Downpicking no baixo

    Autor Mensagem
    Henrique RHCP
    Membro Novato
    # abr/20


    Eae pessoal. Alguém aí tem alguma experiência com downpicking no baixo e gostaria de mandar alguma dica ou macete. Pode parecer fácil mas tocar algumas músicas como ramones (eu sei que é harmonicamente e metodicamente simples mas eu falo da técnica) e um master of puppets (principalmente a parte logo antes do James começar a cantar) de downpicking não é fácil pra mim não hueuehue.

    Henrique RHCP
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    Quis dizer "melodicamente" em relação aos Ramones kkkkk

    Henrique RHCP
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    Vou dar uma subida nesse tópico

    entamoeba
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    Dica de downpicking? Movimentos curtos.

    Qual a sua dificuldade? Velocidade?

    Henrique RHCP
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    Exatamente mano. Eu tento encurtar o movimento o máximo possível mas ainda assim não vai um Master Of Puppets tá ligado? Fiquei me perguntando se talvez essa música fosse rápida demais pra fazer em downpicking no baixo mas o Jason Newsted, q tocou com o Metallica entre "...And Justice For All" e "Garage Inc", fazia performance dessa música de palheta. Se você curte Metallica talvez você já tenha visto Master Of Puppets no show de Seattle 1989.

    Henrique RHCP
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    Exatamente mano. Eu tento encurtar o movimento o máximo possível mas ainda assim não vai um Master Of Puppets tá ligado? Fiquei me perguntando se talvez essa música fosse rápida demais pra fazer em downpicking no baixo mas o Jason Newsted, q tocou com o Metallica entre "...And Justice For All" e "Garage Inc", fazia performance dessa música de palheta. Se você curte Metallica talvez você já tenha visto Master Of Puppets no show de Seattle 1989.

    Ismah
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Ele usar palheta, não necessariamente significa que ele esteja fazendo apenas downpicking... Como estudo a ideia é válida, mas se não vai, é caso de readequar... Não tem como pegar um arranjo desses e querer transcrever pra slap, simplesmente não cabe.

    Pra mim, nessa onda mais velha guarda, quem mais se destaca é o Marco Hietala. E bom, ele usa muita velocidade em certos momentos, mas sempre alternando a palhetada. E curiosamente, ele consegue tirar um som muito idêntico subindo e descendo. Uma consistência que é invejável.

    Tem um material razoavelmente antigo dele, pela Roland/Boss se não me engano, onde ele mostra que usa muitas vezes inversões da alternada (pra baixo/ pra cima vira pra cima/ pra baixo) para facilitar a execução.

    E, quando pensei ter visto o limite, me apareceu um baixista de metal tocando com polegar, além dos três dedos tradicionais.

    HortaRates
    Membro
    # jun/20
    · votar


    Henrique RHCP
    Cara, downpicking é complicado. O jeito é treinar, treinar, treinar e treinar. Pega a música e diminui a velocidade e vai subindo aos poucos. Uma hora você chega lá.

    entamoeba
    Membro Novato
    # jun/20 · Editado por: entamoeba
    · votar


    HortaRates
    Uma hora você chega lá.

    Ou não chega, como eu, que tenho síndrome do túnel do carpo.

    Ismah
    mas sempre alternando a palhetada. E curiosamente, ele consegue tirar um som muito idêntico subindo e descendo. Uma consistência que é invejável.

    Acho que depende do que o sujeito quer com a palhetada para baixo. Se for definição dos transientes, as vezes basta abafar um pouco a corda com a mão direita que já dá uma boa ajudada na definição da palhetada alternada.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    Engraçado...
    Eu faço downpicking melhor com movimentos grandes (na guitarra). A impressão que eu tenho é que para fazer movimentos curtos a musculatura fica toda tensionada o tempo todo, e com omvimentos grandes eu consigo ter um momento contraindo o músuculo quando vou atacar a corda e outro momento relaxando o músculo quando retorno a palheta pra cima. Deste modo eu palheto com mais força, mais consistência e canso menos. Vai entender...

    entamoeba
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    acabaramosnicks

    Não tem contradição nisso. Acho que o movimento longo é mais "saudável", porque, como você notou, é menos tenso. Só que ele limita a frequência de palhetadas por causa do tamanho do movimento.

    makumbator
    Moderador
    # jun/20
    · votar


    Há quase um fetiche no metal sobre o palhetar apenas para baixo veloz do Hetfield. Realmente para certos riffs a palhetada apenas para baixo é bastante idiomática e funciona melhor que a alternada (mas o oposto também é verdade para certas linhas quando se quer uma vibe que lembre um strumming de violão).

    Acho que a forma com que se segura a palheta (e a palheta propriamente dita) também influenciam no sucesso da técnica de palhetada apenas para baixo. Mas com certeza é algo que vai até um limite.

    acabaramosnicks

    Toco muito pouco baixo com palheta (sempre vou preferir com os dedos, mas eventualmente até toco palhetando se eu quiser ser muito fiel a alguma música em especial).

    Palhetada alternada na guitarra pra mim sempre foi fácil (muita gente considera difícil). Eu faço movimentos pequenos (praticamente não movo o braço, é tudo movimentação da "pinça" dos dedos que seguram a palheta). Não fico muscularmente tenso ou coisa parecida.Estou muito longe de ser um Hetfield na velocidade de palhetada para baixo, mas consigo fazer riffs de andamento médio e médio rápido todo no downpicking.

    O lance é treinar, mas sabendo que há limites pessoais que podem inviabilizar riffs ultra rápidos todo para baixo. Por isso, é importante também desenvolver o ataque o mais homogêneo possível na palhetada alternada. Pois chega uma hora que até o Hetfield faz palhetada para cima e para baixo...hehehe.

    Henrique RHCP
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    Ismah
    Ele usar palheta, não necessariamente significa que ele esteja fazendo apenas downpicking... Como estudo a ideia é válida, mas se não vai, é caso de readequar... Não tem como pegar um arranjo desses e querer transcrever pra slap, simplesmente não cabe.

    Cara eu entendi perfeitamente o que vc quis dizer e até concordo mas pior que no seu exemplo o Les Claypool fez uma versão slap dessa música kkkkk

    Pra mim, nessa onda mais velha guarda, quem mais se destaca é o Marco Hietala.

    Sim o cara do Nightwish né... Pelo pouco que vi ele realmente toca mais alternado msm.

    HortaRates
    Cara, downpicking é complicado. O jeito é treinar, treinar, treinar e treinar. Pega a música e diminui a velocidade e vai subindo aos poucos. Uma hora você chega lá.

    Opa mano tamo no treino p ver se vai. Eu só n tenho mto tempo disponível pra treinar mas o que sobra eu aproveito.

    entamoeba
    Acho que depende do que o sujeito quer com a palhetada para baixo. Se for definição dos transientes, as vezes basta abafar um pouco a corda com a mão direita que já dá uma boa ajudada na definição da palhetada alternada.

    Mano só n entendi o q ce quis dizer com "definição dos transientes" kkkkk

    acabaramosnicks
    Engraçado...
    Eu faço downpicking melhor com movimentos grandes (na guitarra). A impressão que eu tenho é que para fazer movimentos curtos a musculatura fica toda tensionada o tempo todo, e com omvimentos grandes eu consigo ter um momento contraindo o músuculo quando vou atacar a corda e outro momento relaxando o músculo quando retorno a palheta pra cima. Deste modo eu palheto com mais força, mais consistência e canso menos. Vai entender...


    Pior mano mas aí n sei como é com vc mas cmg a frequencia de palhetadas diminui assim

    Henrique RHCP
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    Makumbator
    Vdd mano com ctz tem um limite. O tipo de palheta deve influenciar bastante tb... n tinha pensado nisso kkkkk Acho q vou começar a treinar com Jazz III ent. Seguindo seu conselho acho q vou procurar trreinar mais consistência na palhetada alternada também.

    makumbator
    Moderador
    # jun/20
    · votar


    Henrique RHCP

    Aqui temos o Dave Ellfson tocando a Tornado of souls, em que ele alterna momentos de palhetada para baixo e alternada. Já coloquei no ponto em que tem bastante palhetada para baixo e foca bem na mão dele, para você observar como ele faz:

    https://youtu.be/NiLxRNTBa_s?t=149

    Henrique RHCP
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    Segue aqui dois vídeos. Um é a performance de Master Of Puppets em Seattle 1989. Em alguns momentos da pra ver Jason Newsted palhetando o baixo. O outro link é um cover que eu achei de Master Of Puppets na palheta. O cara parece conseguir fazer movimentos bem contidos





    makumbator
    Moderador
    # jun/20
    · votar


    Henrique RHCP

    No segundo vídeo é claramente palhetada alternada.

    Henrique RHCP
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    makumbator
    Opa David Ellefson é um grandíssimo baixista e um dos melhores do mundo. Assistindo ao vídeo percebi q ele palheta com movimentos contidos e tem alguns momentos de leve pausa q ele usa pra descansar talvez. Me pareceu as vezes q ele tava dando uma leve abafada nas cordas mas acho q isso é devido ao timbre dele com ausência de médio.

    makumbator
    Moderador
    # jun/20 · Editado por: makumbator
    · votar


    Henrique RHCP

    Naquela parte em questão ele não estava abafando, mas ele descansa quase sempre a lateral da palma na ponte do baixo (sem no entanto fechar as notas). Obviamente ele abafa quando quer fazer explicitamente o palm mute.

    Tem outras linhas em que ele faz bastante a alternada, como aqui no começo da Five Magics:

    https://youtu.be/2BBAUwC1BI4?t=42

    entamoeba
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    Henrique RHCP
    "definição dos transientes"

    Definição dos ataques. Em gravação, os transientes são aqueles picos na onda que marcam o começo das notas. Já vi mais de um produtor dizendo que a palhetada para baixo deixa as notas mais definidas (menos emboladas).

    makumbator
    Moderador
    # jun/20 · Editado por: makumbator
    · votar


    entamoeba
    Definição dos ataques. Em gravação, os transientes são aqueles picos na onda que marcam o começo das notas. Já vi mais de um produtor dizendo que a palhetada para baixo deixa as notas mais definidas (menos emboladas).


    Sim. Para metal é bastante importante esse lance de palhetada para baixo na guitarra e para os baixistas que não fazem pizzicato.

    Não sei se vocês sabem, mas todo o disco Master of puppets foi gravado um pouco mais lento que a versão final (uns poucos bpm) e também afinaram mais baixo aguns cents pra poder subir tudo posteriormente. Depois na mix o produtor elevou levemente a velocidade até chegar na versão final (e como já haviam calculado antes, a afinação também subiu até chegar em A4= 440Hz).

    Obviamente não foi para fingir que tocam mais rápido do que conseguem (pois ao vivo eles tocam ainda mais rápido que no disco), mas exatamente para ficar mais preciso e "tight".

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    entamoeba
    Não tem contradição nisso. Acho que o movimento longo é mais "saudável", porque, como você notou, é menos tenso. Só que ele limita a frequência de palhetadas por causa do tamanho do movimento.

    Até agora não tive situações onde faltou velocidade. Se acontecer, vai dar trabalho pra aprender a nova técnica, esse é o tipo de coisa que depois que se acostuma, fica natural demais.

    makumbator
    Há quase um fetiche no metal sobre o palhetar apenas para baixo veloz do Hetfield. Realmente para certos riffs a palhetada apenas para baixo é bastante idiomática e funciona melhor que a alternada (mas o oposto também é verdade para certas linhas quando se quer uma vibe que lembre um strumming de violão).

    A impressão que eu tenho é que quando se tem várias notas diferentes tudo em sequência meio rápido, fica melhor com palhetada alternada. Quando se tem várias notas parecidas juntas, como acontece no metal com as notas pedal, power chordd etc, fica melhor downpicking.
    Isso como regra geral, mas o negócio é ir testando e ver o que fica melhor na situação e respeitar (e desafiar) seus limites também.

    Acho que a forma com que se segura a palheta (e a palheta propriamente dita) também influenciam no sucesso da técnica de palhetada apenas para baixo. Mas com certeza é algo que vai até um limite.

    Realmente. O pick slanting ajuda bastante nos downpicking. E já que estamos falando do Hetfield, lembremo-nos que ele segura a palheta com TRES dedos ao invés de dois.

    Palhetada alternada na guitarra pra mim sempre foi fácil (muita gente considera difícil). Eu faço movimentos pequenos (praticamente não movo o braço, é tudo movimentação da "pinça" dos dedos que seguram a palheta). Não fico muscularmente tenso ou coisa parecida.Estou muito longe de ser um Hetfield na velocidade de palhetada para baixo, mas consigo fazer riffs de andamento médio e médio rápido todo no downpicking.

    Eu chego nas velocidades do Hetfield palhetando pra baixo, mas não com aquela tranquilidade dele rsrsrs ele parece que nem tá fazendo força

    O lance é treinar, mas sabendo que há limites pessoais que podem inviabilizar riffs ultra rápidos todo para baixo. Por isso, é importante também desenvolver o ataque o mais homogêneo possível na palhetada alternada. Pois chega uma hora que até o Hetfield faz palhetada para cima e para baixo...hehehe.

    sobre boas palhetadas alternadas com consistência, death mandou um salve kkkkk

    makumbator
    Moderador
    # jun/20
    · votar


    acabaramosnicks
    A impressão que eu tenho é que quando se tem várias notas diferentes tudo em sequência meio rápido, fica melhor com palhetada alternada. Quando se tem várias notas parecidas juntas, como acontece no metal com as notas pedal, power chordd etc, fica melhor downpicking.
    Isso como regra geral, mas o negócio é ir testando e ver o que fica melhor na situação e respeitar (e desafiar) seus limites também.


    Sim, concordo totalmente. E se a sequência de notas iguais for em palm mute, aí fica ainda melhor ser tudo pra baixo.

    Eu chego nas velocidades do Hetfield palhetando pra baixo, mas não com aquela tranquilidade dele rsrsrs ele parece que nem tá fazendo força

    Comigo é basicamente isso. Mas na guitarra eu sou muito mais proficiente na palhetada que no baixo, pois nesse último eu prefiro usar os dedos (e nele alterno entre 1, 2 e 3 dedos de acordo com a necessidade, sem contar que sempre fiz desde iniciante sweep com os dedos no baixo de maneira totalmente natural, sem nem saber que essa técnica tinha um nome).

    Henrique RHCP
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    makumbator
    No segundo vídeo é claramente palhetada alternada

    Puts eu suspeitava msm... É q no riff inicial os movimentos são contidos e eu n consegui ver direito se era downpicking ou palhetada alternada. Isso quer dizer q é possível conseguir uma consistência ainda na palhetada alternada msm.

    Henrique RHCP
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    makumbator
    Tem outras linhas em que ele faz bastante a alternada, como aqui no começo da Five Magics:

    Sim eu dei uma olhada e fica bem legal msm. Quando vou tocar n costumo apoiar o braço na ponte n, pois meu baixo tem um tipo de captação no estilo do Jazz Bass e eu ataco as cordas entre os dois captadores. Por isso eu toco mais com a mão flutuante msm mas, quando eu apoio, dou uma leve apoiada nas cordas acima da q eu vou tocar, exceto quando é a mizona, aí eu apoio no corpo.

    Henrique RHCP
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    entamoeba
    Definição dos ataques. Em gravação, os transientes são aqueles picos na onda que marcam o começo das notas. Já vi mais de um produtor dizendo que a palhetada para baixo deixa as notas mais definidas (menos emboladas).

    Ahhh sim, entendi. Palhetada para baixo deixa o som mais uniforme msm

    Henrique RHCP
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    acabaramosnicks
    A impressão que eu tenho é que quando se tem várias notas diferentes tudo em sequência meio rápido, fica melhor com palhetada alternada. Quando se tem várias notas parecidas juntas, como acontece no metal com as notas pedal, power chordd etc, fica melhor downpicking.
    Isso como regra geral, mas o negócio é ir testando e ver o que fica melhor na situação e respeitar (e desafiar) seus limites também.


    Eu concordo também mano. As vezes tem algumas músicas tipo greenday q usam notas predais mas é melhor usar palhetada alternada pq deixa o som mais groovado. Salvo isso acho q essa generalização vale bastante

    Ismah
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Henrique RHCP

    Acho que você não me entendeu... Quis dizer que não daria para fazer em slap, e preservar os arranjos originais. Precisa ser readequado.

    Isso quer dizer q é possível conseguir uma consistência ainda na palhetada alternada msm.

    Mas eu te dei justamente o Hietala como exemplo, de que consegue uma consistência extrema, indiferente a técnica. E ele é muito mais vasto, que apenas o Nightwish - essa é apenas a banda que o deixou mundialmente conhecido. Aliás, eles mesmo reconhecem que a bagagem musical que ele trouxe, foi um passo para profissionalizar os garotos de Kitee.

    E não apenas ele, mas de outros músicos e produtores, eu escutei que o grande segredo da consistência é sim o auto-controle. E, portanto, é mais fácil ter auto-controle aperando um parafuso, do que batendo um prego. Ou seja, menos força é que trás maior consistência.

    acabaramosnicks
    Até agora não tive situações onde faltou velocidade. Se acontecer, vai dar trabalho pra aprender a nova técnica, esse é o tipo de coisa que depois que se acostuma, fica natural demais.

    Nem sempre é esse o caso. Muitas vezes, o movimento errado, mesmo que pouco, mas que venha a ser excessivo, termina em lesão - LER.
    O que pode levar anos e anos. Um assessorado precisou se re-educar exatamente por que sua forma de tocar nos últimos 8~10 anos, levou a um desgaste lento. Este, se acentuou conforme a carga de shows, com os novos projetos, se acentuou.

    Henrique RHCP
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    Ismah

    Mano desculpa se pareceu q eu fiz pouco do trampo do Hietala. É q realmente só conheço ele pelo Nightwish e olhe lá pq essa banda eu comecei a escutar ontem, literalmente, por recomendação de uma amiga. Eu tô dando uma estudada nele sim e pelo pouco q vi deu pra ver q ele manda mto no baixo... É q tipo, se eu fizesse esse tópico dois dias atrás n ia conhecer o cara kkkkk Mas perdoa aí é q eu q sou um pouco leigo de metal msm. To começando a entrar na onda

    Ismah
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Não me deve desculpas, estava justamente complementando a informação.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Downpicking no baixo