Nota B bem mais alto que as outras

    Autor Mensagem
    welingtonec
    Veterano
    # jan/16


    bom dia pessoal, tenho um baixo Cort B5 e de uns tempos para cá quando toco a nota B ela fica bem mais altas que as outras, independente da corda e do local em que ela é tocada. Alguém saberia me informar o que pode ser?

    alan.bassplayer
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    Leve à um luthier para fazer as regulagens de rotina.

    Buja
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    independente da corda e do local em que ela é tocada

    Isso pode ser outra coisa tambem:
    Seu baixo tem 5 cordas certo?!
    Então, quando vc toca a nota B na corda E (7 casa), ou toca a nota B, na corda A (2 casa) ou B em qualquer corda ou casa, a vibração da nota quando sai do amplificador pode vibrar a corda B solta do baixo, a altos volumes.

    Nao sei a explicação deste efeito, mas já notei isso acontecer. Inclusive nao é so com a nota B nao. Ja vi acontecer com qualquer nota de uma corda solta, E, A, D, G.

    Quando voce toca proximo do amp, de preferencia de frente dele, com volume alto, e toca uma nota numa corda que tenha esta mesma nota numa corda solta, a corda solta vibra junto tambem. O captador pega a nota vibrando, manda pro amp de novo, e o ciclo vai se repetindo, e gera um som bem mais alto (em volume) do que as outras notas. Voce inclusive sente o baixo vibrando forte quando toca estas notas.

    Pra evitar isso, eu tocava de lado ou atras do amp. Isso minimizava os efeitos.

    makumbator
    Moderador
    # jan/16
    · votar


    Buja
    Nao sei a explicação deste efeito

    Chama-se ressonância. Na verdade não é apenas com notas de cordas soltas (mas se percebe mais nas cordas soltas por elas eventualmente ficarem "abertas"). Pra evitar isso basta abafar as TODAS as cordas que não estão sendo tocadas no momento.

    Esse feedback que você se refere (com o amp realimentando a nota) só ocorre por haver cordas não abafadas corretamente. Acontece a ressonância no instrumento (com cordas vibrando naturalmente por simpatia), aí o sinal vai para o amp que o amplifica e provoca ainda mais ressonância nessas mesmas cordas (que passam a ressoar não apenas devido a vibração de outra cordas diretamente no instrumento, mas também pelo som ambiente vindo do amp).

    A solução é simples: SEMPRE abafar TODAS as cordas que não estão sendo tocadas.

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    makumbator
    SEMPRE abafar TODAS as cordas que não estão sendo tocadas.

    How do this?

    Buja
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Hoje em dia eu abafo mais as cordas. Abafo com a mao direita e a esquerda, mais principalmente com a esquerda, mão da escala. Mas nem sempre da pra fazer isso toda hora.

    Exemplo é quando eu toco tonica e oitava, e preciso deixar a tonica soando. É a tal hora que acontece a retroalimentação da nota. No meu caso, so de nao ficar tocando na cara do amp já resolveu.

    makumbator
    Moderador
    # jan/16 · Editado por: makumbator
    · votar


    Ismah

    Com as mãos (tanto a da digitação na escala quanto a que aciona as cordas). Cada um tem seu método, o meu é usar parte da palma e parte da lateral da mão direita pra fechar as cordas (e se preciso uso o mindinho também para mutar cordas mais agudas dependendo da posição da mão). A mão de digitação complementa principalmente ajudando a mutar a corda mais aguda.

    Buja
    Mas nem sempre da pra fazer isso toda hora.

    Eu faço isso sempre. Aliás, uma preocupação minha sempre foi tocar extremamente limpo, nunca consegui admitir sujeiras, barulhos e notas indevidas soando ao fundo.

    Quando eu toco tônica e oitava eu alterno o abafamento para mutar a corda que acabou de soar. Com isso fica super limpo. E só deixo soar a outra nota se eu quero que ela permaneça vibrando.

    Buja
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    E só deixo soar a outra nota se eu quero que ela permaneça vibrando.


    É exatamente nessa circunstancia que to falando. Nas demais horas a gente sempre deve abafar mesmo.

    makumbator
    Moderador
    # jan/16 · Editado por: makumbator
    · votar


    Buja
    É exatamente nessa circunstancia que to falando. Nas demais horas a gente sempre deve abafar mesmo.


    Ah sim, se você quer que ela soe aí tem que deixar vibrar mesmo...hahaha! Mas tem gente que alterna oitavas no baixo e deixam soar quando não era essa a intenção (principalmente em velocidades mais rápidas), aí é errado e fica aquela "sujeira" ao fundo da música. Isso me incomoda profundamente (assim como desafinação me deixa louco).

    JJJ
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Tem uma outra hipótese (meio bizarra mas já aconteceu comigo...): o captador pode ter se soltado da capinha (isso se o seu tiver capinha, não conheço o baixo em questão). Tipo... "caiu" pra dentro da cavidade do baixo e ficou meio torto, mais perto da 5ª corda. Raro, mas possível.

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    makumbator

    Pano na escala?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Nota B bem mais alto que as outras