Tensor diferente, preso com porca, como regulo?

    Autor Mensagem
    PretoPreto
    Membro Novato
    # jun/21


    Boa noite a todos, recentemente eu adquiri um baixo e vi que ele estava totalmente desregulado, tirei a tampinha do headstock e me deparei com um tensor sem o buraco da chave allen preso por uma porca, como que eu regulo o tensor neste caso? Desejo aliviar o braço. Agradeço a atenção!

    PretoPreto
    Membro Novato
    # jun/21
    · votar


    Segue as imagens:

    https://prnt.sc/14yyn5d
    https://prnt.sc/14yyq4v

    Juquinhaa
    Membro Novato
    # jun/21
    · votar


    nunca vi isso antes, ja tento girar ali com uma chave?

    PretoPreto
    Membro Novato
    # jun/21
    · votar


    nunca vi isso antes, ja tento girar ali com uma chave?

    Isso que eu ia tentar, mas fiquei com um pouco de receio de estragar, pois parece ser um esquema mais brusco pra regular, talvez qualquer forcinha eu lasco o braço do baixo

    PretoPreto
    Membro Novato
    # jun/21
    · votar


    Galera já entendi já, curioso que eu não encontrei isso em lugar nenhum aqui no Brasil, só na gringa, esse tipo de tensor é um pouco mais antigo e tem que ser regulado usando uma ferramenta específica(para não fazer besteira) chamada truss rod wrench ou em português chamada Chave Cachimbo De Ajuste Do Tensor. Por ser um baixo muito antigo feito por luthier ele usa esse sistema de regulagem. Agradeço a atenção, abraços!

    DoisUm
    Membro Novato
    # jun/21
    · votar


    PretoPreto
    tem que ser regulado usando uma ferramenta específica(para não fazer besteira) chamada truss rod wrench ou em português chamada Chave Cachimbo

    É exatamente essa ferramenta. Já tive uma giannini dos anos 60 com esse tipo de tensor. Voce pode usar uma chave cachimbo ou uma soquete p/ girar essa porca

    JJJ
    Veterano
    # jun/21
    · votar


    Pergunta pro Bertola que ele vai saber.

    PretoPreto
    Membro Novato
    # jun/21
    · votar


    Qual seria mais ou menos a medida do cachimbo para essa porca?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/21
    · votar


    JJJ
    PretoPreto
    Tensor antigo, muito comum.
    Aperta-se com chave de "canhão"
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1110321671-kit-chave-canho-pro fissional-lotus-732-e-516-_JM?matt_tool=97626976&matt_word=&matt_sourc e=google&matt_campaign_id=12309568726&matt_ad_group_id=115482634497&ma tt_match_type=&matt_network=g&matt_device=c&matt_creative=497749890691 &matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=pla&matt_merchant_id=415 919494&matt_product_id=MLB1110321671&matt_product_partition_id=8251936 21825&matt_target_id=aud-873863174345:pla-825193621825&gclid=Cj0KCQjw8 IaGBhCHARIsAGIRRYpvsY8R405K1rQD7uKTJLsHTtitcSIfiSm_JpSfKcNj4XfbfgOg0Cs aAjMkEALw_wcB
    Abçs

    JJJ
    Veterano
    # jun/21
    · votar


    Falei que o cara resolvia rapidinho...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tensor diferente, preso com porca, como regulo?