Autor |
Mensagem |
Buja Veterano |
# jul/19
· votar
Mauricio Luiz Bertola entonação perfeitas...
Deve ser uma delicia ouvir um grave assim cara. Ja toquei num baixo velho que parecia nao ter afinação correta pela escala afora. A maioria acha que é mais facil perceber uma guitarra fora de entonação, mas um baixo desafinado ou fora, é muito evidente. Vibra fora de afinação, uma agressão.
Um baixo bem entonado num amp potente bem alto, com tocabilidade super tátil e macia, deve ser um tesão de tocar.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jul/19
· votar
Buja Sim. Todos sabem que a escala "normal" não proporciona uma entonação perfeita. As escalas "fanned", bem como outros tipos de dispositivos, foram estudadas para superar essa deficiência. Como eu disse acima, eu só testei o baixo na oficina do meu amigo Samuel Martins, e eu não encontrei nenhuma dificuldade em tocá-lo. Mas não pude testar em situação de palco. Abç
|
Buja Veterano |
# jul/19
· votar
Mauricio Luiz Bertola
O que você prefere: true temperament ou fanned? E, da pra ter os dois? Compensa? Conhece gente capacitada pra fazer?
Muita pergunta, foi mal rsrs
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jul/19
· votar
Buja Isso é de gosto pessoal. Eu conheço luthiers que fazem as escalas "fanned", as "true temperament" não (acho que é patenteada). Abç
|
makumbator Moderador
|
# jul/19
· votar
Buja O que você prefere: true temperament ou fanned? E, da pra ter os dois? Compensa? Conhece gente capacitada pra fazer?
Tem também aquele sistema Buzz Feiten no nut (e que atua basicamente só nas 3 primeiras casas). Em guitarras e violões faz bastante diferença (aquele acorde de ré maior tocado no início da escala é comum ficar levemente desafinado em nut normal).
A Washburn fez baixos e guitarras com esse sistema há alguns anos.
http://buzzfeiten.com/
|
Buja Veterano |
# jul/19
· votar
makumbator
JURO QUE NAO SABIA DISSO !!!!!!!!!
Sempre achei que aquele Rézão tão comum soava pior do que o D tocado na casa 7 no shape de A. Sempre achei. agora sei o motivo.
Bicho, haha, agora até ri, não tava ficando tão doido.
Agora sobre o sistema, isso deveria ser padrão ne. Nos violões, até por falta de "regulagem de carrinhos", o cavalete tem essa diferença de compensação nas cordas agudas. Porque diachos não tem isso no nut tambem, e em guitarras, e baixos ???
|
makumbator Moderador
|
# jul/19 · Editado por: makumbator
· votar
Buja Porque diachos não tem isso no nut tambem, e em guitarras, e baixos ???
Porque é mais caro produzir isso do que um nut normal. Sem contar que esse sistema em específico é patenteado, então pra fazer um igual tem que entrar em acordo com o detentor do registro e pagar os royalties, o que encarece um pouco mais também.
Pois é, e pra quem não sabe de que formato estou falando, o acorde em questão e que melhora muito com esse sistema é aquele com ré solto, lá na casa 2 da corda sol, ré na casa 3 da corda si e fá sustenido na casa 2 da corda mi. Ou seja, aquela posição tradicional desse acorde em guitarra e violão com tônica no baixo e terça no soprano. Mas obviamente tudo nas 3 primeiras casas fica mais afinado.
|
Buja Veterano |
# jul/19
· votar
makumbator
Porque é mais caro produzir isso do que um nut normal. Sem contar que esse sistema em específico é patenteado, então pra fazer um igual tem que entrar em acordo com o detentor do registro e pagar os royalties, o que encarece um pouco mais também.
Entendi. Faz sentido mesmo. Mas se nao fosse patente, nao é possivel que encareceria mais do que poucos centavos numa guitarra rsrs.
Pois é, e pra quem não sabe de que formato estou falando, o acorde em questão e que melhora muito com esse sistema é aquele com ré solto, lá na casa 2 da corda sol, ré na casa 3 da corda si e fá sustenido na casa 2 da corda mi. Ou seja, aquela posição tradicional desse acorde em guitarra e violão com tônica no baixo e terça no soprano. Mas obviamente tudo nas 3 primeiras casas fica mais afinado.
Eu tinha entendido. O acorde que soa melhor pra mim, tem exatamente a mesma sonoridade e se monta usando lá casa 7 corda D, ré casa 7 corda G, f# casa 7 corda B. Abafo as outras cordas. Fica o mesmo som, so que soa mais bonito, sei la porque. Agora sei rs.
|