facilita muito na hora de solar, porque isso ta diretamente ligado na nomeclatura da formação dos acordes...tipo, a formação de um acorde maior do tipo 7M, é 1,3,5,7, então de cara vc ja visualiza esses intervalos na escala a ser usada e ja toca seguro, sabendo que ta dentro...alem doque fica muito mais facil de transportar, e criar suas próprias digitações uma vez que vc ja conhece esses padrões numéricos...

Acho que vc deve conhecer muito bem os intervalos em relação aos acordes que estão sendo tocados e pensar sempre por acorde, tocando conforme a sua vontade, criando tensões ou não.

Um abraço!

Isaac_Viudez
Veterano
# mar/05
· votar


Galera tb estou apanhando bastante na area da improvisação , mas um conselho, tentem pegar um musica tipo blue bossa, aprenda :
1) a melodia
2) a harmonia(arpejos) triades, tetrades....
3) estude as escalas de cada acorde
4) procure tocar em tonicas, depois tonicas e segundas, tonica e tercças..etc..

Isso vai ajudar bastante, mas o grande lance q rola e o cara conhecer bem os arpejos em todas as regioes do braço de cada acorde...etc
e estuda o q Edson falou.

Vlw galera
Aprenda as melodias( Pastorius ja dizia isso eu tive q escutar de varias pessoas a mesmas coisa pois eu nao queira aceitar isso) tentem tocar parabens e depois "estragar" a melodia. brincar.!!!!

LeandroP
Moderador
# mar/05 · Editado por: Moderador
· votar


Falecomharry

Experimente tomar o modo maior (jônio) e o menor natural (eólio) e usar com padrão pros outros. Partindo disso você observa quais as tensões características de um determinado modo ou função harmônica.

Você sabe que fica fácil pensar em menor harmônica aumentando a sétima da escala menor, não é?!

Você sabe que fica fácil a menor melódica aumentando a sétima do modo dórico, não é?!

Procure fazer estas observações e o que tem em comum entre uma escala e outra, comece a pensar em tensões resoluções.

anderson florencio
Veterano
# mar/05
· votar


vendo tudo isso faço um comentário, como uns já até falaram, o mais difícil não é saber as escalas e sim aplicá-las bem, pois tb aplicar errado acontece e é pior q não aplicar.
eiste algum segredo ou alguma dica para facilitar a aprendizagem para aplicar as escalas, alguém sugere algum exemplo de estudo de aplicação...

Man Well
Veterano
# mar/05
· votar


acho q o lance da improvisação não é saber TODAS as escalas em TODOS os modos e tons em TODAS regiões.... são só ferramentas. ainda acho q o certo é ter o instrumento como um membro do corpo. intimidade e ouvido.

tipo, no início d tudo não havia teoria, e tudo era passado no boca a boca e tudo era improvisado. daí chegou um doido e inventou a escrita musical. depois outro pirado e enxergou uma lógica naquela merda toda e criou as primeiras relações harmônicas.... mas alguns dos melhores improvisadores usam tudo isso apenas como algo q acrescente em determinado momento.

o próprio victor wooten, disse q pra improvisar pensa apenas na linguagem e sonoridade, mas isso só funciona pq ele estudou durante anos afinco e o baixo já quase tem as veias dele por dentro. além d q ele deve saber isso d escala tudo, mas não usa pq é automático em seu som.

acredito q com uma técnica desenvolvida o suficiente e pegando solos em harmonias diferentes em diferentes ritmos já é um caminho.

tb acredito q falar 480 posições é querer complicar as coisas. as escalas são as mesmas, ou começando d um grau diferente, ou começando d uma tônica diferente... po, aqui eu tenho um dó, se eu jogar pra frente eu tenho um ré. não é outra escala, é a mesma com um som diferente. acho q é mto simples. opinião minha... :^\

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


anderson florencio

alguém sugere algum exemplo de estudo de aplicação..

Estude harmonia!!!

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


www.bendseligados.hpg.ig.com.br

ou

www.guitar house.com.br/bendseligados (não se esqueçam de juntar o espaço)

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


TABELA COM APLICAÇÃO DAS ESCALAS EM TODOS OS GRAUS DO CAMPO HARMÔNICO:

Clique aqui pra fazer o download da tabela
Arquivo do Excell


Mesmo arquivo em formato html - para navegadores em geral

Eduardo22
Veterano
# mai/05
· votar


Alguem pode me dizer na teoria o que é escala diminuta e escala dominante ?

_Antonio
Veterano
# set/05
· votar


Caras,

Vibrei quando encontrei este fórum. Compartilho de várias das dúvidas aí colocadas e achei as explicações muito razoáveis. Mesmo assim, eu queria contribuir com mais algumas perguntinhas...

(1) Suponhamos uma harmonia bastante simples, do tipo: C, C7, F, G, C. Qual é a melhor abordagem para improvisar neste caso? Posso simplesmente usar o modo jônico do C? Ou seria melhor observar cada acorde e tentar usar uma escala que seja condizente com o acorde que esteja sendo tocado?

(2) Você pensa para improvisar?
Sabe aquele lance de professor tocando alguma harmonia e pede para você improvisar alguma coisa... então, uma cena muito comum é de os compassos passarem e eu não conseguir fazer nada (ou fazer alguma coisa muito besta) porque fico pensando na melhor forma de começar, a melhor escala para usar, etc... etc...

Na boa, eu quero uma opinião de vocês nesse caso porque eu fico observando isso em todos os shows ao vivo que eu vou. A impressão que eu tenho é que os caras que realmente tocam pra valer não ficam pensando na hora de improvisar. Eles simplesmente fazer a coisa acontecer...

(3) É realmente necessário deixar crescer as unhas da mão direita para poder tocar bem o violão? Entenda-se, extrair a sonoridade mais limpa e conseguir tocar com mais velocidade.

Essa pergunta não tem nada a ver com as anteriores. É simplesmente um compartilhamento de semtimento. Caras, eu já tentei várias vezes sobreviver com unhas grandes na mão direita. Mas, eu simplesmente não consigo. Elas chegam num determinado comprimento que elas começam a me incomodar... Não sei exatamente o motivo mas eu me incomodo tanto que eu começo a roer as unhas e termino por cortá-las. Quando eu corto dá a impressão de que eu tirei um piano das costas. Alguém tem alguma explicação para essa neura?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a QUEM DOMINA ?(escalas e improvisação,numero intere