Autor |
Mensagem |
rick.sam Veterano |
# abr/17
Olá Amigos!
Tenho um contrabaixo acústico ( de arco "rabecão" ) mas as cordas dele são caras demais , no Brasil cerca de 400 a 500 reais, então compro no ebay ou aliexpress.
Mas existem as cordas de Baixolão no Brasil por 55 reais, será que funciona? quais as principais diferenças entre estes tipos de cordas?
|
makumbator Moderador
|
# abr/17 · Editado por: makumbator
· votar
rick.sam
Não funciona, primeiro pelo motivo mais óbvio: o tamanho das cordas do baixolão não é suficiente para servir no contrabaixo acústico (eu toco o instrumento), pois a escala do rabecão é mais longa (principalmente se for um instrumento 4/4). Outro problema é que o ideal no acústico é o uso de cordas flatwound, mas a maioria das cordas de baixolão são roundwound.
Então não vai funcionar.
As cordas de acústico são caras a princípio, mas levando-se em conta a durabilidade, elas não são tão caras assim comparando com o contrabaixo elétrico (por exemplo). Encordoamento de acústico dura pelo menos 1 ano na boa, enquanto no elétrico a partir de alguns meses começa a ficar com som ruim, afinação falsa, menor sustentação, etc...
Eu já usei várias, e atualmente gosto da Pirastro obligatto (que é uma corda sintética, ou seja, busca um som mais aveludado, lembrando vagamente a tripa, sem ter os inconvenientes desse material). Eu troco anualmente (mas já fiquei 1 ano e meio com um set justamente para economizar).
No sufoco você pode comprar aquelas cordas Mauro Calixto. Não são boas, mas no desespero podem quebrar um galho.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# abr/17
· votar
rick.sam será que funciona? Não. Abç
|
rick.sam Veterano |
# abr/17
· votar
Muito obrigado pelas respostas.
E sobre Marcas de cordas, eu vi que muitos falam bem das Mauro Calixto Nacional, mas e as marcas internacionais como super, prazision, spirocore, alice. São boas? O que devo levar em conta na hora de escolher uma corda?
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# abr/17
· votar
rick.sam As melhores cordas (mais comuns) para contrabaixo acústico são as Thomastik Enfield. Abç
|
makumbator Moderador
|
# abr/17 · Editado por: makumbator
· votar
rick.sam E sobre Marcas de cordas, eu vi que muitos falam bem das Mauro Calixto Nacional
Só quem nunca usou corda realmente boa. Elas não são um lixo, mas também não são assim essa maravilha.
mas e as marcas internacionais como super, prazision, spirocore, alice. São boas?
Não são marcas, e sim modelos de cordas de várias marcas. No jazz a mais usada é a spirocore (por conta da maleabilidade e grande potência sonora), mas não é regra. Cada corda tem uma construção diferente (material, processo, etc...) além de diferentes tensões, timbre, etc...
Há as destinadas mais para arco (em que a corda responde mais rápido ao ataque da crina, e tem um som mais homogêneo), as destinadas mais para pizzicato (maior potência sonora e som de ataque dos dedos), as que tentam balancear as duas coisas, as para slaps de rockabilly, mais estridentes (para usar em instrumentos fechados), mais fechadas (para instrumentos estridentes), cordas sintéticas (como a Pirastro Obligato que uso), cordas de tripa, as todas de metal, a gama é imensa.
Na verdade só dá para saber se vai gostar usando. E a brincadeira fica cara. Mas é algo pra se fazer ao longo dos anos. Já usei quase todos os modelos das grandes marcas, e observei que gosto mesmo é de corda sintética (alma de perlon ou outro material similar e cobertura de metal), e das sintéticas a que mais gostei foi a Pirastro obligato.
Mauricio Luiz Bertola As melhores cordas (mais comuns) para contrabaixo acústico são as Thomastik Enfield.
Não diria que são as melhores (pois isso varia de gosto, estilo de música, respostas do instrumento, etc...)
Mas eu concordo que as melhores marcas são mesmo as tradicionais (sem uma ordem de preferência): Thomastik, Pirastro, Jagar, Corelli, Efrano, La Bella (principalmente para som de tripa), etc... as da D'Addario (como a Helicore) eu não gosto.
|