QUEM DOMINA ?(escalas e improvisação,numero intere

Autor Mensagem
Falecomharry
Veterano
# mai/04 · Editado por: Falecomharry


Galera estou estudando imporvisação , ou melhor , tentando estudar, mas estou vivendo o seguinte dilema :

Tenho que dominar :

1-escalas maiores
2-triades: maiores, menores, diminutas e aumentadas
3-tetrades: '' '' '' '' c 7 M e m
4-escalas menores: primitiva, melodica e harmonica
5-escala diminuta
6-escalas semi-dimutas
7-escalas aumentadas
8- Pentatonicas

eu conheço todos estes desenhos ,mas tudo isto deverá estar plenamente memorizado em 5 posições ascentedes do braço nas 12 tonalidades , ou seja são 8 modalidades basicas de escala X 12 tonalidades X 5 regiões do braço = 480 posições

QUEM DONINA ? Por favor se algum de vcs tem alguma dica ou material que facilite esta estudo de alguma forma.
Me ajude por favor !

Valeu
HArry!

jrcintra
Veterano
# mai/04
· votar


Cara , as vezes o professor chega para vc e manda vc decorar milhares de desenhos em regioes diferentes do braço.. dificultando e mto o seu aprendizado. Vc deve pensar de maneira mais simples...pra improvisar bem nao precisa disso tudo nao kra... qm falar q precisa esta equivocado. Vou dar um exemplo: tem pessoas q pra explicar harmonia , essa pessoa chega e fala: "OLHA , AQUI VC TEM O DOH.. DAE VC ACHA O CORRESPONDENTE MENOR DELE.. E FAIZ A MESMA COISA COM O F# LOCRIO..DAE VC PEGA E BLABLABLA , DAIH VC PRECISA DECORAR OS 7 MODOS E OS SEUS DESENHOS RESPECTIVOS E ASSIM VC PEGA E BLABLABLABALBLA " dae te dao milhares de escalas e desenhos diferentes pra essas mesmas escalas e mandam vc decora tudu...
agora simplificando isso tudo: pra q pensar em locrio e jonio e tudu mais , na hora de compor ou na hora de estudar uma determinada mzk? todas essas notas estao na mesma escala.. no mesmo tom... c algo nao esta no tom eh pq ele(o tom) mudou...