Sites que ensinem ler partitura

    Autor Mensagem
    Viperbass
    Veterano
    # fev/04


    Ae galera sô "meio" novo por aki, visito o forum faz um tempo, mas nunca postei antes...

    eu gostaria de saber se alguem pode me dar dicas de sites, apostilas ou tutoriais que ensinem a ler partituras??

    pode ser em ingles....

    vlws pessoal....

    moog
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    po cara... posso estar errado... mas é meio dificil achar esse tipo de material... pra tablatura vc acha facil...
    mas o que poderia te ajudar seriam livros... pois é meio complexo pra se aprender a ler partituras.... tem varios livros bons o pessoal pode postar alguns ae... tem livro bem barato sobre.. bom, q eu conheço tem o bona (nao sei detalhes).. eu tenho o curso completo de teoria musical e solvejo de Belmeira Cardoso e Mário Mascarenhas - Editora Irmãos Vitale... em qualquer loja de instrumentos vc acha... tem livros melhores e baratos tmb... acho q compensa mais... falow

    DC Master
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Viperbass e moog
    Após o carnaval, estarei disponibilizando semanalmente (em princípio) no Bass Point (www.basspoint.cjb.net) um curso básico de teoria musical voltada para o Baixo. Segue abaixo os tópicos que serão abordados.


    FUNDAMENTOS
    Notação inglesa; Pentagrama; Clave; Compasso; Notas e Pausas; Partes Do Baixo; As Notas no Braço; Digitação.
    I
    Tonalidade e Escala; Tons e Semitons; Modos; Intervalos; Graus; Acordes.
    II
    Semitons (II); Intervalos (II); Intervalos Compostos; Acordes (II); Arpegios; Consonâncias E Dissonâncias; Tercinas.
    III
    Modos (II); Escalas, Intervalos e Acordes; Armadura; Relativo Menor; Inversões; Colcheias; Síncopes.
    IV
    Escalas Menores: Natural, Harmônica e Melódica; Semicolcheias; Ponto e Ponto Duplo; Combinações Rítmicas.
    V
    Progressões; Notas de Passagem; Compassos 2/4, 3/4, 6/8, 9/8 e 12/8; Sinais de Repetição.
    VI
    Tonalidades com mais de 3 Alterações; Escala Pentatônica; Escala de Blues; Mais sobre digitação; Modos da Escala Menor.
    VII
    Círculo de Quintas; Acordes Barrados; Duplas Alterações; Acordes Aumentados e Diminuídos; Acordes de 9, de 11 e de 13; Escala Cromática, Hexatônica e Diminuída;
    VIII
    Compassos 5/4 e 7/8; Escalas BeeBop; Escala Hispano-árabe; Escala In Sen ; Progressões, Acordes e Escalas; Notação de Acordes; Acordes "sus"
    IX
    Mais Escalas; Matizes; Tensão - Distensão;
    X
    Walking-Bass; Contraponto; Notas Pedal; Padrões de Baixo; Símbolos raros;
    ANÁLISE
    Reggae; Construindo Linhas de Baixo Efetivas; Soul; Acid-Jazz

    www.basspoint.cjb.net

    Viperbass
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    moog
    vlw pela dica kra, eu tava pensando em comprar um livro, mas antes queria saber se existia algum site que falasse disso tb....

    DC Master
    Ae kra mto bom!!! eu ja venho acompanhando seu site e espero que ele se torne um ponto de referencia dos baixistas no brasil, to esperando as materias, blz??!

    flw...

    ABATANGERINA
    Veterano
    # set/07
    · votar


    ressuscitando o tópico!
    apareceu algum site com partitura de baixo?

    Fá Mendonça
    Veterano
    # out/07 · Editado por: Fá Mendonça
    · votar


    ABATANGERINA

    Respondendo: Dentro de alguns dias estarei lançando um sistema (está em fase final de desenvolvimento). A idéia é de um ambiente colaborativo, no qual os próprios usuários enviarão suas partituras. Realmente achar material de teoria musical na web é muito difícil, claro que tirando os livros e métodos que existem para download :D.

    O sistema ainda não está todo pronto, mas já tem algumas coisas funcionando, como cadastro de usuários, upload de partituras (ainda não está disponível a visualização delas) e release.

    Ainda existem outros módulos em desenvolvimento, como um sistema online de treinamento aural, que é o meu projeto de conclusão de curso (Licenciatura em Computação) na Universidade de Brasília e um módulo de tutoriais inteligentes de ensino de harmonia, que é o projeto de conclusão de curso de um amigo da faculdade. Ambos embasados em teorias da educação, como a de aprendizagem significativa. Outro módulo presente é o de colunas, no qual vários músicos escreverão sobre assuntos diversos relacionados aos seus instrumentos e áreas de interesse. Nas baixas frequências, por enquanto, estão preparando artigos para o site o nosso amigo de fórum, nukebass e o Oswaldo Amorim, excelente músico e educador.

    Quem quiser dar uma olhada e já enviar alguma partitura o endereço é:

    www.musicaempauta.com

    Obs: Moderadores, caso tenha algum problema com meu post, por favor, me avise que o editarei. Meu objetivo não é promoção pessoal, tanto que não criei um tópico exclusivo para tal e sim respondi a um com assunto correlato.

    Abraços

    Viperbass
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Fá Mendonça: Po cara gostei da tua idéia, a um tempo atras eu tava começando a montar um site nesse estilo, mas, acabei deixando de lado por falta de tempo...
    Boa sorte com ele!

    Abraço!

    ABATANGERINA
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Fá Mendonça
    excelente iniciativa!! site pra se trocar partitura é uma grande e bem vinda novidade!!!

    xita5200
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Tem aqui um sitio que dá uma ajudinha

    Ler partituras

    JL_Marcondes
    Veterano
    # set/12
    · votar


    xita5200
    Valew xita.. mas avisa o tarzam que ele deve olhar as datas dos tópicos tb.. só faz 5 anos a última postagem..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sites que ensinem ler partitura