Rabecão Elétrico - Ajuda pra iniciante

    Autor Mensagem
    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # fev/12


    Olá, toco baixo elétrico há alguns anos e me interesso muito pelo rabecão.
    Acontece que é um instrumento "meio" caro, então fica difícil adquirir.

    Eu vi em vários shows do Primus e do King Crimson um rabecão "elétrico", se é que posso chamá-lo assim. Basicamente um pedaço de pau com cordas e captador.

    Gostaria da ajuda dos amigos aqui do fórum. Qual é o nome correto desse instrumento? É tão mais caro quanto um de madeira? Procuro um bem básico, só pra começar a aprender.
    Procurei no Mercado Livre e em algumas lojas e não encontrei (provavelmente usei o termo errado).
    Poderiam me passar um site ou loja que venda o instrumento (se for física de preferência em São Paulo, onde eu moro).

    E uma última pergunta: dá pra usar um amp de baixo elétrico comum nele?
    Abraços!

    Gaelramone
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Não sou do rabecão então não entendo de preços, mas pelo que eu já vi tu não consegue um por menos de uns R$ 1500, até porque pela pouca procura os fabricantes não costumam fazer esse tipo de contra baixo de baixo custo os instrumentos de entrada já tem nivel mediano

    Curly
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Renan Gonçalves Flores

    filho, rabecão é aquele carro preto que leva os defuntos, o instrumento que vc se refere deve ser esse:

    http://www.stick.com/

    kiki
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    Renan Gonçalves Flores
    tem um negócio que chamam de "vertical bass", não sei se é o que voce procura

    http://www.google.com.br/search?q=vertical+bass&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-BR &tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=-Xg-T_ruGMWegweftez_Bw&biw=1044&bih =613&sei=-3g-T4OdLsSmgwfr2JGyCA

    ele é elétrico, sem corpo, mas com pegada de rabecão.

    E uma última pergunta: dá pra usar um amp de baixo elétrico comum nele?
    dá, mas o timbre deve ser diferente, acho.
    eu sei que pra rabecão mesmo tem amplis com caracteristicas diferentes, pois o timbre é mais macio e encorpado.

    kiki
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    Renan Gonçalves Flores
    aqui tem uma resposta mais completa:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/48756/#6653007

    makumbator
    Moderador
    # fev/12 · Editado por: makumbator
    · votar


    Renan Gonçalves Flores

    Já toquei em vários vertical bass, baby bass, electric upright, rabecão elétrico, etc... há vários nomes.

    O melhor que já toquei é o do luthier Germano M.

    http://www.germanom.com.br/baixo_vertical.html

    Mas é mais caro que um contrabaixo acústico mediano usado. Eu inclusive utilizo o pré amp e captador desse luthier no meu acústico, e seu trabalho é sempre ótimo.

    Mas o importante é vc saber que o timbre é sim bem diferente, e muitos não tem a curvatura do acústico(o que impede o uso do arco). A maioria deles nada mais é do que um contrabaixo elétrico fretless colocado de pé...

    Eu prefiro muito mais um acústico de verdade, no som de pizz, no arco(aqui então o elétrico perde muito feio) e na pegada. Apesar que o elétrico é mais prático para transportar e guardar.

    E sim, dá para usar amp de contrabaixo elétrico com eles sem problema(tanto o rabecão elétrico quanto o acústico comcaptador e ou micorfone).

    O melhor som que normalmente se consegue no acústico muitas vezes é a combinação do som de linha de um captador de contato somado ao som de um microfone colocado à frente do cavalete. Os dois sinais são misturados em um blender e pré amp e então enviados ao amplificador.

    Mas muitas vezes ao vivo se dispensa o mic, por conta dos vazamentos no palco. Nesse caso se fica apenas com o som do captador. Obviamente ao se gravar arco a preferência é por ter apenas microfone.

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Curly
    Não, man. No Brasil a gente usa muito o termo "rabecão" porque às vezes o pessoal confunde baixo acústico com baixolão.
    Stick é outra parada, man. É um híbrido de guitarra e baixo e se usa muito a técnica de tapping. O que eu tava falando era de um rabecão modelo elétrico mesmo, sem corpo.

    Valeu galera, esclareceram bastante minhas dúvidas. Abraços!

    vinibassplayer
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Falando em Vertical, qual akele baixo verical q o nando do roupa nova usa o DVD acústico 2?
    eh um fretless "sem corpo", elétrico? como chama e onde eu consigo um?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Rabecão Elétrico - Ajuda pra iniciante