Captador soapbar em Jazzbass

    Autor Mensagem
    Ricardo LaVey
    Membro Novato
    # out/19


    Caros, por gentileza me ajudem em uma dúvida.
    Comprei recentemente um Sx standard. Paguei 300 pelo baixo com uma caixinha Sx de 10. O baixo veio com uma tarracha quebrada, desregulado, ferrugem nos metais e ainda com as cordas originais. Mesmo assim veio de graça.
    Regulei o bichinho e mesmo com as cordas originais gostei do som, então iniciei as reformas. Basicamente apenas estética e conforto (tirei a pintura e mudei o headstock. Mas essas questões ficam pra outro post) .
    O baixo não chia, tem bons médios e agudos mesmo co a captação original. Mas estou sentindo falta dos graves. Por isso pensei em colocar um cap precision no braço para ganhar esses graves. O problema é que irei usar sem escudo, sendo assim o único formato que ficaria legal seria de um soapbar. As dimensões dele deixa fácil escavar o buraco original. Na verdade só preciso deixar retos aqueles meio círculos do buraco original. Pretendo por um emg no local.
    Quanto a parte elétrica, quais outras mudanças deveria fazer? A elétrica atual está com 2 pot de 500 e 1 250? Estou meio perdido nessa parte.

    makumbator
    Moderador
    # out/19 · Editado por: makumbator
    · votar


    Ricardo LaVey

    Mas você trocou o encordoamento, certo? Já usou o baixo em outros amps? A falta de graves pode ser apenas isso, o reflexo de um amp com um único falante de 10.

    Ricardo LaVey
    Membro Novato
    # out/19 · Editado por: Ricardo LaVey
    · votar


    Sim. Nut de grafite no lugar do plástico, lixamento do braço que sentia agarrar, troca das tarrachas , cordas .45, retifica de trastes, regulagem completa e algumas semanas tocando num staner 200 com equalizer. Senti falta de graves e como desmontei para pintar ia aproveitar pra fazer a cavidade para o soapbar.

    Ismah
    Veterano
    # out/19
    · votar


    É um baixo passivo?

    Ricardo LaVey
    Membro Novato
    # out/19
    · votar


    Passivo.

    vinibassplayer
    Veterano
    # out/19
    · votar


    falta de grave num staner? humm complicado... é um amp q normalmente puxa mto pro grave msm cortando ele todo na eq.. é o bx 200 msm? com falante de 15"?
    pq essas caixinhas de falante de 10" nao servem de referencia pra som de baixo, a nao ser q fosse 4x10.. e os Sx normalmente tem bom som msm com a captação original.. como vc montou tudo e ta testando?

    vinibassplayer
    Veterano
    # out/19
    · votar


    e outra, posta fotos ou resultado do processo pra gnt ver! mods e restaurações sao sempre interessantes

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/19
    · votar


    Ricardo LaVey
    Regular baixo com encordoamento velho não funciona.
    Falta de graves em um Staner BX200!!! Nunca ví isso...
    JB não é um baixo dos mais graves mesmo. Querer mais do que um instrumento pode dar não é boa política, e, mesmo que você instale um "soapbar" na posição braço isso vai mudar pouco.
    Ademais, só vai funcionar se for um EMG passivo (HZ) e não ativo, o que incluiría trocar o da ponte também, e isso sairía MUITO mais caro que o baixo em sí...

    makumbator
    Moderador
    # out/19
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Regular baixo com encordoamento velho não funciona.

    Acho que ele trocou as cordas sim Bertola.

    Ricardo LaVey

    Você pode tentar usar um pré amp nele (em forma de pedal mesmo). Tem vários no mercado. Mas pode não ter o resultado que você deseja. Melhor testar antes de gastar.

    Ricardo LaVey
    Membro Novato
    # out/19
    · votar


    Falante de 15, realmente assim que o comprei tive de comprar o equalizador também por causa disso. O Staner é fantástico.
    O baixo é bom, mas como vou customizar gostaria que fosse meu baixo principal, pra isso preciso de um pouco mãos de grave. Não é que não tenha nada, mas gostaria de aumentar um pouco.
    Pode deixar que vou postar fotos sobre o progresso. A princípio ficaria na cor natural mas tem muita diferença de cor nas madeira, possivelmente farei uma pintura metal enferrujado, sem escudo, control plate em latão ferragens envelhecidas e mais alguns detalhes steampunk. Nas tarrachas usarei manoplas de torneiras antigas de bronze. Já vi alguns instrumentos steampunk muito fodas, mas todos de boutique. Não vou pagar 2k pra um luthier deixar ele bacana, handmade é o que há.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/19
    · votar


    makumbator
    Regulei o bichinho e mesmo com as cordas originais gostei do som,
    Essa frase acima deu à entender isso...
    Construí um baixo para mim com escala de 32" e coloquei esse pré abaixo:
    Além da escala mais curta privilegiar os graves, o pré deixou-o violento (nos graves):
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1210145610-kit-pre-amplificado r-circuito-ativo-p-baixo-cp550jb-sonorus-_JM?quantity=1&variation=4337 3261880&onAttributesExp=true#position=14&type=item&tracking_id=5c278f6 5-1ae1-4355-8df9-8b17c91b7af5

    Ricardo LaVey
    Membro Novato
    # out/19
    · votar


    Entendi Bertola, realmente me disseram que JB não puxa tanto para os graves.

    makumbator
    Moderador
    # out/19 · Editado por: makumbator
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Essa frase acima deu à entender isso...

    Eu perguntei sobre e ele me respondeu:

    Sim. Nut de grafite no lugar do plástico, lixamento do braço que sentia agarrar, troca das tarrachas , cordas .45, retifica de trastes, regulagem completa

    Parece que ele trocou as cordas.

    makumbator
    Moderador
    # out/19
    · votar


    Ricardo LaVey
    realmente me disseram que JB não puxa tanto para os graves.

    Mas será que o que você reclama como falta de graves não seria querer excesso de graves? pergunto isso pelo fato desses Staners realmente serem bem gravões (o problema deles nunca é pouco grave). E mesmo os JB serem menos graves (tem menos aquela sensação de sub grave) nunca é realmente uma falta a ponto de ficar deficiente.

    Se você quer graves em abundância aí talvez um baixo ativo (ou com pré ativo) pode ser melhor.

    Ricardo LaVey
    Membro Novato
    # out/19 · Editado por: Ricardo LaVey
    · votar


    e os Sx normalmente tem bom som msm com a captação original.. como vc montou tudo e ta testando?
    Eu testei por umas 3 semanas antes de ter certeza se realmente tinha menos graves que eu queria ou se eu não estava sabendo timbrar o baixo. Você pode tentar usar um pré amp nele (em forma de pedal mesmo). Tem vários no mercado. Mas pode não ter o resultado que você deseja. Melhor testar antes de gastar.
    É algo a se pensar, não tinha atentado para essa possibilidade. Nesse caso teria de modificar toda a elétrica e ainda instalar a bateria?

    makumbator
    Moderador
    # out/19 · Editado por: makumbator
    · votar


    Ricardo LaVey
    Nesse caso teria de modificar toda a elétrica e ainda instalar a bateria?

    Se for em pedal não. Um pré em pedal é apenas isso, um pedal. Pluga o baixo nele e a saída do pré no amp.

    Tem Hartke bass Attack, Eden WTDI, Aguillar tone hammer, tem o signature do Felipe andreoli com uma marca brasileira (não lembro de cabeça), tem o samsamp, MXR Pre e DI, Darkglass, EHX, muitas opções.

    Ricardo LaVey
    Membro Novato
    # out/19
    · votar


    Mas será que o que você reclama como falta de graves não seria querer excesso de graves? pergunto isso pelo fato desses Staners realmente serem bem gravões (o problema deles nunca é pouco grave). E mesmo os JB serem menos graves (tem menos aquela sensação de sub grave) nunca é realmente uma falta a ponto de ficar deficiente.

    Se você quer graves em abundância aí talvez um baixo ativo (ou com pré ativo) pode ser melhor.

    Então cara, meu último baixo foi um Yamaha ativo. Eu tinha de cortar muito no equalizer pra equilibrar o som. Talvez tenha ficado isso na minha cabeça. Antes dele tive outro Yamaha passivo com excelentes médios e durante o processo de transição entre os dois os graves do ativo me incomodavam. Depois de um tempo acostumei. Talvez esteja passando pelo mesmo processo novamente, mas inverso.

    makumbator
    Moderador
    # out/19 · Editado por: makumbator
    · votar


    Ricardo LaVey

    Então, eu tenho baixos ativos e baixo com seleção de ativo e passivo (eu em geral prefiro o som mais moderno dos ativos). Eu noto uma menor quantidade de graves no passivo (ou melhor, graves diferentes mesmo sendo o mesmo instrumento), mas dentro do normal.

    Pode ser realmente isso que você esteja experimentando, um período de transição. Talvez o melhor seja aguardar um pouco antes de gastar em alguma coisa. Depois se voc~e achar que realmente está pouco aí pode apelar para um pré externo (como os que citei), outra captação, pré amp interno, etc...

    Ricardo LaVey
    Membro Novato
    # out/19
    · votar


    Sim. Pode ser isso.
    Vou me concentrar na reforma, quando acabar vou curtir ele por um tempo até ver se realmente preciso mudar algo no som.
    Quando o meu Fucker Jazz Bass ficar pronto posto as fotos.
    Muito obrigado a todos.

    Ismah
    Veterano
    # out/19
    · votar


    Não sobrou muito a dizer, mas de fato baixo passivo em alguns amps não tem nada de grave... Já peguei caso que o cara tocou, mas não tava rolando... Parecia uma guitarra o timbre... Veio outro músico, com o baixo ativo e foi embora...

    vinibassplayer
    Veterano
    # out/19
    · votar


    Ricardo LaVey
    a respeito do pre, seria mais indicado no staner do q o equilizer, pq ce vai ter mais recursos, além de um bom pre dar um bom up no som geral do amp. ve as opções que o makumba falou, e tem outras opções mais em conta tipo dr sparrow da joyo e afins...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Captador soapbar em Jazzbass