FENDER - O FIM DAS RÉPLICAS?

    Autor Mensagem
    CORVO
    Veterano
    # mar/04


    FENDER PROTEGE A SUA MARCA
    Transcrito do jornal ÁUDIO, INSTRUMENTOS & MERCADO No 10, Janeiro/Fevereiro de 2004

    Em 2003 diversos fabricantes de guitarras e contrabaixos foram contatados pela Fender USA com o pedido de rever o design de instrumentos similares aos produtos Fender. Para saber mais sobre o caso o jornal Áudio, Instrumentos & Mercado entrou em contato com Mark Molnau, Vice Presidente de Vendas e Marketing Internacional da Fender. Leia os principais trechos da entrevista.

    AI&M: Há tempos diversas empresas fabricam modelos de guitarras e contrabaixos parecidos com os produzidos pela Fender. Por que a empresa está se preocupando com a concorrência só agora?
    MM: A Fender não está preocupada com a concorrência. Ao contrário, ela incentiva a concorrência no mercado contanto que as outras empresas compitam de modo leal e legal. Infelizmente, várias empresas não têm competido lealmente e legalmente e a Fender precisa tomar as ações legais cabíveis.

    AI&M: Isso acontece há tempos no Brasil e no mundo.
    MM: Recentemente a Fender descobriu uma quantidade tanto de produtos Fender falsificados quanto de produtos contendo outras infrações aos seus direitos de marca registrada sendo vendidos no mercado brasileiro, presumivelmente porque as empresas agora podem comprar guitarras e baixos de preço muito reduzido da China ou de outras partes da Ásia.

    AI&M: Qual o pedido de mudança que a Fender está fazendo aos fabricantes? De quais países?
    MM: A Fender está relembrando aos fabricantes que divulgam, vendem ou distribuem instrumentos no Brasil, independentemente de terem sido fabricados no Brasil, China, Japão ou Estados Unidos, de que a Fender é proprietária de uma variedade de trademarks e designs proprietários (exclusivos) de guitarras e baixos, e que os fabricantes não devem usar em seus produtos tais trademarks e designs da Fender ou quaisquer desenhos parecidos que possam induzir à confusão. Mais especificamente, o formato do headstock e do corpo das guitarras Stratocaster, Telecaster e Jackson e dos baixos elétricos Jazz Bass e Precision Bass, por exemplo, são direitos de propriedade intelectual da Fender Musical Instruments Corporation e de Jackson/Charvel Manufacturing Inc., e ninguém pode usar tais projetos ou nomes sem a aprovação da Fender. Deve-se notar que a Fender tomou e está tomando ações similares para proteger seus direitos legais em muitos outros países do mundo, incluindo os Estados Unidos, China e Japão.

    AI&M: A Fender possui embasamento legal ou registro de notoriedade em relação ao design e registro de marca sobre os nomes Stratocaster, Telecaster, Jazz Bass e Precision Bass para impedir tamanho número de cópias no mercado mundial?
    MM: Os nomes e desenhos de guitarras e baixos no Brasil e no mundo são marcas registradas de propriedade da Fender, o que nos dá uma variada proteção legal. A Fender também é titular de direitos previstos na lei comum e de copyright em relação aos nomes e projetos de seus produtos. Nenhum destes direitos tem duração limitada. Como resultado, nenhuma das marcas registradas ou outros direitos legais da Fender referentes aos nomes e projetos de seus produtos são de domínio público.

    AI&M: Existiu algum processo judicial contra alguma empresa brasileira? Qual?
    MM: A Fender contatou várias empresas no Brasil informando-as de que, na opinião da Fender, elas estavam infringindo os trademarks ou outros direitos legais da Fender e que, caso não cooperassem com a Fender na solução do assunto, A Fender não teria alternativa senão empreender ação legal contra a empresa. Até o momento desta entrevista A Fender não abriu nenhum processo contra qualquer empresa no Brasil. Isso poderá mudar, entretanto, caso as empresas não cooperem de modo voluntário. Até esse momento, entretanto, todas as companhias contatadas pela Fender foram receptivas e cooperadores.


    aratohendrix
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Essa materia naum eh boa soh pros baixista, tbm pros guitar.

    CORVO
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    aratohendrix, vacilei na hora de mandar. Foi o primeiro tópico que levantei e devia tê-lo levantado em outra seção. De qualquer maneira serve como informação geral. Acho que a Fender vai acabar perdendo com isso pois o desejo de muitos de ter uma Fender, que convenhamos custa hoje muito mais do que vale, é alimentado em grande parte pelas réplicas mais baratas. Daqui a 10 ou 20 anos, com o sumiço das réplicas, o shape Fender talvez não seja tão desejado quanto é hoje. Enfim, só o tempo dirá.

    Ngm
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    CORVO
    O que você disse é verdade, mas eu acho que a Fender tá certa em fazer isso.

    crowley666
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    a jackson comprou a fender, se a ibanez se juntar com eles, junto com a gibson e a prs, teremos um monopólio (num digo deles se tornarem uma soh empresa, mas se "unirem" contra as cópias), praticamente (isso se todos resolverem fazer isso).
    será como o q aconte com os postos de gasolina a qui no brasil.
    aí agente vai ta fudido.

    mari_pseudo_queen
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Tbm acho q a fender tah certa..afinal o modelo é dela...se as outras gostam d plagiar ela tem td direito d recorrer...

    UrsoOuIndio
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    acho q a fender tah certa tb... tem muito instrumento por ae que copia deslealmente a fender!
    fazer parecido tudo bem, mas igual não...

    Tobias Sammet
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    crowley666
    foi al contrario a fender comprou a jackson

    crowley666
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Tobias Sammet
    ah eh? pensei q tinha sido o contrario, mas a fender fez bem, vai ganhar mais ainda

    CORVO
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Que a Fender está certa não se discute mas possivelmente ela tem mais a perder do que a ganhar com isso, principalmente daqui a 10 ou 20 anos, pelos motivos que já citei.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a FENDER - O FIM DAS RÉPLICAS?