Começar a tocar baixo aos 40

    Autor Mensagem
    nunes76
    Membro Novato
    # mar/19 · Editado por: nunes76


    Boas pessoal

    42 anos é muito tarde para começar a tocar baixo?

    Obrigado.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/19
    · votar


    nunes76
    42 anos é muito tarde para começar a tocar baixo?


    Não é tarde!
    Compre um baixo, estude e seja muto feliz com ele!
    É sério!

    Celso Pixinga começou a estudar depois dos 30 anos de idade, e hoje é uma forte referência do instrumento no Brasil.

    Comecei a estudar guitarra depois dos 22 anos. Hoje tenho 41 anos e morrerei estudando este instrumento e sem saber tudo sobre ele... Você vai saber do que estou falando quando começar a estudar.

    Boa sorte!

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    a diferença é que quando se tem lá uns 12, 13... você não tem preocupação na cabeça, a sua vida é escola e ter o resto do tempo

    com 40 você deve talvez ter familia, filhos, esposa, se não for o caso deve ter alguns rolos, fora emprego, aluguel, contas pra pagar, prestação do carro

    então sua cabeça tem outras preocupações que as vezes na hora do estudo você pode estar ali de corpo presente mas a cabeça longe, o que não ajuda em muito

    então o que você precisa é separar um tempo de estudo, uma hora se não der meia hora, onde você se desligue do mundo e consiga treinar e curtir o que esta estudando

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    Se fosse 82, a resposta seria a mesma: Nunca é tarde para aprender um instrumento musical. Ainda mais se for algo que vá lhe trazer prazer.

    Velvete
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    Tem aquela história de ter que aprender violão antes...

    Eu acho que nada está escrito na pedra, portanto, construa a sua história.

    Abraço

    MMI
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    nunes76

    Não é tarde para você aprender.

    Veja, existe a tal da regra das 10.000 horas de dedicação para que uma pessoa se tornar proficiente em alguma coisa. Não que seja uma verdade absoluta, mas tem algum sentido (até vale a leitura...).

    Claro que se alguém resolver se dedicar 1 hora por dia ininterruptamente, vai completar essas 10.000 horas depois de 27 anos e uns meses... Não se desespere nem desanime. Ao contrário, eu valorizo muito porque alguns bons músicos que conheço e dominaram a arte do instrumento, se dedicaram disso para mais. Ser músico é bem difícil, o domínio do instrumento requer muita dedicação, estudo, horas a fio. O sujeito que domina o instrumento, nem que seja a própria voz, faz parecer fácil o que não é.

    De novo, não se desanime. Você vai conseguir tocar e se divertir bem antes disso. Só tome cuidado com suas expectativas, tenha um bom método para se desenvolver e não queira se igualar tão fácil com os grandes nomes e grandes músicas. Aos poucos dá certo, é trabalhoso mas dá prazer. Conheço quem começou bem mais tarde e se tornou muito bom...

    TendTudo
    Membro Novato
    # mar/19
    · votar


    Ouça Massive Attack pra tu ver se gosta mesmo do som do baixo.

    ferraz bass
    Veterano
    # mar/19 · Editado por: ferraz bass
    · votar


    Nunca é tarde pra se aprender algo novo. Basta apenas estudar e se dedicar. Quando for estudar, esqueça dos problemas e das responsabilidades, foque no seu estudo. Contrabaixo é um instrumento maravilhoso, e você vai se dar bem com ele. Existem milhares de métodos para quem quer estudar Contrabaixo, tanto para iniciantes quanto para Masters. Eu aconselho a você, se você quiser, adquirir as aulas on line do Felipe Andreoli, baixista do Angra, ele tem uma excelente didática, e também consegue tirar suas duvidas on line. Tambem existe outro método de contrabaixo do Adriano Giffone baixista muito conhecido da MPB, também é um ótimo método, porém não é on line, neste método vem incluso um livrinho com partituras e um cd com a execução passo a passo pra você escutar.

    lamas92
    Membro Novato
    # abr/19
    · votar


    Antes tarde do que mais tarde! Comecei aos 46 (tenho 48) com tudo aquilo de tralha pra dar conta (família, trabalho, cachorro, saúde e peso pegando), mas é pra frente que se anda!
    Aqui eu comecei com o violão, já peguei a guitarra também e vamo que vamo!

    Vá no ritmo que der, mas pense: mais do que ontem, menos do que amanhã!

    É isso ou viver com o "e se..."

    fontes_rio
    Veterano
    # abr/19
    · votar


    Essa história de que tem que começar de criança é papo furado.
    Outro dia estava vendo um vídeo na internet sobre isso.
    O professor estava falando, inclusive, que nas suas turmas o aproveitamento entre pessoas acima dos 30, 40 e 50 anos de idade é bem melhor que entre as crianças. Isso porque o adulto sabe o que quer e tem foco.
    Então amigo, não há idade para aprender a tocar um instrumento.

    Mário Sampaio
    Veterano
    # abr/19 · Editado por: Mário Sampaio
    · votar


    Para ter grande proficiência técnica em instrumentos em instrumentos como piano e violino é necessário começar ainda criança. Ninguém chega a ser um grande concertista profissional nesses instrumentos começando aos vinte. Pode chegar a tocar muito bem, mas dificilmente atingirá a desenvoltura de alguém que começou criança.

    Dito isto, qualquer um pode começar a aprender qualquer instrumento em qualquer idade. Aprender música sempre vale a pena, sempre vale qualquer esforço, e enriquece muito a vida.

    JJJ
    Veterano
    # abr/19
    · votar


    A vida é que nem o Chacrinha, só acaba quando termina.

    Tá a fim de tocar baixo? Vai fundo!

    renatocaster
    Moderador
    # abr/19
    · votar


    LeandroP

    Comecei a estudar guitarra depois dos 22 anos.

    Mentira, vc começou com 11 anos. E já tocava pacaráleo!

    nunes76

    Amigo, vá fundo! Não se cobre, não entre em neura, não estipule metas...nesse começo, encare como uma diversão, uma distração, um hobby. Se tempos depois vc identificar que a coisa vai além disso, vc saberá como conduzir. Boa sorte!

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/19
    · votar


    Depois que a gente vê uns caras por aí, sem pernas, sem braços... fazendo muito mais e melhor que a grande maioria das pessoas, a gente se dá conta que pra quem quer não existem obstáculos.

    JJJ
    Veterano
    # abr/19
    · votar


    Lelo Mig

    Coincidência você falar nisso. Ontem vi o livro daquele rapaz sem as 2 pernas e os 2 braços, numa livraria. Mostrei a capa pro meu filho e falei que a gente não pode reclamar de nada...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Começar a tocar baixo aos 40