Que número de corda usar

    Autor Mensagem
    Tubal
    Veterano
    # abr/04


    Galera já tem um monte de assuntos sobre cordas, mas não encontrei nada sobre as vantagens e desvantages de usar uma corda 0.45 para uma 0.40 ou 0.35 . Tem como alguem me ajudar, se existir um outro topico com este assunto pode deixar q eu fecho este.

    Kounter Bass
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Na 0.35 a G é mais fina do que nas outras, e o encordoamento todo é bem mais leve. Sei lá, parece que a pegada fica mais ... mais... pô eu tenho encordoamento 0.35 e a tocabilidade fica bem agradável.

    marcioazzarini
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Tubal

    Quanto mais fino o calibre de seu encordoamento, mais "suave" será a tocabilidade, porém vc acaba perdendo um pouco de peso sonoro... Eu utilizava cordas 0.40 em meu Ibanez, e sentia muita falta de um peso maior nas frequências médio-graves. Qdo troquei de encordoamento, colocando um 0.45, sentí q aquele "espaço vago" foi preenchido. Em meu fretless tbm uso 0.45. Nos baixolões uso 0.40 (pra compensar o fato da ação ser alta).
    Em meu Jazz Bass eu uso cordas 0.40, nele fica melhor, pincipalmente para slap.
    Mas isto varia muito de baixista para baixista.

    Resumindo: Qto menor, mais macio, porém com menos peso sonoro.
    Qto maior, um pouco mais "duro", porém com mais peso sonoro.
    Depende do estilo q vc toca, do seu instrumento, e de seu gosto pessoal. ;-)
    Abraços!

    Dark Avenger
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    marcioazzarini
    Falou tudo!!

    marcioazzarini
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Dark Avenger

    ;-)

    Tubal
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    marcioazzarini

    Valeu mesmo, eu sempre usei a 0.40, mas como todos estavam falando pra mim colocar a 0.45 fiquei curioso. A unica coisa q preciso saber agora é para slaps, qual seria a melhor? Sera q o slap com a 0.45 fica com mais peso tb e com o som mais limpo?

    Dark Avenger
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Tubal
    Com ceteza 0.45 vai dar mais peso ao seu som agora o som fica o mesmo quando a limpeza.

    marcioazzarini
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Tubal

    cara, como eu disse antes, depende do teu gosto e do teu baixo... Eu uso slap tanto no meu Jazz Bass, quanto no meu Ibanez, porém, no Ibanez eu uso 0.45 e no Jazz Bass 0.40...

    Se seu instrumento for mais voltado pro estilo Jazz Bass, eu recomendo q vc use 0.40, mas se seu instrumento for um bass com estilo moderno, eu usaria 0.45.. Mas, como eu disse, depende do gosto.

    Falow

    CORVO
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Cara, vai depender da sua pegada e do modelo de corda. Eu gosto das .040 que tem E .095 (só toco com 4 cordas e uso D'addario XL) mas para te confundir ainda mais existe um modelo da GHS chamado GHS Bassics que é .040 e tem o E .102, ou seja, preste atenção em todo o encordoamento. Só você experimentando vai chegar àquela corda que você gosta.

    baz
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    corda nova é um tesão, troquei esses dias. Queria pegar 0.45, mas só tinha 0.40 e a grana só dava pra Giannini.
    R$ 40,00 jogo de 4.

    0.40 afinado em E,B,F#,B, ia ficar loco!

    baz
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    ops 0,45

    Relaxad_U_Bass
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    nao se esquecendo q e importante
    q quanto mais grossa vai exirgi mais do instrumento
    ou seja colocar cordas 0.45 ou mais grossa num baixo sem qualidade pode influenciar no entortamento do braço

    Gui
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Relaxad_U_Bass
    isso sim...mas num golden ou num eagle jah dah pra coloca sem problemas...eh soh regula direitinho...

    marcioazzarini
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Gui

    Um camarada conseguiu empenar um Fender Marcus Miller, colocando um encordoamento Rotossound 0.50(!)...

    Mas foi só tirar as cordas e deixar por um tempo sem cordas q o braço voltou ao normal...

    Dark Avenger
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    marcioazzarini
    hauhauhahu eu tava mt afim de testar esse Rotosoud 0.50,mas nunca acho pra vender.

    Dark Avenger
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    marcioazzarini
    hauhauhahu eu tava mt afim de testar esse Rotosound 0.50,mas nunca acho pra vender.

    Gui
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    marcioazzarini
    mas tb afina 0.50 em E, num baixo d escala normal eh quase burrice...fica mto pesado...o dia q eu coloca 0.50 eu vo afina em D (o q num tah mto longe d eu faze)...

    Manébass
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Eu particulamente gosto de usar encordoamento 0.40, pois uso um yamaha vintage, que exige uma ação de corda baixa, sem condar que é mais gostoso e macio tocar com este tipo de corda, Tubal tente analisar que estilo musical e o estado do seu instrumento, para colocar cordas adequada e confortaveis.

    marcioazzarini
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Dark Avenger
    É difícil de encontrar.. Esse me amigo encontrou em uma loja na Teodoro Sampaio, em SP, mas faz tempo já...


    Gui
    Sem noção... hehehe
    Eu não gostei do calibre daquela corda.. ficou muito pesado....
    Mas se for pra afinar em D até q é uma boa!
    ;]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Que número de corda usar