Autor |
Mensagem |
betoborca Membro Novato |
# jan/18
Ola galera, recentemente coloquei dois CAP malagolis no meu SX (J-HOT na ponte e CBS no braço) quando eu abria os dois cap soava um som distorcido e perdia ganho. O luthier inverteu as polaridades e o som voltou ao normal, pelo menos é o que parece já que não conhecia o som dos malagolis em um SX, está inversão é normal?
|
JJJ Veterano
|
# jan/18 · Editado por: JJJ
· votar
Acontece às vezes... é mais comum com captadores de marcas diferentes, que usam cores diferentes pros polos e a gente se confunde às vezes.
Mas pode acontecer com a mesma marca também. Eu tenho 2 Gibsons aqui que tive que fazer algo parecido (só descobri que essa era a solução depois de ver uma foto do esquema, na web, já que os captadores tinham 5 cabinhos, cada um de uma cor e eram ligados de forma totalmente diferente um do outro!).
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jan/18
· votar
betoborca Sim, é normal. Não há nada de errado nisso. Abç
|
# jan/18
· votar
Eu cheguei até a ligar na malagoli mais o luthier fez a inversão e voltou tudo ao normal. Agora preciso mesmo é blindar meu baixo, pois nunca vi um baixo chiar tanto quanto os SXs rsrs.
|
JJJ Veterano
|
# jan/18
· votar
Mauricio Luiz Bertola Não há nada de errado nisso.
Permita-me discordar um pouco, meu caro Bertola...
Acho que os fabricantes deviam manter o padrão. Se, por exemplo, num captador simples, de duas vias, o cabo branco é positivo e o preto é negativo, é isso aí e pronto. Devia ser sempre um + e outro -.
Não vejo motivo nenhum pra não padronizar isso, exceto nos casos propositalmente "estranhos", onde o cara quer uma sonoridade diferente, tipo a ligação do Peter Green e tal...
|
|
# jan/18 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar
JJJ Cara, mas já é assim... Todo captador com dois fios tem cabos + e - diferentes, com cores ou malha... Em capts de 4 ou 5 fios, eles já vem com cores distintas... O que ocorre é diferença de cores entre fabricantes, mas isso pode ser facilmente resolvido com um multímetro. Não entendi a sua discordância... Abç
|
JJJ Veterano
|
# jan/18
· votar
Mauricio Luiz Bertola O que ocorre é diferença de cores entre fabricantes
Justamente! Isso é compreensível (embora pudessem se juntar e chegar a um acordo, mas isso é querer demais na economia quase anárquica em que vivemos...).
O problema é que o nosso colega se refere a um mesmo fabricante, no caso, a Malagoli. E o meu caso, que contei acima, também era o mesmo fabricante, a Gibson. Nesses casos, não vejo nenhum sentido em haver troca de cores ou padrão.
|
LeandroP Moderador |
# jan/18
· votar
Eu tô apanhando pra ligar dois humbucker DiMarzio, que sempre utilizei na minha strato. Agora que defini que será 2hb, 1 vol, 1 tone e 3 vias, tô apanhando e só descubro quando coloco as cordas. O som limpo sai quase legal, e os drives é um horror.
|
|
# jan/18
· votar
JJJ As cores distintas às vezes referem-se ao posicionamento dos captadores: Braço ou ponte. Os capts que vem nas Epiphones também seguem esse "padrão". Aliás, se você for abrir várias guitarra verá que o fio - geralmente é preto, e o + pode ser vermelho, branco ou até mesmo azul. Abç
|
# jan/18
· votar
Os captadores que comprei são da mesma marca (malagoli), porém modelos diferentes J-HOT ponte e CBS braço, inclusive o J-HOT possui o timbre mais pesado, tal fato não o diferenciaria do outro com relação ao formato de confecção e por sua vez instalação?
|
JJJ Veterano
|
# jan/18
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Sim, nesse exemplo, eu concordo, pra diferenciar ponte e braço. Mas no meu caso era tudo trocado, uma salada... rs
|
|
# jan/18
· votar
JJJ Mas no meu caso era tudo trocado, uma salada... rs Aí é erro de fabricação mesmo... Kkkk... betoborca tal fato não o diferenciaria do outro com relação ao formato de confecção e por sua vez instalação? Não, apenas há mais espiras de enrolamento. Agora, se a fábrica acha por bem colocar cores distintas em capts distintos, é opção deles... Abçs
|
JJJ Veterano
|
# jan/18
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Tá mais pra maluquice do que erro...
olha essa foto
Na ponte, vermelho-preto-branco-verde-terra. No braço, branco-verde-vermelho-preto-terra
Por sorte, eu achei essa foto aí e mais uma explicação em outro lugar, e com isso consegui ligar direito os captadores. Senão ia ser uma chutação sem fim até dar certo! kkkkkkk
|
LeandroP Moderador |
# jan/18
· votar
JJJ Mauricio Luiz Bertola
Quais os tipos de fios vocês preferem utilizar nos circuitos internos da guitarra/baixo? Eu procurei por aqueles fios revestidos em tecido, mas não encontrei em lugar algum.
|
Ismah Veterano |
# jan/18
· votar
JJJ
Se não há um padrão para o que e quanto (em volts e carga) é sinal de linha, tu tá pedindo demais já né... rsrs
LeandroP
Eu uso cabo coaxial de ao menos 0,5 mm²
|
|
# jan/18
· votar
JJJ Putz!! Confuso mesmo... LeandroP Esse tipo aí da foto do JJJ serve bem... Abçs
|
LeandroP Moderador |
# jan/18
· votar
Ismah Mauricio Luiz Bertola
Tks ;)
|
JJJ Veterano
|
# jan/18
· votar
LeandroP
Eu acho que é entre meio e um mm, se não me engano.
Ismah
É, tudo bem, mas pelo menos os captadores do mesmo fabricante podiam ter cores compatíveis...
|