Trocando guitarra por baixo

    Autor Mensagem
    diprofio
    Veterano
    # mar/15


    Fala galera,

    Estou seriamente pensando em trocar minha guitarra por um baixo, faz 10 anos aproximadamente que tenho essa guitarra, e tenho meus altos e baixos (tempo e dedicação), o problema é que guitarra é muito mais complexa que um baixo, a som dela depende de uma boa pedaleira ou pedal, só assim a brincadeira se torna diversão, ao contrário de baixo que não exige pelo menos no nível iniciante um pedal, por ficar muito tempo sem tocar guitarra pela sua exigência de complexidade, eu acabo ficando enferrujado. Fora que realmente já enjoei de pegar toda vez essa guitarra pra tentar tocar, procuro algo novo.

    Alguém pode me indicar um baixo e um cubo legal para estudar? Acredito que legal seja de 4 cordas (mais em conta acredito). Se puderem me passar alguma sugestão de como tocar sem precisar de cubo, só usando fone, porém preciso ligar o fone e o baixo em um equipamento central acredito.

    Valeu.

    Alex guitar man
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    diprofio

    O som dela nao depende nao de pedal e pedaleira, com um amplificador bom ela esta feita, os timbre que voce escuta nos cd sao de amplificadores, guitarras plugadas diretamente em bons amplificadores...

    Fora isso... pra ligar com fone vai precisar de um amplificador para fone de ouvido... Tem muita coisa boa na busca... voce precisa saber o tipo de contra-baixo que quer e etc.. A strinberg e tagima tem baixos bons...

    Buja
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    diprofio
    o problema é que guitarra é muito mais complexa que um baixo, a som dela depende de uma boa pedaleira ou pedal, só assim a brincadeira se torna diversão, ao contrário de baixo que não exige pelo menos no nível iniciante um pedal

    Se procura trocar a guitarra, porque acha que tocar baixo é mais facil ou nao precisa de equipos, pode se decepcionar mais ainda do que com a guitarra. Baixo sem amp (bom amp) praticamente nao é nada. Sem m equalizer tambem, em menos de um mes, vc se decepciona com timbres que nao consegue tirar.
    Mesma coisa de guitarra.

    Mas enfim, vamos la ao que interessa:
    Alguém pode me indicar um baixo e um cubo legal para estudar? Acredito que legal seja de 4 cordas (mais em conta acredito).

    4 ou 5 cordas é questão de gosto mesmo. A diferença é bem pouca para varias marcas. Mas pra indicar algo certo pra vc seria necessario saber quanto ta disposto a gastar. Nao adianta te indicar um fender jazz se voce pretende um baixo de < 1000, e tambem o que pretende tocar, ja que nao adianta indicar um esp ativo de alta saida se vc vai tocar beatles.


    Se puderem me passar alguma sugestão de como tocar sem precisar de cubo, só usando fone, porém preciso ligar o fone e o baixo em um equipamento central acredito.

    Da pra fazer, mas o timbre é somente simples e basico. Precisa so de uma interface de audio com 1 canal, tipo guitar link (mais barato) e um pc com alguma simulacao instalada, tipo amplitube. Isso já faz som.

    O baixo exige treino, mais muito treino, para tirar um bom som, e outras tecnicas. É como na guitarra. Voce tem que aprender a fazer palhetada alternada, hidrida, sweep, tapping, harmonico artificial, etc...no baixo tem que aprender a tocar certo, com pulso, no tempo, pizzicato eficiente com 2, 3 e 4 dedos, two hands, slap, douple slap e stop, enfim, outras tecnicas.

    É muito som, mas entre no baixo sabendo que é outro mundo, e nao é mais facil que guitarra nao. Pra te falar a verdade, eu acho é mais dificil.

    Alex guitar man
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: Alex guitar man
    · votar


    Edit...

    concordo com o Buja..

    Cup Noodles
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    eu tbm estava na dúvida a respeito de trocar minha guitarra por um baixo.. pelos mesmos motivos que você...
    peguei um baixo emprestado com um amigo.. e já voltei atrás ahahahhahahaa
    quando eu vi que não sabia tocar absolutamente nada.
    são técnicas e dinâmicas diferentes... eu sempre acabava tentando reproduzir os riffs da guitarra no baixo ehehhe
    quando eu vi que no baixo eu começaria do zero... e na guitarra basta um pouco mais de dedicação e é o instrumento que eu realmente gosto...
    desisti de desistir e acabei desistindo do baixo!
    ahahahahaha
    pegue um baixo emprestado.. vai que você curte ..

    BassX
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Fiz essa escolha.não vale apena,toco baixo ainda porque tenho um compromisso com a minha banda,mais tocar guitarra e muito bom, você esta no controle da musica fazendo solo sentido a Harmonia da notas mais com o o baixo so fazer a base ou marcação algumas musicas tem solo de baixo no inicio principalmente musicas do Metallica e Megadeth ,mais e um som cru e sempre o mesmo coisa .Resumido cara não vale a apena fica com sua guitarra, pega um baixo emprestado só pra fazer um teste,mais vai por mim você vai desanimar.

    Buja
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Cup Noodles
    A mesma coisa acontece comigo quando é sobre guitarra.
    Ja toco a um tempo bem consideravel, e sempre toquei baixo, tentando ao mesmo tempo aprender violão, guitarra, teclado e bateria.

    A bateria desisti logo no inicio. Nao tive tecnica/persistencia nem paciencia.

    O teclado com muita luta aprendi alguma coisa, mas nada que alguem com 1 mes de dedicação firme nao faça melhor.

    O violao e guitarra foram os que mais dediquei tempo mesmo, uns 15 anos tentando aprender. Ja tive esse numero ou mais de guitarras. E no final cheguei a conclusão que nao aprendo essa b0sta.

    É realmente dificil pra mim muitas coisas. As 6 cordas (ja toquei até de 7 e 8 cordas), a proximidade das cordas, as tecnicas, a velocidade, o timbre, os efeitos, bicho, é complicado aprender guitarra direito. Até que com distorção não é tao absurdo conseguir um bom timbre e execução. Mas com clean, qualquer coisinha é realmente dificil. Vida longa aos bons guitarristas.

    Meu instrumento é contra-baixo. Neste vendo dedicando e vou passar um bom pedaço de vida tocando-o. Se eu dia eu quiser me dedicar a outro, como o caso do amigo diprofio, certamente nao será por causa de timbre, ou dificuldade em algo. Mas é realmente por querer tocar outra praia.

    E se um dia trocar o baixo, muito que provavelmente vou querer o mundo das teclas. É fascinante, fico enbasbacado. É uma grande peeena que eu nao consegui tocar nada até hoje. Mas me mordo todo de vontade de tocar aquelas 88 teclinhas.

    Isso faz voce trocar de instrumento. Nao é so porque o timbre é dificil de moldar, ou porque as tecnicas são dificeis de executar. Fora isso, é so se o cara nao gostar do instrumento mesmo, como no caso da batera, que eu nao curti o metodo de aprendizagem (prefiro ouvir um bom batera destruindo que tocar o que ele toca).

    Buja
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    BassX

    mais com o o baixo so fazer a base ou marcação algumas musicas tem solo de baixo no inicio principalmente musicas do Metallica e Megadeth ,mais e um som cru e sempre o mesmo coisa

    Isso é porque voce essencialmente so tocou o mesmo estilo. Metallica e Megadeth, praticamente sequem a guitarra e o pedal duplo, mesmo nos riffs. Se mudar a praia um pouquinho só, voce vai ver que tem musicas que sao inaudiveis sem o baixo.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Trocando guitarra por baixo